Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thaís Renata Ávila da, 1995-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640781
Resumo: Orientador: Ana de Medeiros Arnt
id UNICAMP-30_dc1630ff42f381081b36d5a3e181405d
oai_identifier_str oai::1161871
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?Science in high school : what do students think?Ensino de ciênciasPoder (Ciências sociais)Sociologia do conhecimentoScience teachingPower (Social sciences)Knowledge, Sociology ofOrientador: Ana de Medeiros ArntDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Esta dissertação nasceu das inquietações da minha trajetória como professora de ciências e da urgência em permitir que os alunos tenham a oportunidade de falar por si quando pensamos o que vem sendo ensinado dentro das escolas. Para isto, através dos discursos e observação de campo, busquei analisar como os alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Prof° Dr. Paul Eugene Charbonneau, localizada na região sul de Campinas (Jd. Fernanda), entendem os conhecimentos e saberes, principalmente aqueles associados a ciência. Entendendo que o poder (FOUCAULT, 2017a) permeia e produz os indivíduos, discursos e saberes, buscou utilizá-lo como uma ferramenta para a construção da discussão a partir do material obtido. Os resultados nos propõem que apesar da importância de considerar-se o ensino e aprendizado de ciência como essencial ao exercício da cidadania, faltam aos alunos oportunidades para de fato aprender ciência e sobre ciência. Ao mesmo tempo, as experiências escolares têm permitido a esses alunos o aprendizado de saberes disciplinares fundamentais para torná-los força de trabalho, produtivos e garantir a manutenção de uma rede hegemônica de poderAbstract: The present dissertation was born out of concerns in my science teacher trajectory and as an urge allowing students to have an opportunity to speak for themselves about what has been taught within schools. Through discourse and field observation, tried to analyze how the junior year students of Prof. Dr. Paul Eugene Charbonneau State School, located in Campinas's south region (Jd. Fernanda), understand knowledge, mainly those in the field of science. Understanding that power (FOUCAULT, 2017a) permeates and produces individuals, speeches, and knowledge, we sought to use it as a tool for building the discussion from the material obtained. The results suggest that despite the importance of considering science teaching and learning as essential to the exercise of citizenship, students lack opportunities actually to learn science and about science. Simultaneously, school experiences have allowed these students to learn fundamental disciplinary knowledge to turn them into the workforce, productive, and guarantee the maintenance of hegemonic power relationsMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Arnt, Ana de Medeiros, 1977-Schwantes, LavíniaFigueirôa, Silvia Fernanda de MendonçaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Thaís Renata Ávila da, 1995-20202020-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (144 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640781SILVA, Thaís Renata Ávila da. Ciências no ensino médio: o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?. 2020. 1 recurso online (144 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640781. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161871Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-18T14:36:26Zoai::1161871Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-18T14:36:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?
Science in high school : what do students think?
title Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?
spellingShingle Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?
Silva, Thaís Renata Ávila da, 1995-
Ensino de ciências
Poder (Ciências sociais)
Sociologia do conhecimento
Science teaching
Power (Social sciences)
Knowledge, Sociology of
title_short Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?
title_full Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?
title_fullStr Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?
title_full_unstemmed Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?
title_sort Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?
author Silva, Thaís Renata Ávila da, 1995-
author_facet Silva, Thaís Renata Ávila da, 1995-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arnt, Ana de Medeiros, 1977-
Schwantes, Lavínia
Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thaís Renata Ávila da, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Poder (Ciências sociais)
Sociologia do conhecimento
Science teaching
Power (Social sciences)
Knowledge, Sociology of
topic Ensino de ciências
Poder (Ciências sociais)
Sociologia do conhecimento
Science teaching
Power (Social sciences)
Knowledge, Sociology of
description Orientador: Ana de Medeiros Arnt
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640781
SILVA, Thaís Renata Ávila da. Ciências no ensino médio: o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?. 2020. 1 recurso online (144 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640781. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640781
identifier_str_mv SILVA, Thaís Renata Ávila da. Ciências no ensino médio: o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?. 2020. 1 recurso online (144 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640781. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161871
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (144 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138559156813824