Cultura "Remix" na escola : possibilidades e aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Suzy da Costa, 1995-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3055
Resumo: Orientadores: Jacqueline Peixoto Barbosa, Eduardo de Moura Almeida
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spelling Cultura "Remix" na escola : possibilidades e aprendizagensRemix Culture in school : possibilities and learningsRemixesBase Nacional Comum CurricularVídeos para InternetMultiletramentosRemixesCommon National Curriculum BaseInternet videosMultiliteraciesOrientadores: Jacqueline Peixoto Barbosa, Eduardo de Moura AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação se propõe a analisar as produções que compõem a cultura remix (NAVAS, 2012) e discutir como elas podem ser trabalhadas nas salas de aula da educação básica. Para tal, primeiro define-se o que é a cultura remix (NAVAS, 2012; KNOBEL e LANKSHEAR, 2006) e quais são as produções que utilizam a técnica de remixar, diferenciando categorias como remix e mashup e estabelecendo uma taxonomia e categorização para ambas (NAVAS, 2012; BUZATO et al., 2013). Em seguida, analisam-se vídeos produzidos a partir da técnica de remix mencionados pela BNCC (Base Nacional Curricular Comum), para serem contemplados em práticas de produção e análise: Political Remix Video, Trailer Honesto e Fan Vid. As categorias de análise foram estabelecidas a partir da articulação de distintas teorias que, juntas, proporcionaram ferramentas capazes de lidar com as particularidades das produções que compõem o corpus analisado. Assim, os estudos bakhtinianos sobre gêneros do discurso, forma composicional, forma arquitetônica, paródia e estilização (BAKHTIN, 1997; FARACO, 2011; FIORIN, 2008; ROJO e BARBOSA, 2015), bem como os estudos sobre textos multimodais (KRESS e VAN LEEUWEN, 2006), contribuíram em conjunto com os estudos sobre remix (NAVAS, 2012; ALMEIDA, 2018; BUZATO et al., 2013), para a construção das categorias de análise utilizadas. O corpus analisado foi selecionado a partir das vivências da pesquisadora enquanto participante de comunidades da cultura remix. A análise dos vídeos evidencia que tais produções seguem determinadas estruturas e características que podem encaixá-las em designações de gêneros. As técnicas utilizadas, tal como os processos criativos para chegar às produções finais se mostraram responsáveis pela materialização desses gêneros. Após as análises dos vídeos de remix, argumenta-se como esses podem ser contemplados na escola básica. Para tal, são deixadas sugestões de trabalho com essas produções, bem como outros gêneros que possam ser relevantes para serem levados à escola e que utilizam as técnicas de remix. Além de partes na dissertação que tecem considerações sobre o trabalho com remix na escola, pareceu-nos necessário levar os resultados obtidos para fora deste material. Para isso, foram construídos conteúdos que alimentaram plataformas de livre acesso a professores e estudantes, com verbetes sobre os gêneros analisados e indicações comentadas de exemplos do gênero. Assim, os artigos wiki e as sugestões pedagógicas fazem parte de um site para professores e alunos, uma iniciativa em andamento do TECLE (Centro de Pesquisa em Tecnologias, Alfabetização e Ensino, em português) que visa ampliar o contexto acadêmico, atingindo um público mais amploAbstract: This dissertation aims to analyze productions within the remix culture (NAVAS, 2012) and discusses how to include and work with them in the Brazilian school' system. First, it defines remix culture (NAVAS, 2012; KNOBEL and LANKSHEAR, 2006) and productions that use samples and remix techniques. Second, it differentiates remix and mashup categories, envisioning a taxonomy for both (NAVAS, 2012, BUZATO et al., 2013). Third, all videos remix mentioned in BNCC (Common National Curriculum Base) are described; the most relevant were selected and analyzed in the dissertation (i.e., Political Remix Video, Honesto Trailer, and Fan Vid. The dissertation corpus was selected based on the researcher's experiences as a participant in remix culture communities. Further, it establishes categories of analysis articulating different theories to provide tools capable of dealing with the corpus particularities. Thus, Bakhtinian concepts like architectonics, compositional form, parody, and stylization (BAKHTIN, 1997; FARACO, 2011; FIORIN, 2008; ROJO e BARBOSA, 2015), as well as multimodal studies (KRESS e VAN LEEUWEN, 2006), and Remix Studies (NAVAS, 2012; ALMEIDA, 2018; BUZATO et al., 2013), contribute to structuring our categories of analyses. The analysis shows that such productions follow specific structures and characteristics, fitting them into genre designation, as seen by Bakhtin. Furthermore, it discusses how schools may contemplate remix practices (K-12). To this end, suggestions are made for this kind of production, including other genres that use remix techniques that might be relevant to critical literacies teaching-learning. Then, we judged it necessary to bring our finds to a broader context, writing wiki articles and defining suggestions to work with the remix new literacies practices. The wiki articles and pedagogical suggestions are part of a website for teachers and students, an ongoing TECLE initiative (Research Center on Technologies, Literacy and Teaching in Portuguese ) aims to amplify the academy context, reaching a more extensive publicMestradoLinguagem e EducaçãoMestra em Linguística Aplicada[s.n.]Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965-Almeida, Eduardo de Moura, 1981-Rocha, Claudia HilsdorfVian Junior, OrlandoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRocha, Suzy da Costa, 1995-20212021-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3055ROCHA, Suzy da Costa. Cultura "Remix" na escola: possibilidades e aprendizagens. 2021. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3055. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236945Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-09T14:44:55Zoai::1236945Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-03-09T14:44:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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