Linguística aplicada: da antiga às novas bases para o ensino de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6025 |
Resumo: | Este artigo traça um breve panorama da consolidação da Linguística Aplicada como ciência e, em seguida, aponta suas tendências contemporâneas de desenvolvimento. Perante a discussão proposta, pretende-se verificar como o conhecimento desenvolvido nessa área pode auxiliar nas investigações voltadas para o contexto de ensino/aprendizagem de línguas que busquem contemplar os desdobramentos políticos e ideológicos decorrentes da atual organização mundial. No segmento final deste trabalho, será dada particular atenção aos múltiplos desafios e mudanças de paradigmas que incidem, especificamente, sobre o ensino de inglês como língua franca e suas implicações no que se refere, em especial, à perspectiva intercultural de ensino. Para tanto, autores como Moita Lopes (1996, 2006, 2009), Celani (1998), Rajagopalan (2003, 2004, 2006), Kumaravadivelu (2006), Jenkins (2007), Seidlhofer (2011), Mendes (2007, 2008), dentre outros, darão sustento à discussão. |
id |
UFGD-4_bec1eb279ba971391091f6a0e1078583 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6025 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguística aplicada: da antiga às novas bases para o ensino de língua inglesaApplied linguistics: from old to new foundations for the teaching of englishLinguística Aplicada. Ensino de Língua Inglesa. Inglês como língua franca. Interculturalidade.Applied LinguisticsEnglish language teachingEnglish as a lingua francaInterculturalityEste artigo traça um breve panorama da consolidação da Linguística Aplicada como ciência e, em seguida, aponta suas tendências contemporâneas de desenvolvimento. Perante a discussão proposta, pretende-se verificar como o conhecimento desenvolvido nessa área pode auxiliar nas investigações voltadas para o contexto de ensino/aprendizagem de línguas que busquem contemplar os desdobramentos políticos e ideológicos decorrentes da atual organização mundial. No segmento final deste trabalho, será dada particular atenção aos múltiplos desafios e mudanças de paradigmas que incidem, especificamente, sobre o ensino de inglês como língua franca e suas implicações no que se refere, em especial, à perspectiva intercultural de ensino. Para tanto, autores como Moita Lopes (1996, 2006, 2009), Celani (1998), Rajagopalan (2003, 2004, 2006), Kumaravadivelu (2006), Jenkins (2007), Seidlhofer (2011), Mendes (2007, 2008), dentre outros, darão sustento à discussão.This article provides an overview of the consolidation of Applied Linguisticsas a science, pointing out its contemporary development trends. Based on the given discussion, we intend to investigate how the knowledge developed in such area can support the investigations focused on language teaching/learning context that seek to contemplate the political and ideological developments arising from the current global organization. At the fi nal segment of this paper, we give att ention to the many challenges and paradigm shift s that focus specifi cally on English as a lingua franca teaching and its implications with regard to the intercultural perspective of teaching. Therefore, authors such as Moita Lopes (1996, 2006, 2009), Celani (1998), Rajagopalan (2003, 2004, 2006), Kumaravadivelu (2006), Jenkins (2007), Seidlhofer (2011), Mendes (2007, 2008), among others, will support the discussion.Applied linguistics: from old to new foundations forthe teaching of englishEditora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6025Raído; v. 10 n. 23 (2016); 60-711984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6025/3174Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Domingos Sávio PimentelAlves, Polyanna Castro Rocha2019-06-25T18:00:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6025Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-06-25T18:00:11Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguística aplicada: da antiga às novas bases para o ensino de língua inglesa Applied linguistics: from old to new foundations for the teaching of english |
title |
Linguística aplicada: da antiga às novas bases para o ensino de língua inglesa |
spellingShingle |
Linguística aplicada: da antiga às novas bases para o ensino de língua inglesa Siqueira, Domingos Sávio Pimentel Linguística Aplicada. Ensino de Língua Inglesa. Inglês como língua franca. Interculturalidade. Applied Linguistics English language teaching English as a lingua franca Interculturality |
title_short |
Linguística aplicada: da antiga às novas bases para o ensino de língua inglesa |
title_full |
Linguística aplicada: da antiga às novas bases para o ensino de língua inglesa |
title_fullStr |
Linguística aplicada: da antiga às novas bases para o ensino de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Linguística aplicada: da antiga às novas bases para o ensino de língua inglesa |
title_sort |
Linguística aplicada: da antiga às novas bases para o ensino de língua inglesa |
author |
Siqueira, Domingos Sávio Pimentel |
author_facet |
Siqueira, Domingos Sávio Pimentel Alves, Polyanna Castro Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Polyanna Castro Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Domingos Sávio Pimentel Alves, Polyanna Castro Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Aplicada. Ensino de Língua Inglesa. Inglês como língua franca. Interculturalidade. Applied Linguistics English language teaching English as a lingua franca Interculturality |
topic |
Linguística Aplicada. Ensino de Língua Inglesa. Inglês como língua franca. Interculturalidade. Applied Linguistics English language teaching English as a lingua franca Interculturality |
description |
Este artigo traça um breve panorama da consolidação da Linguística Aplicada como ciência e, em seguida, aponta suas tendências contemporâneas de desenvolvimento. Perante a discussão proposta, pretende-se verificar como o conhecimento desenvolvido nessa área pode auxiliar nas investigações voltadas para o contexto de ensino/aprendizagem de línguas que busquem contemplar os desdobramentos políticos e ideológicos decorrentes da atual organização mundial. No segmento final deste trabalho, será dada particular atenção aos múltiplos desafios e mudanças de paradigmas que incidem, especificamente, sobre o ensino de inglês como língua franca e suas implicações no que se refere, em especial, à perspectiva intercultural de ensino. Para tanto, autores como Moita Lopes (1996, 2006, 2009), Celani (1998), Rajagopalan (2003, 2004, 2006), Kumaravadivelu (2006), Jenkins (2007), Seidlhofer (2011), Mendes (2007, 2008), dentre outros, darão sustento à discussão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6025 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6025/3174 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 10 n. 23 (2016); 60-71 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389937709056 |