Escala de estrategias de aprendizagem para o ensino fundamental : analise de suas propriedades psicometricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Katya Luciane de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607668
Resumo: Orientador: Evely Boruchovitch
id UNICAMP-30_d3dbb2523c5675a6944ce8f92b7067a1
oai_identifier_str oai::430850
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Escala de estrategias de aprendizagem para o ensino fundamental : analise de suas propriedades psicometricasLearning strategies scale for basic teaching : psychometric properties analysisEstratégias de aprendizagemCogniçãoMetacogniçãoAprendizagemAvaliação educacionalPsicometriaLearning strategiesCognitionMetacognitionLearningEducational evaluationPsychometryOrientador: Evely BoruchovitchTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo : O emprego de estratégias de aprendizagem no momento do estudo tem sido relacionado com alto desempenho escolar. O uso de estratégias, o monitoramento e a regulação do comportamento de estudo também são apontados como favoráveis ao aprendizado eficaz. Nesta pesquisa, buscou-se averiguar as propriedades psicométricas de uma escala de estratégias de aprendizagem desenvolvida, em 2004, por Boruchovitch e Santos. Participaram do estudo 815 alunos do ensino fundamental, matriculadas em escolas públicas e privadas dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A análise fatorial exploratória indicou que 31 itens demonstraram carga fatorial acima de 0,30 e foram agrupados em uma estrutura de três fatores com bons índices de consistência interna, considerando a escala toda (a=0,79) e as subescalas Ausência de estratégias de aprendizagem (a=0,80), Estratégias cognitivas (a=0,74) e Estratégias metacognitivas (a=0,62). Os dados também revelaram que o instrumento apresenta evidências de validade de conteúdo, de critério, concorrente e preditivo, apresentando também consistência dos resultados (fidedignidade) em razão da estabilidade temporal. Com as evidências obtidas sugere-se que a utilização da escala de estratégias de aprendizagem de Boruchovitch e Santos (2004b) pode ser empregada como recurso eficaz por educadores e psicólogos na avaliação psicoeducacionalAbstract : The use of learning strategies at the moment of studying has been related to high scholar performance. The utilization of strategies, the monitoring and the regulation of study behavior are also indicated as propitious to an efficient learning. This research has intended to investigate the psychometric properties of a learning strategies scale, developed in 2004 by Boruchovitch and Santos. 815 students who attended the basic teaching have participated in this survey. They were from public and private schools located in São Paulo and Minas Gerais states. The exploratory factorial analysis has indicated that 31 itens have showed factorial load above 0,30 and they were grouped in a three factors structure with good rates of internal consistency, considering the whole scale (a=0,79) and the subscales: Absence of learning strategies (a=0,80), Cognitive strategies (a=0,74) and Metacognitive strategies (a=0,62). The data have also revealed that the instrument presents content of validity, criterion, concurrent and preditive evidences, also presenting consistency of results (reliability) because of temporal stability. With these evidences it is suggested that the utilization of Boruchovitch and Santos¿s (2004b) learning strategies scale can be used as efficient resource by educators and psychologists during the psychoeducational evaluationDoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Santos, Acácia Aparecida Angeli dosBariani, Isabel Cristina DibVinha, Telma PileggiSilva, Dirceu daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Katya Luciane de20082008-01-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf179 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607668OLIVEIRA, Katya Luciane de. Escala de estrategias de aprendizagem para o ensino fundamental: analise de suas propriedades psicometricas. 2008. 179 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607668. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/430850porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:16:51Zoai::430850Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:16:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escala de estrategias de aprendizagem para o ensino fundamental : analise de suas propriedades psicometricas
Learning strategies scale for basic teaching : psychometric properties analysis
title Escala de estrategias de aprendizagem para o ensino fundamental : analise de suas propriedades psicometricas
spellingShingle Escala de estrategias de aprendizagem para o ensino fundamental : analise de suas propriedades psicometricas
Oliveira, Katya Luciane de
Estratégias de aprendizagem
Cognição
Metacognição
Aprendizagem
Avaliação educacional
Psicometria
Learning strategies
Cognition
Metacognition
Learning
Educational evaluation
Psychometry
title_short Escala de estrategias de aprendizagem para o ensino fundamental : analise de suas propriedades psicometricas
title_full Escala de estrategias de aprendizagem para o ensino fundamental : analise de suas propriedades psicometricas
title_fullStr Escala de estrategias de aprendizagem para o ensino fundamental : analise de suas propriedades psicometricas
title_full_unstemmed Escala de estrategias de aprendizagem para o ensino fundamental : analise de suas propriedades psicometricas
title_sort Escala de estrategias de aprendizagem para o ensino fundamental : analise de suas propriedades psicometricas
author Oliveira, Katya Luciane de
author_facet Oliveira, Katya Luciane de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boruchovitch, Evely, 1961-
Santos, Acácia Aparecida Angeli dos
Bariani, Isabel Cristina Dib
Vinha, Telma Pileggi
Silva, Dirceu da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Katya Luciane de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem
Cognição
Metacognição
Aprendizagem
Avaliação educacional
Psicometria
Learning strategies
Cognition
Metacognition
Learning
Educational evaluation
Psychometry
topic Estratégias de aprendizagem
Cognição
Metacognição
Aprendizagem
Avaliação educacional
Psicometria
Learning strategies
Cognition
Metacognition
Learning
Educational evaluation
Psychometry
description Orientador: Evely Boruchovitch
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607668
OLIVEIRA, Katya Luciane de. Escala de estrategias de aprendizagem para o ensino fundamental: analise de suas propriedades psicometricas. 2008. 179 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607668. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
OLIVEIRA, Katya Luciane de. Escala de estrategias de aprendizagem para o ensino fundamental: analise de suas propriedades psicometricas. 2008. 179 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607668. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/430850
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
179 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188990527471616