Compreensão de orações relativas por crianças de tres a seis anos
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Data de Publicação: | 1979 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599942 |
Resumo: | Orientador: Claudia T. G. de Lemos |
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Compreensão de orações relativas por crianças de tres a seis anosAquisição de linguagem - CriançasPsicolinguísticaOrientador: Claudia T. G. de LemosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo a avaliação de algumas hipóteses a respeito da compreensão de orações relativas por crianças em idade pré-escolar. Com essa finalidade foi realizada uma duplicação do experimento apresentado por Sheldon em "The role of parallel function in the acquisition of relative clauses in english" (1974). Nesse artigo a autora apresenta a hipótese da função paralela, segundo a qual orações relativas em que o pronome relativo tem a mesma função que a de seu antecedente, são decodificadas mais facilmente que aquelas em que o pronome e seu antecedente têm funções diversas. Na duplicação do experimento foram testadas 33 crianças brasileiras, na faixa etária de três a seis anos, em processo de aquisição do português. O teste consistiu em fazer as crianças efetuarem, com animais de brinquedo, as ações expressas em períodos contendo orações relativas. Os resultados obtidos no experimento permitiram conclusões diferentes da proposta de Sheldon. Uma análise tanto das respostas corretas como das incorretas pareceu indicar que as crianças faziam uso de uma estratégia perceptual formulada por Bever (1970) - a estratégia D - que consiste em processar sentenças complexas, interpretando as seqüências NVN como correspondendo às relações semânticas agente/ação/objeto. Uma estratégia que pareceu ter influído no processamento das orações é a da conservação de função, proposta por Ferreiro et al. (1976) que prediz que a criança, ao processar uma oração relativa, tende a considerar um dos Sns, com função de sujeito ou objeto, como o sujeito ou objeto de ambas as ações expressas na oração. Essas conclusões implicam que, até por volta dos seis anos, as crianças não decodificam o pronome relativo da mesma maneira que os adultosAbstract: Not informedMestradoMestre em Linguística[s.n.]Lemos, Claudia Thereza Guimarães de, 1934-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASIha, Sumie1979info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf84 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599942IHA, Sumie. Compreensão de orações relativas por crianças de tres a seis anos. 1979. 84 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599942. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/338875porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:11:45Zoai::338875Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:11:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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