Intervenção da fonoaudiologia educacional no ensino fundamental : efeitos no trabalho de letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jordão, Linda Boghossian, 1986-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618614
Resumo: Orientador: Adriana Lia Friszman de Laplane
id UNICAMP-30_da13381ee76ab230eadea95bbe202a16
oai_identifier_str oai::877427
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Intervenção da fonoaudiologia educacional no ensino fundamental : efeitos no trabalho de letramentoSpeech and language therapy in educational settings : effects on children's literacyFonoaudiologiaEducaçãoAprendizagemSpeech, language and hearing sciencesEducationLearningOrientador: Adriana Lia Friszman de LaplaneDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Tomando como ponto de partida as dificuldades de leitura e escrita observadas em uma sala de aula de 4ª. Série do ensino fundamental, a pesquisa teve como objetivos desenvolver uma proposta de intervenção em sala de aula, com base na perspectiva do Letramento e com enfoque nas práticas de leitura e escrita, e discutir as possibilidades de contribuição da Fonoaudiologia na escola. Foi utilizada uma abordagem qualitativa com caráter de pesquisa-ação, com a finalidade de produzir mudanças no meio pesquisado. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual de ensino fundamental da cidade de Campinas, por uma equipe interdisciplinar de pesquisadoras e professoras. A proposta de intervenção foi desenvolvida em parceria com a professora de sala, por meio de um projeto temático, em que os alunos produziram um filme. O projeto temático permitiu integrar conhecimentos de diferentes tipos e agregou o trabalho de professores, alunos e pesquisadores. Os resultados mostraram que os alunos participantes se engajaram de forma ativa nas atividades propostas durante o projeto de intervenção e que o seu desempenho em leitura e escrita melhorou, assim como o comportamento da turma estudada. A pesquisa propiciou a reflexão sobre o papel da Fonoaudiologia como interlocutora da equipe escolar. Concluiu-se que o fonoaudiólogo pode somar esforços com os professores e contribuir com os conhecimentos que a sua disciplina integra para propiciar a compreensão do processo de letramento e melhorar o desempenho dos alunos na aprendizagem escolarAbstract: As a starting point the reading and writing difficulties observed in a 4th Grade classroom, the research aimed to develop a proposal on classroom intervention, based on the literacy perspective and focused on reading and writing practices, and discuss the possibilities of the contribution of Speech and Language Pathology at schooL It was used a qualitative approach focusing collaborative action-research in order to produce changes in the environment studied. The survey was conducted in a public Junior High School in the city of Campinas, by an interdisciplinary team of researchers and teachers. The intervention proposal was developed in partnership with the classroom teacher through a thematic project, in which the students produced a film. The thematic project allowed integrating different kinds of knowledge and added value to the work of the teachers, students and researchers. The results showed that the students participated in an active way in the activities proposed during the intervention and their performance in reading and writing have improved, as well as the behavior of the group studied. The research led to a reflection regarding the role of the Speech Therapy as the spokesperson of the school staff. It was concluded that the Speech and Language Pathologist can join and add forces with the teachers and contribute to the knowledge that their discipline provides to offer an understanding of the process of Literacy and to improve student performance in school learningMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Laplane, Adriana Lia Friszman de, 1955-Paz, Zilda Maria Gesueli Oliveira daLacerda, Cristina B. F. deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJordão, Linda Boghossian, 1986-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf230 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618614JORDÃO, Linda Boghossian. Intervenção da fonoaudiologia educacional no ensino fundamental: efeitos no trabalho de letramento. 2012. 230 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618614. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/877427porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:45:25Zoai::877427Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:45:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção da fonoaudiologia educacional no ensino fundamental : efeitos no trabalho de letramento
Speech and language therapy in educational settings : effects on children's literacy
title Intervenção da fonoaudiologia educacional no ensino fundamental : efeitos no trabalho de letramento
spellingShingle Intervenção da fonoaudiologia educacional no ensino fundamental : efeitos no trabalho de letramento
Jordão, Linda Boghossian, 1986-
Fonoaudiologia
Educação
Aprendizagem
Speech, language and hearing sciences
Education
Learning
title_short Intervenção da fonoaudiologia educacional no ensino fundamental : efeitos no trabalho de letramento
title_full Intervenção da fonoaudiologia educacional no ensino fundamental : efeitos no trabalho de letramento
title_fullStr Intervenção da fonoaudiologia educacional no ensino fundamental : efeitos no trabalho de letramento
title_full_unstemmed Intervenção da fonoaudiologia educacional no ensino fundamental : efeitos no trabalho de letramento
title_sort Intervenção da fonoaudiologia educacional no ensino fundamental : efeitos no trabalho de letramento
author Jordão, Linda Boghossian, 1986-
author_facet Jordão, Linda Boghossian, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laplane, Adriana Lia Friszman de, 1955-
Paz, Zilda Maria Gesueli Oliveira da
Lacerda, Cristina B. F. de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Jordão, Linda Boghossian, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Fonoaudiologia
Educação
Aprendizagem
Speech, language and hearing sciences
Education
Learning
topic Fonoaudiologia
Educação
Aprendizagem
Speech, language and hearing sciences
Education
Learning
description Orientador: Adriana Lia Friszman de Laplane
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618614
JORDÃO, Linda Boghossian. Intervenção da fonoaudiologia educacional no ensino fundamental: efeitos no trabalho de letramento. 2012. 230 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618614. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618614
identifier_str_mv JORDÃO, Linda Boghossian. Intervenção da fonoaudiologia educacional no ensino fundamental: efeitos no trabalho de letramento. 2012. 230 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618614. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/877427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
230 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189085199204352