O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600992 |
Resumo: | Orientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracini |
id |
UNICAMP-30_66dc346e82e387ec36cfc24bfaef7843 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::351361 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-alunoThe effects of the teacher's evaluative discourse upon the constitution of the student's identityEnsino - AprendizagemIdentidadeAnálise do discursoLíngua inglesaTeaching - LearningEnglish languageIdentityDiscourse analysisOrientador: Maria Jose Rodrigues Faria CoraciniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo deste estudo é analisar como o freqüente discurso avaliador do sujeito-professor incide na constituição identitária do sujeito-aluno, considerando que é no e pelo olhar do outro (ou de outros) que o sujeito, que é falado, constrói sua própria imagem de identidade. Para tanto, fez-se necessário resgatar os fios que tecem o dizer do professor, atentando para a relação interdiscursiva que provoca efeitos de verdade nesse dizer. Do ponto de vista teórico, a presente pesquisa situa-se na interface entre a análise do discurso de linha francesa, a desconstrução e a psicanálise. O corpus de pesquisa foi coletado em uma escola particular de idiomas, em situações e contextos variados. A análise dos acontecimentos discursivos expôs a heterogeneidade constitutiva dos sujeitos e dos discursos, possibilitando uma maior compreensão da constituição identitária dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, em especial do sujeito-aluno, a partir de suas representações e identificações com o discurso do outro (professor). Por meio do discurso avaliador, o olhar do professor incide no aluno como um julgamento constante e a avaliação formal ou prova acaba funcionando como uma sentença legitimada e legitimadora desse discurso que, muitas vezes, antecipa o sucesso ou o fracasso do aluno, frente ao processo em questão. O sujeito-aluno, por seu turno, incorpora o discurso do professor, identificando-se e assumindo as imagens lançadas pelo olhar daquele que é suposto-saber. A formulação de professores e alunos também denunciou a contradição entre o ser sempre incompleto e o dever-ser segundo um modelo tido como idealAbstract: This study aims at analyzing how the frequent evaluative discourse of the teacher-subject affects the constitution of the student¿s identity, taking into account that the latter builds up his/her identity through the eyes of the other or others. In order to do so, it¿s necessary to track down the threads which weave the teacher¿s talking, by paying attention to the interdiscursive relation responsible for building up effects of truth within this talking. The current research is based on the interface among the French Theory of Discourse Analysis, some Psychoanalysis concepts and Deconstructionist reflections. The corpus of this study was collected in a private Binational Center, during different situations and contexts. The analysis of the discursive events unveiled the heterogeneity of subjects and discourses, allowing a better understanding of the identity constitution of the subject involved in the process of teaching and learning a second language, specially the student¿s identity through his/her representations and identification with the discourse of the other (teacher). Through the evaluative discourse, the teacher¿s look toward the students functions as a constant judgment. The formal assessment or test ends up working as a legitimate sentence of the teacher¿s discourse, which anticipates the success or failure of the student toward the process in which he/she is involved. As a result, the apprentice-subject incorporates the teacher¿s talking by identifying himself/herself with such talking and assuming the images sent by the eyes of the subject who is supposed to know everything. Moreover, the utterances formulated by English learners and teachers exposed the contradiction between what the subject is and what he/she should become, according to some patterns considered as idealDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-Bolonhini, Carmen ZinkMattos, Maria Augusta Bastos deGrigoletto, MarisaÓ, Jorge Ramos doUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCavallari, Juliana Santana, 1976-20052005-05-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf218p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600992CAVALLARI, Juliana Santana. O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno. 2005. 218p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600992. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351361porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:18:04Zoai::351361Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:18:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno The effects of the teacher's evaluative discourse upon the constitution of the student's identity |
title |
O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno |
spellingShingle |
O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno Cavallari, Juliana Santana, 1976- Ensino - Aprendizagem Identidade Análise do discurso Língua inglesa Teaching - Learning English language Identity Discourse analysis |
title_short |
O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno |
title_full |
O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno |
title_fullStr |
O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno |
title_full_unstemmed |
O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno |
title_sort |
O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno |
author |
Cavallari, Juliana Santana, 1976- |
author_facet |
Cavallari, Juliana Santana, 1976- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949- Bolonhini, Carmen Zink Mattos, Maria Augusta Bastos de Grigoletto, Marisa Ó, Jorge Ramos do Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavallari, Juliana Santana, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - Aprendizagem Identidade Análise do discurso Língua inglesa Teaching - Learning English language Identity Discourse analysis |
topic |
Ensino - Aprendizagem Identidade Análise do discurso Língua inglesa Teaching - Learning English language Identity Discourse analysis |
description |
Orientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracini |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-05-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600992 CAVALLARI, Juliana Santana. O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno. 2005. 218p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600992. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CAVALLARI, Juliana Santana. O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno. 2005. 218p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600992. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351361 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 218p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188929477279744 |