As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Lucia de Campos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601011
Resumo: Orientador: Angela Kleiman
id UNICAMP-30_d5c8cd63f7fab3a157270a88de02e4a0
oai_identifier_str oai::351546
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professoresLeituraIdentidadeDiscursoProfissionais da educaçãoEnsinoReadingIdentityDiscourseTeacherTeachingOrientador: Angela KleimanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta tese focaliza a relação das leituras com a constituição das identidades de cinco professores do ensino médio de uma escola pública em cidade do interior do estado de São Paulo. Investigo suas experiências de letramento em contexto familiar, escolar e social, suas condições de leitores e de professores, refletindo sobre a dimensões e/ou funções identitárias da leitura na vida profissional, dentro de seu contexto sóciohistórico e cultural. As análises focalizamas representações que esses sujeitos fazem de si mesmos, das leituras e da profissão e os seus posicionamentos identitários, que estão imbricados no processo interdiscursivo de constituição das identidades. Utilizo uma metodologia qualitativa, sendo a coleta de dados feita através de entrevistas semiestruturadas, inseridas no contexto cultural dos sujeitos, e através de observação participante de cunho etnográfico, realizada no espaço escolar. A fundamentação teórica está filiada a concepções bakhtinianas de linguagem/discurso, à Teoria da Enunciação, à Análise Crítica do Discurso, aos estudos de letramento e a estudos sócio-antropológicos desenvolvidos sobre leitura e identidadeAbstract: This thesis focuses upon the relationship between reading and the identity' s constitution of five subjects, teachers of a public high school in the state of São Paulo. I study their family, school and social literacies and their profiles as readers and teachers in order to think about the functions of reading in the constitution of their professional and personal identities in their socio-historical and cultural contexto The analysis focuses the representations they construct about themselves, their readings and their profession, and the identity positioning involved in the interdiscursive processes of identity constitution. The data are collected by means of interviews that took place in the subjects' home or workplace and of ethnographic participant observation at school. This study draws upon the studies of literacy, upon Bakhtinian concepts of language/discourse associated to Discourse Analysis and to sociological and anthropological studies of reading and identityDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Guedes-Pinto, Ana LúciaSignorini, InêsMarinho, MarildesMaher, Terezinha de Jesus MachadoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Ana Lucia de Campos20052005-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf205 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601011ALMEIDA, Ana Lucia de Campos. As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores. 2005. 205 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601011. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351546porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:18:15Zoai::351546Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:18:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores
title As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores
spellingShingle As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores
Almeida, Ana Lucia de Campos
Leitura
Identidade
Discurso
Profissionais da educação
Ensino
Reading
Identity
Discourse
Teacher
Teaching
title_short As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores
title_full As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores
title_fullStr As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores
title_full_unstemmed As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores
title_sort As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores
author Almeida, Ana Lucia de Campos
author_facet Almeida, Ana Lucia de Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kleiman, Angela, 1945-
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Signorini, Inês
Marinho, Marildes
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Lucia de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Identidade
Discurso
Profissionais da educação
Ensino
Reading
Identity
Discourse
Teacher
Teaching
topic Leitura
Identidade
Discurso
Profissionais da educação
Ensino
Reading
Identity
Discourse
Teacher
Teaching
description Orientador: Angela Kleiman
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-07-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601011
ALMEIDA, Ana Lucia de Campos. As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores. 2005. 205 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601011. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ALMEIDA, Ana Lucia de Campos. As leituras nos discursos e nas praticas pedagogicas e sua relação com a constituição da identidade de professores. 2005. 205 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601011. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351546
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
205 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188930372763648