A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601735 |
Resumo: | Orientador: Eloisa de Mattos Hofling |
id |
UNICAMP-30_db83ea413e9b78ebda086d7ea5024171 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::360831 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental ICidadaniaCidadãosHistória (Primeiro grau) - Estudo e ensinoMaterial didáticoCitizenshiCitizenHistory - Education (Elementary)Instructional materialsOrientador: Eloisa de Mattos HoflingDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo buscou compreender como se constrói a noção de cidadania nos livros didáticos de História de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental I. A partir da leitura de estudos teóricos sobre a noção de cidadania e de estudos sobre material didático compreendemos a importância de sobre a noção de cidadania construída nos livros didáticos de História. Com essa preocupação, identificamos as duas coleções didáticas mais utilizadas nas escolas da Região Oeste de Campinas, sobre as quais debruçamos nosso olhar. Centramos nossa investigação nas possibilidades e espaços existentes para abordagem de aspectos relacionados à natureza da participação. Iniciamos justificando a validade do tema, estratégico e relevante nos dias atuais, e esclarecendo os caminhos que percorremos na construção da metodologia, bem como o nosso entendimento sobre os termos que envolvem a nossa busca, a noção de cidadania e a natureza da participação. Desenvolvemos nossa reflexão respeitando as propostas temáticas apresentadas pelo material, de acordo com os PCNs, e nos remetendo aos estudos sobre a noção de cidadania para o desvendar das possibilidades. Por fim, trouxemos algumas considerações finais, com o cuidado de não esquecer que nosso caminhar envolve a leitura que fazemos, diversa de outras. Destacamos que, mesmo a passos lentos, as transformações no material didático de História se operam, e a discussão que envolve a construção da noção de cidadania, não pode se considerar acabadaAbstract: This study tried to understand how we construct the notion of citizenship in didactic books of History from the 1st to the 4 th series of Basic Education I. From the reading of theoretical studies about notion of citizenship and studying the didactic material, we understand the importance of thought of the notion of citizenship showed indidactic books of History. With this concern, we identify the two most used didactic collections in the schools of Campinas West Region, on which we look at more attentively. Our best research is on the possibilities and ways we have to relate on the nature of the participation. We start by justifying the value of the subject, strategic and relevant nowadays, and clarifying the ways we cover in the construction of the methodology, as well as our understanding on the subjects that involve our research, the notion of citizenship and the nature of the participation. We develop our reflection respecting the thematic proposals presented by the material, according to the PCNs, and reminding to the studies about notion of citizenship to see clearly all the possibilities. Finally, we brought some final considerations, with the care of not to forget that our walk involves the reading that we do, different from the others. We tried to show that, in spite of our slow steps, the transformations in the didactic material of History occurs, and the discussion that involves the construction of the notion of citizenship, cannot be considered finished.MestradoEducação, Sociedade, Politica e CulturaMestre em Educação[s.n.]Höfling, Eloisa de Mattos, 1949-Camargo, Dulce Maria Pompêo deFerreira, Norma Sandra de AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Valeria Maria Queiroz Guimarães de20052005-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf191p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601735CAMPOS, Valeria Maria Queiroz Guimarães de. A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I. 2005. 191p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601735. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/360831porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:24:05Zoai::360831Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:24:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I |
title |
A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I |
spellingShingle |
A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I Campos, Valeria Maria Queiroz Guimarães de Cidadania Cidadãos História (Primeiro grau) - Estudo e ensino Material didático Citizenshi Citizen History - Education (Elementary) Instructional materials |
title_short |
A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I |
title_full |
A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I |
title_fullStr |
A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I |
title_full_unstemmed |
A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I |
title_sort |
A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I |
author |
Campos, Valeria Maria Queiroz Guimarães de |
author_facet |
Campos, Valeria Maria Queiroz Guimarães de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Höfling, Eloisa de Mattos, 1949- Camargo, Dulce Maria Pompêo de Ferreira, Norma Sandra de Almeida Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Valeria Maria Queiroz Guimarães de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Cidadãos História (Primeiro grau) - Estudo e ensino Material didático Citizenshi Citizen History - Education (Elementary) Instructional materials |
topic |
Cidadania Cidadãos História (Primeiro grau) - Estudo e ensino Material didático Citizenshi Citizen History - Education (Elementary) Instructional materials |
description |
Orientador: Eloisa de Mattos Hofling |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-10-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601735 CAMPOS, Valeria Maria Queiroz Guimarães de. A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I. 2005. 191p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601735. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CAMPOS, Valeria Maria Queiroz Guimarães de. A construção da noção de cidadania em livros didaticos de historia de 1ª a 4ª serie do ensino fundamental I. 2005. 191p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601735. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/360831 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 191p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188936474427392 |