Do erro à graça : a sobrevida da cultura clássica e da tradição medieval em Corpo de Baile, de Guimarães Rosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641635 |
Resumo: | Orientador: Suzi Frankl Sperber |
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Do erro à graça : a sobrevida da cultura clássica e da tradição medieval em Corpo de Baile, de Guimarães RosaFrom error to grace : the survival of classical culture and medieval tradition in Corpo de Baile, by Guimarães RosaRosa, João Guimarães, 1908-1967PlotinoDante Alighieri, 1265-1321. Divina comédiaRosa, João GuimarãesPlotinusDante Alighieri - Divine ComedyOrientador: Suzi Frankl SperberTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho visa destacar as passagens nas quais o léxico erro aparece em Corpo de Baile, de Guimarães Rosa, compreendendo o vocábulo enquanto escolha intuitiva do autor para construção e tratamento epistemológico dado às trajetórias de seus protagonistas. O trabalho apresenta uma leitura a contrapelo do erro trágico, defendendo que nesse ciclo a percepção de um erro e as questões éticas que dele decorrem, constituem o argumento rosiano de Corpo de Baile. A pesquisa procurou compreender de que forma essa escolha lexical responde à necessidade de protagonistas cujo caráter é menos heroico e mais comum do que se gostaria. Porém, mais do que desfazer na contemporaneidade um conflito outrora trágico, o autor esboça em Corpo de Baile uma narrativa para uma vontade humana mais harmônica com o imponderável. Expressão da incomensurabilidade da vida forjada em Corpo de Baile são as epígrafes plotinianas, que deliberadamente dão a toada do conjunto. O trabalho procura demonstrar como o fundo místico do neoplatonista opera na economia das narrativas, apelando a um senso amoroso ascético. Para tanto, foram comparados cada um dos sete erros acometidos pelos protagonistas do conjunto rosiano à expiação de um pecado capital, como ilustrado por Dante, na Divina Comédia. Por fim, o trabalho procura demonstrar que do sincretismo espiritualista à síntese de correntes filosóficas, reside no bojo do ciclo rosiano um sistema setenário que faz coincidir os protagonistas da primeira e da última narrativa, isto é, a criança Miguilim que retorna como o adulto MiguelAbstract: The present work aims to highlight the passages in which the lexical error appears in Corpo de Baile, by Guimarães Rosa, understanding the word as the author's intuitive choice for construction and epistemological treatment given to its protagonists' trajectories. The work presents a reading against the tragic error, arguing that in this cycle the perception of an error and the ethical issues that arise from it, constitute the Rosian argument of Corpo de Baile. The research sought to understand how this lexical choice responds to the need for protagonists whose character is less heroic and more common than one would like. However, more than undoing a conflict that was once tragic in contemporary times, the author outlines in the Corpo de Baile a narrative for an human will which is more harmonious with the imponderable. An expression of the immeasurability of life forged in Corpo de Baile are the Plotinian epigraphs, which deliberately give the tone of the ensemble. The work seeks to demonstrate how the neoplatonist's mystical background operates in the economy of narratives, appealing to an ascetic loving sense. To do so, each of the seven mistakes made by the protagonists of the Rosian group was compared to the expiation of a capital sin, as illustrated by Dante, in the Divine Comedy. Finally, the work seeks to demonstrate that from spiritualist syncretism to the synthesis of philosophical currents, a seven-year system resides in the heart of the Rosian cycle that makes the protagonists of the first and last narrative coincide, that is, the child Miguilim who returns as the adult MiguelDoutoradoTeoria e Crítica LiteráriaDoutora em Teoria e História LiteráriaCNPQ311.411.198-03[s.n.]Sperber, Suzi Frankl, 1939-Sterzi, EduardoNogueira, Erich SoaresPaula, Adna Candido deFaria, Maria Lucia Guimarães deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarchelli, Clarissa Catarina Barletta, 1983-20212021-05-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (192 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641635MARCHELLI, Clarissa Catarina Barletta. Do erro à graça: a sobrevida da cultura clássica e da tradição medieval em Corpo de Baile, de Guimarães Rosa. 2021. 1 recurso online (192 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641635. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165365Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-24T16:19:57Zoai::1165365Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-24T16:19:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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