Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Eunice Fagundes de
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583328
Resumo: Orientador: Maria Thereza Costa Coelho de Souza
id UNICAMP-30_d4ac6918e4541ff5db5826b16e4013ad
oai_identifier_str oai::103484
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormalDeficientes visuaisEducaçãoDesenvolvimento cognitivoAprendizagemPsicologia educacionalOrientador: Maria Thereza Costa Coelho de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste trabalho procurou-se investigar a aprendizagem e estrutura cognitiva do portador de deficiência visual visão subnormal: moderada, severa e profunda. A coleta de dados sobre a estrutura cognitiva, foi realizada com a aplicação de provas piagetianas em 19 sujeitos deficientes visuais e 09 com visão normal. Para investigar a aprendizagem foram utilizados questionários respondidos por professores do Ensino Regular, onde estudam sujeitos portadores de visão subnormal. De forma similar foram respondidos questionários sobre os alunos de visão normal, com as mesmas dificuldades acadêmicas dos deficientes visuais. Foram comparados os desempenhos operatórios e a aprendizagem dos portadores de deficiência visual- visão subnormal, que freqüentam Escola Residencial, com os que residem com a família. Os pais dos sujeitos que residem com a família, responderam um questionário sobre as questões ligadas a deficiência, assim como os professores que atuam com Educação Especial. As informações colhidas tiveram' como objetivo levantar dados referentes a visão do professor e da família, quanto à rejeição e superproteção em relação ao deficiente. Foram comparados os desempenhos operatórios entre dos sujeitos deficientes visuais visão subnormal e dos não deficientes. Os resultados obtidos foram os seguintes: os desempenhos operatórios dos portadores de visão sub-normal foram superiores aos dos sujeitos com visão normal; os sujeitos que freqüentam programas de Educação Especial e são bem estimulados, obtiveram maior desempenho operatório; os sujeitos que residem com a família superaram em desempenho operatório as que não residem; as dificuldades acadêmicas foram similares entre o grupo de sujeitos deficientes visuais e no de não deficientes, excetuando as que se referem especificamente à visão; e os profissionais do magistério tanto do Ensino Regular como Especial, apresentaram dificuldades em reconhecer causas do fracasso acadêmico. Concluiu-se que, a deficiência visual não determina as dificuldades na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, mas, há interferência a dinâmica familiar, na forma de ensinar, e principalmente pela ocorrência de atividade rejeição e superproteçãoAbstract: In this work we try to investigate about the learning and cognitive structure of the visual deficiency porter-subnormal vision, moderate, severe and deeply. The collect of data about the cognitive structure, was valid with the aplication of some Piaget's proofs to 19 visual deficient persons and another 09 with normal vision. To investigate learning were utilized questionarys answered by teachers of the ordinary schools, who have porters of subnormal vision students. In a similar method, teachers answered questionars about normal vision students, with the same academical difficulties of the visual deficients. Operational performance and learning of the visuaIs deficiency porters (subnormal vision) were compared. The students that frequent were compared the Residencial . School, with the ones who reside with their families. The parents of the students, which resides with their family, answered a questionary about questions abaout the deficiency, as much as the teachers, which work with Special Education. The information collected had the objective, of to raise up the teacher's and the familier's, about the rejection and superprotection. The operational performances of the visual deficient student subnormal vision and the normal one were also compared. This research arreved into the results: the operational performances of the subnormal vision porters, were superior to . the ones with normal vision; the students that frequent Special Education and are well stimulate, obtained bigger operational performance; the students that reside with their family have over perform operationaly; the academical difficulties are similar among the visual deficients students and the ones not deficient, excepting to the ones which reffers specifically to the vision; and the professional teachers, as much as in the regular school as in the specials, demonstrate difficulties in recognize the faillures in the academic causes. We carne up to the conclusion that, visual deficiences do not determine the difficulties on the cognitive apprendiceship development, and leaming but there's interference of the family's dinamic, in the teaching principally linked to the rejection and super protection's behaviorMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Souza, Maria Thereza Costa Coelho de, 1957-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCastro, Eunice Fagundes de19961996-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[86]f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583328CASTRO, Eunice Fagundes de. Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual: visão subnormal. 1996. [86]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583328. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/103484porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T07:59:04Zoai::103484Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T07:59:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal
title Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal
spellingShingle Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal
Castro, Eunice Fagundes de
Deficientes visuais
Educação
Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Psicologia educacional
title_short Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal
title_full Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal
title_fullStr Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal
title_full_unstemmed Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal
title_sort Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual : visão subnormal
author Castro, Eunice Fagundes de
author_facet Castro, Eunice Fagundes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Maria Thereza Costa Coelho de, 1957-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Eunice Fagundes de
dc.subject.por.fl_str_mv Deficientes visuais
Educação
Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Psicologia educacional
topic Deficientes visuais
Educação
Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Psicologia educacional
description Orientador: Maria Thereza Costa Coelho de Souza
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-02-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583328
CASTRO, Eunice Fagundes de. Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual: visão subnormal. 1996. [86]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583328. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583328
identifier_str_mv CASTRO, Eunice Fagundes de. Uma investigação sobre a estrutura cognitiva e a aprendizagem no portador de deficiencia visual: visão subnormal. 1996. [86]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583328. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/103484
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[86]f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188783943319552