Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640781 |
Resumo: | Orientador: Ana de Medeiros Arnt |
id |
UNICAMP-30_dc1630ff42f381081b36d5a3e181405d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1161871 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?Science in high school : what do students think?Ensino de ciênciasPoder (Ciências sociais)Sociologia do conhecimentoScience teachingPower (Social sciences)Knowledge, Sociology ofOrientador: Ana de Medeiros ArntDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Esta dissertação nasceu das inquietações da minha trajetória como professora de ciências e da urgência em permitir que os alunos tenham a oportunidade de falar por si quando pensamos o que vem sendo ensinado dentro das escolas. Para isto, através dos discursos e observação de campo, busquei analisar como os alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Prof° Dr. Paul Eugene Charbonneau, localizada na região sul de Campinas (Jd. Fernanda), entendem os conhecimentos e saberes, principalmente aqueles associados a ciência. Entendendo que o poder (FOUCAULT, 2017a) permeia e produz os indivíduos, discursos e saberes, buscou utilizá-lo como uma ferramenta para a construção da discussão a partir do material obtido. Os resultados nos propõem que apesar da importância de considerar-se o ensino e aprendizado de ciência como essencial ao exercício da cidadania, faltam aos alunos oportunidades para de fato aprender ciência e sobre ciência. Ao mesmo tempo, as experiências escolares têm permitido a esses alunos o aprendizado de saberes disciplinares fundamentais para torná-los força de trabalho, produtivos e garantir a manutenção de uma rede hegemônica de poderAbstract: The present dissertation was born out of concerns in my science teacher trajectory and as an urge allowing students to have an opportunity to speak for themselves about what has been taught within schools. Through discourse and field observation, tried to analyze how the junior year students of Prof. Dr. Paul Eugene Charbonneau State School, located in Campinas's south region (Jd. Fernanda), understand knowledge, mainly those in the field of science. Understanding that power (FOUCAULT, 2017a) permeates and produces individuals, speeches, and knowledge, we sought to use it as a tool for building the discussion from the material obtained. The results suggest that despite the importance of considering science teaching and learning as essential to the exercise of citizenship, students lack opportunities actually to learn science and about science. Simultaneously, school experiences have allowed these students to learn fundamental disciplinary knowledge to turn them into the workforce, productive, and guarantee the maintenance of hegemonic power relationsMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Arnt, Ana de Medeiros, 1977-Schwantes, LavíniaFigueirôa, Silvia Fernanda de MendonçaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Thaís Renata Ávila da, 1995-20202020-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (144 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640781SILVA, Thaís Renata Ávila da. Ciências no ensino médio: o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?. 2020. 1 recurso online (144 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640781. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161871Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-18T14:36:26Zoai::1161871Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-18T14:36:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think? Science in high school : what do students think? |
title |
Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think? |
spellingShingle |
Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think? Silva, Thaís Renata Ávila da, 1995- Ensino de ciências Poder (Ciências sociais) Sociologia do conhecimento Science teaching Power (Social sciences) Knowledge, Sociology of |
title_short |
Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think? |
title_full |
Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think? |
title_fullStr |
Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think? |
title_full_unstemmed |
Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think? |
title_sort |
Ciências no ensino médio : o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think? |
author |
Silva, Thaís Renata Ávila da, 1995- |
author_facet |
Silva, Thaís Renata Ávila da, 1995- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arnt, Ana de Medeiros, 1977- Schwantes, Lavínia Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thaís Renata Ávila da, 1995- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Poder (Ciências sociais) Sociologia do conhecimento Science teaching Power (Social sciences) Knowledge, Sociology of |
topic |
Ensino de ciências Poder (Ciências sociais) Sociologia do conhecimento Science teaching Power (Social sciences) Knowledge, Sociology of |
description |
Orientador: Ana de Medeiros Arnt |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-11-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640781 SILVA, Thaís Renata Ávila da. Ciências no ensino médio: o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?. 2020. 1 recurso online (144 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640781. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640781 |
identifier_str_mv |
SILVA, Thaís Renata Ávila da. Ciências no ensino médio: o que pensam os alunos? = Science in high school : what do students think?. 2020. 1 recurso online (144 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640781. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161871 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (144 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189170820677632 |