A constituição da relação dos professores das séries iniciais com o conhecimento escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257729 |
Resumo: | O presente estudo pretende reunir alguns elementos à compreensão da constituição da relação dos professores das séries iniciais com o conhecimento escolar, focalizando os discursos produzidos sobre a escola e na escola, referentes aos saberes oportunizados às crianças nas instituições de ensino público. Para tal, foram abordados, centralmente, dois discursos. O primeiro consiste na teorização desenvolvida pela tendência curricular crítica brasileira nas duas últimas décadas. E o segundo, nas reflexões realizadas pelos professores e pela equipe pedagógica das séries iniciais do 1º Grau de uma escola pública da periferia de Porto Alegre. Em ambos focalizo as problematizações e soluções em torno do conhecimento escolar e da docência, buscando examinar a constituição de uma forma específica de se pensar e fazer educação no Currículo por Atividades. A partir deste estudo, destaquei dois aspectos como essenciais à constituição da relação dos professores das séries iniciais com o conhecimento escolar. O primeiro deles diz respeito à trajetória da escola pesquisada. Busquei refletir sobre o trabalho realizado naquela instituição, considerando o tipo de relação que a mesma mantinha com a comunidade onde estava localizada. O segundo aspecto destacado como essencial à constituição da relação dos professores das séries iniciais com o conhecimento escolar, refere-se à trajetória dos profissionais do Currículo por Atividades – 1ª a 4ª série. Enfatizei dados relativos a sua formação e experiência profissional. |
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Alves, Claudia AcostaFischer, Nilton Bueno2023-05-04T04:06:50Z1996http://hdl.handle.net/10183/257729000189502O presente estudo pretende reunir alguns elementos à compreensão da constituição da relação dos professores das séries iniciais com o conhecimento escolar, focalizando os discursos produzidos sobre a escola e na escola, referentes aos saberes oportunizados às crianças nas instituições de ensino público. Para tal, foram abordados, centralmente, dois discursos. O primeiro consiste na teorização desenvolvida pela tendência curricular crítica brasileira nas duas últimas décadas. E o segundo, nas reflexões realizadas pelos professores e pela equipe pedagógica das séries iniciais do 1º Grau de uma escola pública da periferia de Porto Alegre. Em ambos focalizo as problematizações e soluções em torno do conhecimento escolar e da docência, buscando examinar a constituição de uma forma específica de se pensar e fazer educação no Currículo por Atividades. A partir deste estudo, destaquei dois aspectos como essenciais à constituição da relação dos professores das séries iniciais com o conhecimento escolar. O primeiro deles diz respeito à trajetória da escola pesquisada. Busquei refletir sobre o trabalho realizado naquela instituição, considerando o tipo de relação que a mesma mantinha com a comunidade onde estava localizada. O segundo aspecto destacado como essencial à constituição da relação dos professores das séries iniciais com o conhecimento escolar, refere-se à trajetória dos profissionais do Currículo por Atividades – 1ª a 4ª série. Enfatizei dados relativos a sua formação e experiência profissional.The present study intends to rejoin some elements for the comprehension of the relation between teachers and school knowledge, focusing the speeches produced about school and in the school and in the school, refering to knowledges children learn in public schools. For that, we broach mainly, two tipes of speeches. The first one consists on the theoretic developed by the brazilian critical tendency of curriculum in the last two decades. And the second one, in reflections made by teachers and by pedagogic staff of one elementary public school in the boundaries of Porto Alegre. In both cases the focus is on the problems and the solutions around the school knowledge and the teaching, trying to exam the constitution of a specific way of thinking and making education in elementary school. In the study, I detached two essencial aspects for the constitution of the relation between elementary school teachers and school knowledge. The first one is related to the trajectory of the researched school, considering the work made in that institution and the type os relation maintained with the community where it was located. The second aspect detached as essencial for the constitution of the relation between elementary school teachers and school knowledge, refers to the trajectory of the elementary school teachers – (1st to 4th year). Emphasizing data related to their background and professional experience.application/pdfporProfessorEnsino de primeiro grauSéries iniciaisA constituição da relação dos professores das séries iniciais com o conhecimento escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1996mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000189502.pdf.txt000189502.pdf.txtExtracted Texttext/plain195727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257729/2/000189502.pdf.txtb3e4587e2b5217512b5e7ac369988401MD52ORIGINAL000189502.pdfTexto completoapplication/pdf9141340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257729/1/000189502.pdf54f133efc171cc5e93aec4224442f98eMD5110183/2577292023-05-10 03:28:02.711151oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257729Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-10T06:28:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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