Validação do metodo Decisões Clinicas e Oficinas Diagnosticas (DC/OD) para o ensino de graduação em medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611621 |
Resumo: | Orientador: Li Li Min |
id |
UNICAMP-30_dc03ff9b11c66fc8a74c843652e1bc87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::479200 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Validação do metodo Decisões Clinicas e Oficinas Diagnosticas (DC/OD) para o ensino de graduação em medicinaValidation of the Clinical Decisions and Diagnostic Workshops (CD/DW) method for the medicine undergraduate courseSimulação de pacienteNeurologiaMateriais de ensinoEducação de graduação em medicinaPacient simulationNeurologiaTeaching MaterialsMedical undergraduate educationOrientador: Li Li MinDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias HumanasResumo: Objetivamos validar um modelo pedagógico para a graduação médica, original, nacional, embasado em concepções inovadoras, chamado método Decisões Clínicas e Oficinas Diagnosticas (DC/OD), verificar a eficácia do mesmo para a aquisição cognitiva e de competências clínicas e aferir opiniões sobre a proposta DC/OD. Estudo transversal, feito dentro da disciplina de neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp). Após a definição da propriedade dos temas escolhidos (os quais atendiam às diretrizes curriculares nacionais para a graduação médica), foram elaborados três kits DC/OD, sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC), Cefaléias e Convulsões/Epilepsias, fundamentados na bibliografia pertinente. O estudo, então, foi conduzido em duas partes: piloto e comparativo. A primeira iniciou-se pela análise semântica, de conteúdo e do valor pedagógica da proposta, feita por docentes de medicina, médicos e educadores. Após as adequações sugeridas pelos profissionais, os três kits foram aplicados a um subgrupo de 17 alunos do 4° ano de graduação médica da FCM, os quais registraram opiniões sobre a proposta. As sugestões dos alunos foram aplicadas ao material, se pertinentes, e, após isso, foi sorteado um dos kits (AVC) para iniciar o estudo comparativo. Nesta etapa, foram definidos dois grupos de alunos (grupos 1 e 2, com 35 e 33 alunos, respectivamente). O grupo 1 foi submetido ao método DC/OD e o grupo 2 a uma aula expositiva e discussão tradicional de casos, ambos sobre AVC. Todos fizeram o teste de Conhecimentos, Atitudes e Percepções (CAP) versando sobre AVC, antes e após as intervenções, às quais tiveram a mesma carga horária. A validação e demonstração de eficácia, bem como a descrição das opiniões dos participantes, foram possíveis através das análises estatísticas do CAP e de questionários apropriados aplicados. Verificamos que o método foi bem aceito por discentes e docentes, com conteúdos, linguagem e valor pedagógico considerados apropriados pela maioria dos profissionais. Em ambos os grupos, no estudo comparativo, houve aquisição cognitiva, estatisticamente significativa, mostrando que o método DC/OD foi eficaz. Os grupos pré-intervenção eram homogêneos e após a intervenção as notas do grupo DC/OD foram discretamente superiores às do grupo controle. A principal crítica foi a longa extensão da segunda etapa da proposta (OD) e as principais sugestões foram dividir as oficinas e disponibilizar imagens animadas nas estações do material de convulsões/epilepsias. Concluímos que o método DC/OD foi considerado adequado e mostrou-se eficaz. Assim, agrega mais uma opção pedagógica para a graduação médica, somando valores aos modelos já existentes e consagrados. O principal fator limitante para implementação do método é a motivação docente. Necessários estudos futuros para verificar reprodutibilidade e melhor análise de eficácia e custo-benefícioAbstract: We aimed to validate a national and original pedagogical model for the medicine undergraduate course. This model is called CD/DW (Clinical Decisions/Diagnostic Workshops) and is based on innovative conceptions. The objectives were: 1) to check the effectiveness of the method, in regard to the cognitive and clinical competences acquisition and 2) to collect opinions of the users on CD/DW method. We carried out a cross-sectional study within the Neurology Department of FCM/ Unicamp (Faculty of Medical Sciences of Campinas State University). The development of study method followed extensive review of neurological themes in keeping with the guidelines of national curricula for the medical undergraduate course. We develop three CD/DW kits about Stroke, Headaches, and Convulsions/Epilepsies. The method development had two parts: an experimental and a comparative one. The former was started by the semantic and content analysis, and by the pedagogical value proposal, carried out by medical undergraduate teachers, physicians and educators. After the suggested adequacies by the professionals, the three kits were applied to seventeen student sub-group of the 4th year of medical undergraduate course from FCM/Unicamp, who registered their opinions about the proposal. The students' suggestions, if pertinent, were incorporated to the material. We chose the theme Stroke to start the comparative study. During this stage, it was defined two groups of students (groups: 1 and 2, with 35 (thirty-five) and 33 (thirty-three) students, respectively). Group 1 was submitted to CD/DW method and group 2 to a presentation class, and a traditional subject discussion, both of them about Stroke. All students underwent the (KAP) Knowledge, Attitudes and Perceptions test about Stroke, before and after the interventions. In addition, we collect open participants' opinions and questionnaires. The opinions showed that CD/DW was well accepted by students and teaching staff. The comparative study showed that both groups had cognitive acquisition, and in the post test KAP, the CD/DW group' grades were higher than the control group. The main criticism was the long duration of second stage proposal (DW). We concluded that CD/DW method was considered adequate and effective. It is an original pedagogical option for the medical undergraduate course, adding values to the established existent modelsMestradoCiências BiomédicasMestre em Ciências Médicas[s.n.]Li, Li Min, 1964-Li, Li Min, 1964-Bonsenor, Isabela Judith MartinsFerreira, Beatriz JansenUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMagalhães, Lucas Vilas Bôas, 1979-20102010-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf127 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611621MAGALHÃES, Lucas Vilas Bôas. Validação do metodo Decisões Clinicas e Oficinas Diagnosticas (DC/OD) para o ensino de graduação em medicina. 2010. 127 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611621. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/479200porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:49:25Zoai::479200Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:49:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Validação do metodo Decisões Clinicas e Oficinas Diagnosticas (DC/OD) para o ensino de graduação em medicina Validation of the Clinical Decisions and Diagnostic Workshops (CD/DW) method for the medicine undergraduate course |
title |
Validação do metodo Decisões Clinicas e Oficinas Diagnosticas (DC/OD) para o ensino de graduação em medicina |
spellingShingle |
Validação do metodo Decisões Clinicas e Oficinas Diagnosticas (DC/OD) para o ensino de graduação em medicina Magalhães, Lucas Vilas Bôas, 1979- Simulação de paciente Neurologia Materiais de ensino Educação de graduação em medicina Pacient simulation Neurologia Teaching Materials Medical undergraduate education |
title_short |
Validação do metodo Decisões Clinicas e Oficinas Diagnosticas (DC/OD) para o ensino de graduação em medicina |
title_full |
Validação do metodo Decisões Clinicas e Oficinas Diagnosticas (DC/OD) para o ensino de graduação em medicina |
title_fullStr |
Validação do metodo Decisões Clinicas e Oficinas Diagnosticas (DC/OD) para o ensino de graduação em medicina |
title_full_unstemmed |
Validação do metodo Decisões Clinicas e Oficinas Diagnosticas (DC/OD) para o ensino de graduação em medicina |
title_sort |
Validação do metodo Decisões Clinicas e Oficinas Diagnosticas (DC/OD) para o ensino de graduação em medicina |
author |
Magalhães, Lucas Vilas Bôas, 1979- |
author_facet |
Magalhães, Lucas Vilas Bôas, 1979- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Li, Li Min, 1964- Li, Li Min, 1964- Bonsenor, Isabela Judith Martins Ferreira, Beatriz Jansen Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Lucas Vilas Bôas, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simulação de paciente Neurologia Materiais de ensino Educação de graduação em medicina Pacient simulation Neurologia Teaching Materials Medical undergraduate education |
topic |
Simulação de paciente Neurologia Materiais de ensino Educação de graduação em medicina Pacient simulation Neurologia Teaching Materials Medical undergraduate education |
description |
Orientador: Li Li Min |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-12-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611621 MAGALHÃES, Lucas Vilas Bôas. Validação do metodo Decisões Clinicas e Oficinas Diagnosticas (DC/OD) para o ensino de graduação em medicina. 2010. 127 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611621. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611621 |
identifier_str_mv |
MAGALHÃES, Lucas Vilas Bôas. Validação do metodo Decisões Clinicas e Oficinas Diagnosticas (DC/OD) para o ensino de graduação em medicina. 2010. 127 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611621. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/479200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 127 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189026881601536 |