As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601011 |
Resumo: | Orientador: Angela Kleiman |
id |
UNICAMP-30_d5c8cd63f7fab3a157270a88de02e4a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::351546 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professoresLeituraIdentidadeDiscursoProfissionais da educaçãoEnsinoReadingIdentityDiscourseTeacherTeachingOrientador: Angela KleimanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta tese focaliza a relação das leituras com a constituição das identidades de cinco professores do ensino médio de uma escola pública em cidade do interior do estado de São Paulo. Investigo suas experiências de letramento em contexto familiar, escolar e social, suas condições de leitores e de professores, refletindo sobre a dimensões e/ou funções identitárias da leitura na vida profissional, dentro de seu contexto sóciohistórico e cultural. As análises focalizamas representações que esses sujeitos fazem de si mesmos, das leituras e da profissão e os seus posicionamentos identitários, que estão imbricados no processo interdiscursivo de constituição das identidades. Utilizo uma metodologia qualitativa, sendo a coleta de dados feita através de entrevistas semiestruturadas, inseridas no contexto cultural dos sujeitos, e através de observação participante de cunho etnográfico, realizada no espaço escolar. A fundamentação teórica está filiada a concepções bakhtinianas de linguagem/discurso, à Teoria da Enunciação, à Análise Crítica do Discurso, aos estudos de letramento e a estudos sócio-antropológicos desenvolvidos sobre leitura e identidadeAbstract: This thesis focuses upon the relationship between reading and the identity' s constitution of five subjects, teachers of a public high school in the state of São Paulo. I study their family, school and social literacies and their profiles as readers and teachers in order to think about the functions of reading in the constitution of their professional and personal identities in their socio-historical and cultural contexto The analysis focuses the representations they construct about themselves, their readings and their profession, and the identity positioning involved in the interdiscursive processes of identity constitution. The data are collected by means of interviews that took place in the subjects' home or workplace and of ethnographic participant observation at school. This study draws upon the studies of literacy, upon Bakhtinian concepts of language/discourse associated to Discourse Analysis and to sociological and anthropological studies of reading and identityDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Guedes-Pinto, Ana LúciaSignorini, InêsMarinho, MarildesMaher, Terezinha de Jesus MachadoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Ana Lucia de Campos20052005-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf205 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601011ALMEIDA, Ana Lucia de Campos. As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores. 2005. 205 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601011. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351546porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:18:15Zoai::351546Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:18:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores |
title |
As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores |
spellingShingle |
As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores Almeida, Ana Lucia de Campos Leitura Identidade Discurso Profissionais da educação Ensino Reading Identity Discourse Teacher Teaching |
title_short |
As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores |
title_full |
As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores |
title_fullStr |
As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores |
title_full_unstemmed |
As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores |
title_sort |
As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores |
author |
Almeida, Ana Lucia de Campos |
author_facet |
Almeida, Ana Lucia de Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kleiman, Angela, 1945- Guedes-Pinto, Ana Lúcia Signorini, Inês Marinho, Marildes Maher, Terezinha de Jesus Machado Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ana Lucia de Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Identidade Discurso Profissionais da educação Ensino Reading Identity Discourse Teacher Teaching |
topic |
Leitura Identidade Discurso Profissionais da educação Ensino Reading Identity Discourse Teacher Teaching |
description |
Orientador: Angela Kleiman |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-07-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601011 ALMEIDA, Ana Lucia de Campos. As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores. 2005. 205 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601011. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) ALMEIDA, Ana Lucia de Campos. As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores. 2005. 205 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601011. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 205 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188930372763648 |