O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavallari, Juliana Santana, 1976-
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600992
Resumo: Orientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracini
id UNICAMP-30_66dc346e82e387ec36cfc24bfaef7843
oai_identifier_str oai::351361
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-alunoThe effects of the teacher's evaluative discourse upon the constitution of the student's identityEnsino - AprendizagemIdentidadeAnálise do discursoLíngua inglesaTeaching - LearningEnglish languageIdentityDiscourse analysisOrientador: Maria Jose Rodrigues Faria CoraciniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo deste estudo é analisar como o freqüente discurso avaliador do sujeito-professor incide na constituição identitária do sujeito-aluno, considerando que é no e pelo olhar do outro (ou de outros) que o sujeito, que é falado, constrói sua própria imagem de identidade. Para tanto, fez-se necessário resgatar os fios que tecem o dizer do professor, atentando para a relação interdiscursiva que provoca efeitos de verdade nesse dizer. Do ponto de vista teórico, a presente pesquisa situa-se na interface entre a análise do discurso de linha francesa, a desconstrução e a psicanálise. O corpus de pesquisa foi coletado em uma escola particular de idiomas, em situações e contextos variados. A análise dos acontecimentos discursivos expôs a heterogeneidade constitutiva dos sujeitos e dos discursos, possibilitando uma maior compreensão da constituição identitária dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, em especial do sujeito-aluno, a partir de suas representações e identificações com o discurso do outro (professor). Por meio do discurso avaliador, o olhar do professor incide no aluno como um julgamento constante e a avaliação formal ou prova acaba funcionando como uma sentença legitimada e legitimadora desse discurso que, muitas vezes, antecipa o sucesso ou o fracasso do aluno, frente ao processo em questão. O sujeito-aluno, por seu turno, incorpora o discurso do professor, identificando-se e assumindo as imagens lançadas pelo olhar daquele que é suposto-saber. A formulação de professores e alunos também denunciou a contradição entre o ser sempre incompleto e o dever-ser segundo um modelo tido como idealAbstract: This study aims at analyzing how the frequent evaluative discourse of the teacher-subject affects the constitution of the student¿s identity, taking into account that the latter builds up his/her identity through the eyes of the other or others. In order to do so, it¿s necessary to track down the threads which weave the teacher¿s talking, by paying attention to the interdiscursive relation responsible for building up effects of truth within this talking. The current research is based on the interface among the French Theory of Discourse Analysis, some Psychoanalysis concepts and Deconstructionist reflections. The corpus of this study was collected in a private Binational Center, during different situations and contexts. The analysis of the discursive events unveiled the heterogeneity of subjects and discourses, allowing a better understanding of the identity constitution of the subject involved in the process of teaching and learning a second language, specially the student¿s identity through his/her representations and identification with the discourse of the other (teacher). Through the evaluative discourse, the teacher¿s look toward the students functions as a constant judgment. The formal assessment or test ends up working as a legitimate sentence of the teacher¿s discourse, which anticipates the success or failure of the student toward the process in which he/she is involved. As a result, the apprentice-subject incorporates the teacher¿s talking by identifying himself/herself with such talking and assuming the images sent by the eyes of the subject who is supposed to know everything. Moreover, the utterances formulated by English learners and teachers exposed the contradiction between what the subject is and what he/she should become, according to some patterns considered as idealDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-Bolonhini, Carmen ZinkMattos, Maria Augusta Bastos deGrigoletto, MarisaÓ, Jorge Ramos doUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCavallari, Juliana Santana, 1976-20052005-05-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf218p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600992CAVALLARI, Juliana Santana. O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno. 2005. 218p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600992. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351361porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:18:04Zoai::351361Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:18:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno
The effects of the teacher's evaluative discourse upon the constitution of the student's identity
title O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno
spellingShingle O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno
Cavallari, Juliana Santana, 1976-
Ensino - Aprendizagem
Identidade
Análise do discurso
Língua inglesa
Teaching - Learning
English language
Identity
Discourse analysis
title_short O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno
title_full O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno
title_fullStr O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno
title_full_unstemmed O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno
title_sort O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno
author Cavallari, Juliana Santana, 1976-
author_facet Cavallari, Juliana Santana, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Bolonhini, Carmen Zink
Mattos, Maria Augusta Bastos de
Grigoletto, Marisa
Ó, Jorge Ramos do
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavallari, Juliana Santana, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Aprendizagem
Identidade
Análise do discurso
Língua inglesa
Teaching - Learning
English language
Identity
Discourse analysis
topic Ensino - Aprendizagem
Identidade
Análise do discurso
Língua inglesa
Teaching - Learning
English language
Identity
Discourse analysis
description Orientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracini
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-05-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600992
CAVALLARI, Juliana Santana. O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno. 2005. 218p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600992. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CAVALLARI, Juliana Santana. O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno. 2005. 218p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600992. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351361
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
218p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188929477279744