Intercâmbios pedagógicos entre escola e sociedade: multiletramentos em cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milesk, Josiani Kely
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213471
Resumo: O presente estudo objetivou refletir acerca de práticas discursivas multimidiáticas vivenciadas e situadas no contexto escolar do cronotopo pandêmico. Nossa proposta se centra na análise de discursos presentes em poemas-slams e nos gêneros digitais multimodais post e vídeo-minuto que orbitaram a cena das aulas síncronas e assíncronas de modo periférico. As produções são pensadas e realizadas junto a uma turma mista de estudantes dos 8º e 9º anos de uma escola pública de Marília/SP, inseridos no evento “aula remota”. A partir da temática contemporânea transversal do racismo/antirracismo – eleita pelos sujeitos da pesquisa – propõe-se a elaboração de projetos de dizer nestes diferentes gêneros e materialidades. Intencionamos, com essa discussão, provocar a ampliação da consciência racial, o posicionamento antirracista, a constituição de sujeitos críticos e humanizados, assim como, o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas requeridas na contemporaneidade. Ademais, por meio de intercâmbios pedagógicos realizados com estudantes e pessoas de outros solos sociais, os alunos-sujeitos tiveram um contato vivo com a língua/linguagem – em interação no espaço virtual –, experenciando uma aprendizagem de cunho dialógico, mediada pelas novas tecnologias e mídias. Para isso baseamo-nos na pedagogia dos multiletramentos (ROJO, 2012, 2013, 2015, 2019), na teoria dos letramentos multimidiáticos (LEMKE, 2010) e na concepção de linguagem, sujeito, ideologia, enunciado e gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin (2011). As incursões analíticas engendram-se sob as categorias de: alteridade, exotopia, cronotopia e dialogia, orientadas pelo caráter dialético-dialógico e o cotejo, uma vez que consideram os enunciados construídos em constante relação com outros discursos, importando o jogo e a interação na produção de sentidos. Defendemos que a escola e suas práticas não devem ignorar a realidade dos sujeitos que a compõe, tampouco os impactos causados por fenômenos locais, regionais ou globais, seja na seleção de suas abordagens temáticas, conteudísticas, ou em sua conduta didático-pedagógica, moldadas por tais efeitos. Os resultados alcançados denotam o alargamento de consciências e saberes concernentes às linguagens da hipermodernidade em convívio multicultural, assim como, a desconstrução de preconceitos sobre a poética marginal-periférica e seus principais atores. Arquitetamos, por fim, um protótipo de ensino no qual nossas ações e movimentos pedagógicos foram explicitados, que servirá de inspiração para outros docentes.
id UNSP_6215e0fd9efb32abc0b83ba501fa7b7e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213471
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Intercâmbios pedagógicos entre escola e sociedade: multiletramentos em cenaPedagogic exchange between school and society: multiliteracies on the scenePoemas-slamsGêneros digitaisAula virtualMultiletramentosBakhtinBakhtinSlam poemsDigital genresVirtual ClassMultiliteraciesO presente estudo objetivou refletir acerca de práticas discursivas multimidiáticas vivenciadas e situadas no contexto escolar do cronotopo pandêmico. Nossa proposta se centra na análise de discursos presentes em poemas-slams e nos gêneros digitais multimodais post e vídeo-minuto que orbitaram a cena das aulas síncronas e assíncronas de modo periférico. As produções são pensadas e realizadas junto a uma turma mista de estudantes dos 8º e 9º anos de uma escola pública de Marília/SP, inseridos no evento “aula remota”. A partir da temática contemporânea transversal do racismo/antirracismo – eleita pelos sujeitos da pesquisa – propõe-se a elaboração de projetos de dizer nestes diferentes gêneros e materialidades. Intencionamos, com essa discussão, provocar a ampliação da consciência racial, o posicionamento antirracista, a constituição de sujeitos críticos e humanizados, assim como, o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas requeridas na contemporaneidade. Ademais, por meio de intercâmbios pedagógicos realizados com estudantes e pessoas de outros solos sociais, os alunos-sujeitos tiveram um contato vivo com a língua/linguagem – em interação no espaço virtual –, experenciando uma aprendizagem de cunho dialógico, mediada pelas novas tecnologias e mídias. Para isso baseamo-nos na pedagogia dos multiletramentos (ROJO, 2012, 2013, 2015, 2019), na teoria dos letramentos multimidiáticos (LEMKE, 2010) e na concepção de linguagem, sujeito, ideologia, enunciado e gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin (2011). As incursões analíticas engendram-se sob as categorias de: alteridade, exotopia, cronotopia e dialogia, orientadas pelo caráter dialético-dialógico e o cotejo, uma vez que consideram os enunciados construídos em constante relação com outros discursos, importando o jogo e a interação na produção de sentidos. Defendemos que a escola e suas práticas não devem ignorar a realidade dos sujeitos que a compõe, tampouco os impactos causados por fenômenos locais, regionais ou globais, seja na seleção de suas abordagens temáticas, conteudísticas, ou em sua conduta didático-pedagógica, moldadas por tais efeitos. Os resultados alcançados denotam o alargamento de consciências e saberes concernentes às linguagens da hipermodernidade em convívio multicultural, assim como, a desconstrução de preconceitos sobre a poética marginal-periférica e seus principais atores. Arquitetamos, por fim, um protótipo de ensino no qual nossas ações e movimentos pedagógicos foram explicitados, que servirá de inspiração para outros docentes.The aim of this study was to reflect on multimediatic discursive practices experienced and located at the school context of the pandemic chronotope. Our proposal centers on the analysis of speeches existent in slam poems and in the multimodal digital genres post and minute-video that orbit the scene of synchronous and asynchronous classes in a peripheral way. The productions are conceived and performed in a mixed classroom of eighth- and ninth-grade students from a public school in Marilia, SP, taking part in the “remote class” event. From the contemporary crosscutting theme of racism/anti-racism – elected by the subjects of the research –, we propose the elaboration of projects of saying in those diverse genres and materialities. We intend, by this discussion, to provoke the broadening of racial conscience, anti-racist position, formation of critical and humanized subjects, as well as the development of linguistic-discursive competences required in the contemporaneity. Moreover, through pedagogic exchanges implemented with students and people from other social grounds, the subject-students had a live contact with the language – in interaction within the virtual space –, experiencing a dialogic-natured learning, mediated by new technologies and the media. For the task, we based our studies on the multiliteracies pedagogy (ROJO, 2012, 2013, 2015, 2019), the multimediatic literacy theory (LEMKE, 2010) and the concept of language, subject, ideology, utterance, and discourse genres of the Bakhtin Circle (2011). The analytical incursions engender under the categories of alterity, exotopy, chronotopy and dialogism, oriented by their dialectic-dialogic character and the collation, since they consider the constant relation between constructed utterances and other speeches, and the importance of the game and the interaction in the creation of meanings. We advocate that the school and its practices should not ignore the reality of the subjects who compose them, neither the impact caused by local, regional, or global phenomenon, be it in the selection of the thematic approaches, in the contents, or in their didactic-pedagogic conduct, shaped by those effects. The results achieved show the enlargement of the conscience and knowledge related to the languages of hypermodernity in a multicultural coexistence as well as the deconstruction of the prejudice against marginal-peripheral poetry and its main actors. We built, in conclusion, a prototype of teaching in which our pedagogic actions and movements were explained, and which will serve as inspiration source for other teachers.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paula, Luciane de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Milesk, Josiani Kely2021-07-19T11:38:53Z2021-07-19T11:38:53Z2021-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21347123001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213471Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:31:37.262675Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intercâmbios pedagógicos entre escola e sociedade: multiletramentos em cena
Pedagogic exchange between school and society: multiliteracies on the scene
title Intercâmbios pedagógicos entre escola e sociedade: multiletramentos em cena
spellingShingle Intercâmbios pedagógicos entre escola e sociedade: multiletramentos em cena
Milesk, Josiani Kely
Poemas-slams
Gêneros digitais
Aula virtual
Multiletramentos
Bakhtin
Bakhtin
Slam poems
Digital genres
Virtual Class
Multiliteracies
title_short Intercâmbios pedagógicos entre escola e sociedade: multiletramentos em cena
title_full Intercâmbios pedagógicos entre escola e sociedade: multiletramentos em cena
title_fullStr Intercâmbios pedagógicos entre escola e sociedade: multiletramentos em cena
title_full_unstemmed Intercâmbios pedagógicos entre escola e sociedade: multiletramentos em cena
title_sort Intercâmbios pedagógicos entre escola e sociedade: multiletramentos em cena
author Milesk, Josiani Kely
author_facet Milesk, Josiani Kely
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paula, Luciane de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Milesk, Josiani Kely
dc.subject.por.fl_str_mv Poemas-slams
Gêneros digitais
Aula virtual
Multiletramentos
Bakhtin
Bakhtin
Slam poems
Digital genres
Virtual Class
Multiliteracies
topic Poemas-slams
Gêneros digitais
Aula virtual
Multiletramentos
Bakhtin
Bakhtin
Slam poems
Digital genres
Virtual Class
Multiliteracies
description O presente estudo objetivou refletir acerca de práticas discursivas multimidiáticas vivenciadas e situadas no contexto escolar do cronotopo pandêmico. Nossa proposta se centra na análise de discursos presentes em poemas-slams e nos gêneros digitais multimodais post e vídeo-minuto que orbitaram a cena das aulas síncronas e assíncronas de modo periférico. As produções são pensadas e realizadas junto a uma turma mista de estudantes dos 8º e 9º anos de uma escola pública de Marília/SP, inseridos no evento “aula remota”. A partir da temática contemporânea transversal do racismo/antirracismo – eleita pelos sujeitos da pesquisa – propõe-se a elaboração de projetos de dizer nestes diferentes gêneros e materialidades. Intencionamos, com essa discussão, provocar a ampliação da consciência racial, o posicionamento antirracista, a constituição de sujeitos críticos e humanizados, assim como, o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas requeridas na contemporaneidade. Ademais, por meio de intercâmbios pedagógicos realizados com estudantes e pessoas de outros solos sociais, os alunos-sujeitos tiveram um contato vivo com a língua/linguagem – em interação no espaço virtual –, experenciando uma aprendizagem de cunho dialógico, mediada pelas novas tecnologias e mídias. Para isso baseamo-nos na pedagogia dos multiletramentos (ROJO, 2012, 2013, 2015, 2019), na teoria dos letramentos multimidiáticos (LEMKE, 2010) e na concepção de linguagem, sujeito, ideologia, enunciado e gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin (2011). As incursões analíticas engendram-se sob as categorias de: alteridade, exotopia, cronotopia e dialogia, orientadas pelo caráter dialético-dialógico e o cotejo, uma vez que consideram os enunciados construídos em constante relação com outros discursos, importando o jogo e a interação na produção de sentidos. Defendemos que a escola e suas práticas não devem ignorar a realidade dos sujeitos que a compõe, tampouco os impactos causados por fenômenos locais, regionais ou globais, seja na seleção de suas abordagens temáticas, conteudísticas, ou em sua conduta didático-pedagógica, moldadas por tais efeitos. Os resultados alcançados denotam o alargamento de consciências e saberes concernentes às linguagens da hipermodernidade em convívio multicultural, assim como, a desconstrução de preconceitos sobre a poética marginal-periférica e seus principais atores. Arquitetamos, por fim, um protótipo de ensino no qual nossas ações e movimentos pedagógicos foram explicitados, que servirá de inspiração para outros docentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-19T11:38:53Z
2021-07-19T11:38:53Z
2021-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/213471
23001011069P5
url http://hdl.handle.net/11449/213471
identifier_str_mv 23001011069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128373821538304