Criação de uma proposta didática com ambiente de realidade virtual para ensino e aprendizagem de poemas no ciclo inicial do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Rita de Fátima Rodrigues, 1971-
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19794
Resumo: Orientador: Inês Signorini
id UNICAMP-30_d32edd56f8e5f4230c8a06b5b9c9a457
oai_identifier_str oai::1395413
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Criação de uma proposta didática com ambiente de realidade virtual para ensino e aprendizagem de poemas no ciclo inicial do ensino fundamental IICreating a didatic proposal using a virtual reality environment for teaching and learning poems in the initial cycle of middle schoolMultiletramentosRealidade virtualPoesiaMultiliteraciesVirtual realityPoemsOrientador: Inês SignoriniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Considerando a importância dos poemas no processo de formação de leitores e cidadãos, e levando em conta as rápidas e constantes mudanças nas formas de comunicação em sociedade provocadas pelas tecnologias digitais, esta pesquisa apresenta uma investigação qualitativa que buscou compreender como a leitura de poemas pôde se beneficiar do uso de um ambiente imersivo de Realidade Virtual nos anos iniciais do ensino fundamental II, visando particularmente ao desenvolvimento da expressão escrita. Assim, esta pesquisa mostra a criação de uma proposta didática, a qual inclui o design de um ambiente de RV, que foi norteada pela leitura do poema "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias e contou com a seguinte fundamentação teórica: estudos sobre RV na educação; análises literárias da "Canção do Exílio"; estudos sobre letramento literário e o ensino de poemas, e sobre os multiletramentos. A proposta didática foi aplicada em uma escola privada, em um município da Aglomeração Urbana de Jundiaí, com alunos do 6º e 7º anos do fundamental II. Os resultados da pesquisa permitiram: (i) identificar ganhos motivacionais, de atenção e de conhecimentos dos alunos, em especial sobre a escrita de poemas e sobre a temática explorada; (ii) apresentar indicações da importância da mediação do professor no processo de ensino e da autonomia dos alunos no processo de aprendizagem; (iii) compreender a agência material do ambiente de RV para o ensino de poemas e suas possíveis contribuições para o letramento literário e os multiletramentos; (iv) reafirmar a importância socioeducativa da escola na formação dos alunos. Esta pesquisa traz como principal contribuição um arcabouço que permite reflexões para a replicação ou a reformulação da proposta didática proposta, o que pode resultar em novas descobertas para as investigações sobre ensino de poemas e para o campo da linguagem e educaçãoAbstract: This research proposes a qualitative investigation that seeks to understand how poem reading can benefit from the use of an immersive Virtual Reality environment in the early years of middle school focusing particularly on the development of written training, considering the importance of poems in processes of readers and citizens development, as well as considering the fast and constant changes in the forms of communication in society due to digital technologies. This investigation proposes both a case study and an action research method. It also presents the creation of a didactic proposal which includes the design of a virtual reality environment that is guided by the reading of the poem "Canção do Exílio" whose author is Gonçalves Dias. The didactic proposal was implemented with 6th and 7th graders in a private school located in the countryside of São Paulo State, and it is based on the following theoretical foundations: studies on Virtual Reality in education; the literary analysis of the poem "Canção do Exílio"; studies on literary literacy, and poem teaching strategies; in addition to studies on multiliteracies. The results of the research indicate mainly to: (i) gains in motivation, attention, and knowledge for students; (ii) the importance of teacher mediation in the teaching process, and of student autonomy in the learning process; (iii) understand the material agency of the virtual reality environment for teaching poems, and its possible contributions to literary literacy as well as to multiliteracies; (iv) reaffirm the socio-educational importance of the school in students' education. The main contribution of this research is to provide a framework for reflecting on how to replicate or reformulate the didactic proposal, which could result in new discoveries for research into the teaching of poems and for the field of language and educationAbertoDoutoradoLinguística AplicadaDoutora em Lingüística AplicadaCNPQ[s.n.]Signorini, Inês, 1951-Pinheiro, Petrilson AlanCosson, RildoPietri, Émerson deAraújo, Sílvia Lima GonçalvesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuimarães, Rita de Fátima Rodrigues, 1971-20242024-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (241 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/19794GUIMARÃES, Rita de Fátima Rodrigues. Criação de uma proposta didática com ambiente de realidade virtual para ensino e aprendizagem de poemas no ciclo inicial do ensino fundamental II. 2024. 1 recurso online (241 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19794. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1395413Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1395413porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T18:05:08Zoai::1395413Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-08-08T18:05:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Criação de uma proposta didática com ambiente de realidade virtual para ensino e aprendizagem de poemas no ciclo inicial do ensino fundamental II
Creating a didatic proposal using a virtual reality environment for teaching and learning poems in the initial cycle of middle school
title Criação de uma proposta didática com ambiente de realidade virtual para ensino e aprendizagem de poemas no ciclo inicial do ensino fundamental II
spellingShingle Criação de uma proposta didática com ambiente de realidade virtual para ensino e aprendizagem de poemas no ciclo inicial do ensino fundamental II
Guimarães, Rita de Fátima Rodrigues, 1971-
Multiletramentos
Realidade virtual
Poesia
Multiliteracies
Virtual reality
Poems
title_short Criação de uma proposta didática com ambiente de realidade virtual para ensino e aprendizagem de poemas no ciclo inicial do ensino fundamental II
title_full Criação de uma proposta didática com ambiente de realidade virtual para ensino e aprendizagem de poemas no ciclo inicial do ensino fundamental II
title_fullStr Criação de uma proposta didática com ambiente de realidade virtual para ensino e aprendizagem de poemas no ciclo inicial do ensino fundamental II
title_full_unstemmed Criação de uma proposta didática com ambiente de realidade virtual para ensino e aprendizagem de poemas no ciclo inicial do ensino fundamental II
title_sort Criação de uma proposta didática com ambiente de realidade virtual para ensino e aprendizagem de poemas no ciclo inicial do ensino fundamental II
author Guimarães, Rita de Fátima Rodrigues, 1971-
author_facet Guimarães, Rita de Fátima Rodrigues, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Signorini, Inês, 1951-
Pinheiro, Petrilson Alan
Cosson, Rildo
Pietri, Émerson de
Araújo, Sílvia Lima Gonçalves
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Rita de Fátima Rodrigues, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Multiletramentos
Realidade virtual
Poesia
Multiliteracies
Virtual reality
Poems
topic Multiletramentos
Realidade virtual
Poesia
Multiliteracies
Virtual reality
Poems
description Orientador: Inês Signorini
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
2024-04-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/19794
GUIMARÃES, Rita de Fátima Rodrigues. Criação de uma proposta didática com ambiente de realidade virtual para ensino e aprendizagem de poemas no ciclo inicial do ensino fundamental II. 2024. 1 recurso online (241 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19794. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/19794
identifier_str_mv GUIMARÃES, Rita de Fátima Rodrigues. Criação de uma proposta didática com ambiente de realidade virtual para ensino e aprendizagem de poemas no ciclo inicial do ensino fundamental II. 2024. 1 recurso online (241 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19794. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1395413
Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1395413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (241 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189200209117184