As ações do Estado brasileiro para o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil (1946-1971)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordignon, Talita Francieli, 1985-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619242
Resumo: Orientador: José Luis Sanfelice
id UNICAMP-30_d6d883ab5a441f78143f15e1b93e7933
oai_identifier_str oai::897847
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As ações do Estado brasileiro para o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil (1946-1971)The actions of the State for the development of industrial education in Brazil (1946-1971)Aprendizagem industrialEscolas técnicasIdeologiaIndustrial schoolsTechnical schoolsIdeologyOrientador: José Luis SanfeliceDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente texto se propõe a analisar os primeiros acordos de cooperação bilateral para o ensino industrial entre o Brasil e os Estados Unidos. O período destacado estende-se da vigência das Leis Orgânicas de Ensino - ?anos 1940? - à aprovação da Lei 5692/71. Os acordos de cooperação técnica e financeira entre o Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a United States Agency for International Developement (USAID) e organismos precedentes foram o principal objeto de análise. Destacou-se o papel exercido pela Comissão Brasileiro-Americana para o Ensino Industrial (CBAI) no período do nacional-desenvolvimentismo, privilegiando o estudo dos seus boletins, tomados como fontes primárias. Para os ?anos 1960? considerou-se a Aliança para o Progresso e o advento da ditadura civil-militar do Movimento de 1964, continuadores das políticas de formação da mão de obra técnicaindustrial em acordo com os interesses do capital nacional associado aos interesses internacionais. O Relatório Final da USAID, sobre os acordos bilaterais, constituiu-se em fonte primária essencial. A análise documental revelou a atuação do Estado brasileiro no sentido de providenciar a formação de técnicos para o projeto desenvolvimentista e em benefício da acumulação do capital. Para além da formação profissional no modelo liberal, buscou-se uma formação moral, ideológica e cultural inspirada pelas agências externas e no modelo de sociedade norte-americano.Abstract: This text aims to analyze the first bilateral cooperation agreements for industrial education between Brazil and the United States. The investigated period goes from the beginning of the Organic Laws of Teaching - Forties - until the approval of the Law 5692/71. Agreements on technical and financial cooperation between the Ministry of Education and Culture (MEC), the Interamerican Development Bank (IDB), the United States Agency for International Development (USAID) and previous governmental organisms were the main object of analysis. We emphasized the role played by the Brazilian-American Commission for Industrial Education (CBAI) in the national developmentalist period, privileging the study of its newsletters, taken as primary sources. For the sixties, the Alliance for Progress and the advent of the civil-military dictatorship of the Movement of 1964 was considered, continuers of the training policies of technical-industrial manpower in accordance with the interests of the national capital associated with international interests. The final USAID Report about the bilateral agreements consisted in an essential primary source. The analysis of the documents revealed the performance of the Brazilian state in training technicians for the developmentalist project and in benefit of the capital accumulation. Apart from training in the liberal model, a moral, ideological and cultural formation was sought, inspired by external agencies and in the American society model.MestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Sanfelice, José Luís, 1949-2021Castanho, Sérgio Eduardo MontesMuller, Meire TerezinhaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBordignon, Talita Francieli, 1985-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf147 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619242BORDIGNON, Talita Francieli. As ações do Estado brasileiro para o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil (1946-1971). 2012. 147 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619242. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/897847porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:51:05Zoai::897847Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:51:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As ações do Estado brasileiro para o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil (1946-1971)
The actions of the State for the development of industrial education in Brazil (1946-1971)
title As ações do Estado brasileiro para o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil (1946-1971)
spellingShingle As ações do Estado brasileiro para o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil (1946-1971)
Bordignon, Talita Francieli, 1985-
Aprendizagem industrial
Escolas técnicas
Ideologia
Industrial schools
Technical schools
Ideology
title_short As ações do Estado brasileiro para o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil (1946-1971)
title_full As ações do Estado brasileiro para o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil (1946-1971)
title_fullStr As ações do Estado brasileiro para o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil (1946-1971)
title_full_unstemmed As ações do Estado brasileiro para o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil (1946-1971)
title_sort As ações do Estado brasileiro para o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil (1946-1971)
author Bordignon, Talita Francieli, 1985-
author_facet Bordignon, Talita Francieli, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanfelice, José Luís, 1949-2021
Castanho, Sérgio Eduardo Montes
Muller, Meire Terezinha
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordignon, Talita Francieli, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem industrial
Escolas técnicas
Ideologia
Industrial schools
Technical schools
Ideology
topic Aprendizagem industrial
Escolas técnicas
Ideologia
Industrial schools
Technical schools
Ideology
description Orientador: José Luis Sanfelice
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619242
BORDIGNON, Talita Francieli. As ações do Estado brasileiro para o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil (1946-1971). 2012. 147 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619242. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619242
identifier_str_mv BORDIGNON, Talita Francieli. As ações do Estado brasileiro para o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil (1946-1971). 2012. 147 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619242. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/897847
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
147 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189090493464576