A argumentação oral no contexto do agrupamento multietário da educação infantil do município de Campinas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621400 |
Resumo: | Orientador: Luci Banks-Leite |
id |
UNICAMP-30_dc1bb42d29ebc87e72c0a6e12eb6580c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::915244 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A argumentação oral no contexto do agrupamento multietário da educação infantil do município de CampinasArgumentation oral in the context of a group of various ages in early childhood education in the city of CampinasDucrot, Oswald, 1930-Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975OratóriaEducação de criançasVozes sociaisDucrot, OswaldBakhtin, M. M. - (Mikhail Mikhailovitch)ArgumentationChildhood educationSocial voicesOrientador: Luci Banks-LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação tem como finalidade analisar o discurso oral de crianças entre 3 e 6 anos no contexto do agrupamento multietário. A fim de demonstrar a inegável presença da argumentação nos enunciados infantis, busca-se explicitar e analisar tanto os recursos linguísticos, como os princípios sociais evocados nos enunciados. As relações sociais e os posicionamentos das crianças nas interações discursivas também são analisados aqui. A partir dos objetivos e hipóteses levantados, assumiram-se como teoria que embasa este trabalho, os princípios da semântica argumentativa de Ducrot e, recorreu-se ainda ao conceito de dialogismo de Bakhtin. O desenvolvimento do trabalho tornou possível detectar uma grande semelhança entre os termos Topos e Vozes sociais presentes, respectivamente, nas teorias de Ducrot e Bakhtin. Nas análises verificou-se o todo dos discursos analisados, ou seja, a relação entre os enunciados, a consistência dos discursos e a continuidade dos temas abordados (nível macro). E ao mesmo tempo, destinou-se atenção às marcas linguísticas presentes nos enunciados infantis, as quais são responsáveis pela orientação argumentativa (nível micro). Assim como proposto por Nølke (1993), as análises foram centradas no material linguístico e em sua repercussão no nível macro. No nível da microargumentação, o foco da atenção incidiu sobre os operadores argumentativos e os encadeamentos argumento/conclusão, o que permitiu a visualização das diferentes estratégias argumentativas usadas pelas crianças na condução de seus interlocutores a uma determinada conclusão. No que se refere à macroestrutura argumentativa, o foco das análises manteve-se sobre a coordenação das ideias expressas nos diálogos infantis e a coerências das respostas. Os resultados apontaram para a forte presença da argumentação nos enunciados infantis.Abstract: This dissertation aims to analyze the oral speech of children between 3 and 6-years-old in the context of a group of various ages. In order to demonstrate the invariable presence of the argumentation set out in children, seeks to explain and analyze both linguistic resources, such as social principles evoked in the utterances. Social relations and placements of children in discursive interactions are also analyzed here. From the objectives and hypotheses raised, it was assumed as theory behind this work, the principles of argumentative semantics of Ducrot and, even resorted to the concept of dialogism of Bakhtin. The development work has made it possible to detect a great similarity between the terms Topos and Social Voices present respectively in the theories of Ducrot and Bakhtin. In the analysis it was found the whole the discourse analyzed, namely, the relationship between utterances, consistency and continuity of the discourse and themes (macro level). At the same time, attention was aimed at linguistic marks present in children's utterances, which are responsible for the argumentative orientation (micro level). As proposed by Nölke (1993), the analysis was focused on the linguistic material and its impact on the macro level. In argumentation micro level, the attention was focused on the argumentative operators and the threads argument / conclusion, allowing the visualization of different argumentative strategies used by children in the conduct of their interlocutors to a particular conclusion. As regards the macrostructure argumentative, the focus of the analysis was maintained over coordination of the ideas expressed in the dialogues and coherence of children's responses. The results pointed to the strong presence of the argumentation set out in children.MestradoPsicologia EducacionalMestra em Educação[s.n.]Banks-Leite, Luci, 1944-Figueira, Rosa AttiéPistori, Maria Helena CruzUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Anna Paula Rolim de, 1983-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf114 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621400LIMA, Anna Paula Rolim de. A argumentação oral no contexto do agrupamento multietário da educação infantil do município de Campinas. 2013. 114 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621400. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915244porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:08:55Zoai::915244Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:08:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A argumentação oral no contexto do agrupamento multietário da educação infantil do município de Campinas Argumentation oral in the context of a group of various ages in early childhood education in the city of Campinas |
title |
A argumentação oral no contexto do agrupamento multietário da educação infantil do município de Campinas |
spellingShingle |
A argumentação oral no contexto do agrupamento multietário da educação infantil do município de Campinas Lima, Anna Paula Rolim de, 1983- Ducrot, Oswald, 1930- Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Oratória Educação de crianças Vozes sociais Ducrot, Oswald Bakhtin, M. M. - (Mikhail Mikhailovitch) Argumentation Childhood education Social voices |
title_short |
A argumentação oral no contexto do agrupamento multietário da educação infantil do município de Campinas |
title_full |
A argumentação oral no contexto do agrupamento multietário da educação infantil do município de Campinas |
title_fullStr |
A argumentação oral no contexto do agrupamento multietário da educação infantil do município de Campinas |
title_full_unstemmed |
A argumentação oral no contexto do agrupamento multietário da educação infantil do município de Campinas |
title_sort |
A argumentação oral no contexto do agrupamento multietário da educação infantil do município de Campinas |
author |
Lima, Anna Paula Rolim de, 1983- |
author_facet |
Lima, Anna Paula Rolim de, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Banks-Leite, Luci, 1944- Figueira, Rosa Attié Pistori, Maria Helena Cruz Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Anna Paula Rolim de, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ducrot, Oswald, 1930- Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Oratória Educação de crianças Vozes sociais Ducrot, Oswald Bakhtin, M. M. - (Mikhail Mikhailovitch) Argumentation Childhood education Social voices |
topic |
Ducrot, Oswald, 1930- Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Oratória Educação de crianças Vozes sociais Ducrot, Oswald Bakhtin, M. M. - (Mikhail Mikhailovitch) Argumentation Childhood education Social voices |
description |
Orientador: Luci Banks-Leite |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621400 LIMA, Anna Paula Rolim de. A argumentação oral no contexto do agrupamento multietário da educação infantil do município de Campinas. 2013. 114 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621400. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621400 |
identifier_str_mv |
LIMA, Anna Paula Rolim de. A argumentação oral no contexto do agrupamento multietário da educação infantil do município de Campinas. 2013. 114 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621400. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 114 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189106823987200 |