Conhecimento psicologico e series iniciais : diretrizes para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larocca, Priscila
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584387
Resumo: Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
id UNICAMP-30_dc1bdaa747cbfda0a642c7c9d09a6a88
oai_identifier_str oai::114342
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Conhecimento psicologico e series iniciais : diretrizes para a formação de professoresPsicologia educacionalProfessores - FormaçãoEnsino de primeiro grauEducaçãoOrientador: Sergio Antonio da Silva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Visando propor diretrizes para a disciplina Psicologia da Educação no curso de formação de professores para as séries iniciais, através da identificação de conhecimentos relevantes de Psicologia, a presente pesquisa utilizou o procedimento de interações recorrentes, com dez sujeitos intencionalmente selecionados, conforme critérios de vinculação à área de conhecimento e ao exercício de atividades relacionadas às séries iniciais e/ou formação de professores. Das verbalizações dos sujeitos resultaram dados sobre conteúdostemáticos, formação teórica, organização do trabalho pedagógico e condições para um ensino de qualidade na disciplina. Estes dados permitiram situar o homem onilateral e o cotidiano do trabalho pedagógico e da prática social como objetos de análise, uma perspectica pluralista em relação às contribuições da Psicologia, a problematização dialéticaldialógica como sustentáculo de organização do trabalho pedagógico e a postura críticalinterventora na realidade como fim a ser alcançado. Defende-se, portanto, uma Psicologia da Educação centrada na modificação _ realidade educacional e social tcndo em vista a emancipação humana, razão pela qual se propõe uma "Psicologia para uma Educação Política"Abstract: The aim of this dissertation is to propose guide lines for the Psychology of Education as a discipline in Teacher Training courses for primary school teachers through the identification of relevant psychological knowledge. The present research has used a recurring interactional procedure with ten intentionalIy selected subjects, according to cri teria related to the field ofknowledge, to the work in the area in primary school and/or to the teacher training. From the reports presented by those involved in the research, we obtained data on: programs, theories, organisation ofthe pedagogical work and the necessary conditions for a high standard teaching of the disciplines. According to these data it was possible to define man in alI his dimensions, the daily pedagogical and social practice as objects of analysis, a pluralistic approach to the contribution of Psychology, the dialecticalldialogical questioning as a support ofthe pedagogical work and a criticallentervening attitude in reality as a major aim. Therefore, we are in favour of the teaching of the discipline, Psychology of Education, centred in changes towards the social and educational reality; bearing in mind human emancipation. Thus, we propose a "Psychology for Political Education"MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLarocca, Priscila1996info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf262f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584387LAROCCA, Priscila. Conhecimento psicologico e series iniciais: diretrizes para a formação de professores. 1996. 262f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584387. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114342porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T09:20:51Zoai::114342Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T09:20:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento psicologico e series iniciais : diretrizes para a formação de professores
title Conhecimento psicologico e series iniciais : diretrizes para a formação de professores
spellingShingle Conhecimento psicologico e series iniciais : diretrizes para a formação de professores
Larocca, Priscila
Psicologia educacional
Professores - Formação
Ensino de primeiro grau
Educação
title_short Conhecimento psicologico e series iniciais : diretrizes para a formação de professores
title_full Conhecimento psicologico e series iniciais : diretrizes para a formação de professores
title_fullStr Conhecimento psicologico e series iniciais : diretrizes para a formação de professores
title_full_unstemmed Conhecimento psicologico e series iniciais : diretrizes para a formação de professores
title_sort Conhecimento psicologico e series iniciais : diretrizes para a formação de professores
author Larocca, Priscila
author_facet Larocca, Priscila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Larocca, Priscila
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Professores - Formação
Ensino de primeiro grau
Educação
topic Psicologia educacional
Professores - Formação
Ensino de primeiro grau
Educação
description Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584387
LAROCCA, Priscila. Conhecimento psicologico e series iniciais: diretrizes para a formação de professores. 1996. 262f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584387. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584387
identifier_str_mv LAROCCA, Priscila. Conhecimento psicologico e series iniciais: diretrizes para a formação de professores. 1996. 262f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584387. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114342
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
262f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188794174275584