A trajetória de produção de currículo da disciplina de Matemática Discreta em um curso superior de tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biajone, Jefferson, 1975-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1630876
Resumo: Orientador: Elisabeth Barolli
id UNICAMP-30_dc394e7f9bb6c32c786fafdfce0ab1a9
oai_identifier_str oai::982325
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A trajetória de produção de currículo da disciplina de Matemática Discreta em um curso superior de tecnologiaThe curriculum production trajectory of the Discrete Mathematics discipline in an undergraduate technology courseCiência da computação - MatemáticaEnsino superiorCurrículos - PlanejamentoEducação e Estado - Formação de políticasAnálise de sistemasComputer science - MathematicsCurriculum planningHigher educationEducation and state - Policy sciencesSystem analysisOrientador: Elisabeth BarolliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Esta pesquisa de doutorado consiste em um estudo de caso interpretativo que objetiva caracterizar a trajetória de produção de currículo da Matemática Discreta (MD) da sua formulação inicial como disciplina na Ciência da Computação à implementação de sua prescrição na moldagem realizada por seis professores do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) de uma instituição de Ensino Superior Tecnológico (IEST) brasileira. Orientada pela questão investigativa: que caminhos foram percorridos pela produção curricular da MD na sua trajetória pelos contextos de influência, produção de texto e prática em um curso superior de tecnologia em ADS? ¿ a pesquisa tem por referenciais contribuições da Teoria de Currículo (GIMENO SACRISTÁN), da História das Disciplinas (GOODSON) e da Abordagem do Ciclo de Políticas (BALL et al.) nas conceituações que propiciaram acerca do currículo da MD como processo resultante do cruzamento de influências diversas nas quais a disciplina foi submetida da sua constituição à sua implementação na prática em ADS. Em termos metodológicos, trata-se de uma investigação qualitativa que explorou a produção curricular da disciplina de MD na pesquisa bibliográfica que incidiu sobre os últimos quarenta anos de sua existência universitária e na pesquisa de campo com seis professores atuantes em campi da IEST cujos depoimentos colhidos em entrevistas semi-estruturadas foram submetidos a uma análise narrativa. Para tanto, a caracterização da produção em questão se deu em torno das etapas da constituição disciplinar, prescrição curricular e implementação da MD que integram a trajetória em correspondência aos contextos de influência, produção de textos e prática do Ciclo de Políticas, respectivamente. Os resultados da pesquisa no estudo realizado nas suas duas primeiras etapas apontam que a constituição e a prescrição da MD no bacharelado em Ciência da Computação e na tecnologia em ADS não só estiveram articulados entre si em termos de produção curricular, como também ocorreram num território contestado em torno de posicionamentos, propósitos e discursos diversos advindos de disputas e acordos entre grupos de interesse envolvidos em definir o que seria essa disciplina e o que significaria ser educado por ela perante as demandas de um mercado de trabalho em constante expansão e de uma indústria computacional em expressivo desenvolvimento tecnológico. Na terceira etapa, os resultados obtidos apontam que na sala de aula há produção de currículo da MD, evidenciando o papel de intelectuais transformadores exercido pelos seis professores entrevistados, cuja diversidade de versões particulares que elaboraram dessa disciplina demonstrou que sua produção em sala de aula não se dá numa relação simples e direta entre prescrição e implementação, mas conflitada é por intenções de aceitação e resistência, continuidade e ruptura com a proposta que lhes foi apresentada segundo aspectos que relacionaram à própria prescrição, à formação e saberes profissionais, ao relacionamento com a coordenação e colegas de curso, ao perfil dos alunos e à finalidades curriculares por eles valorizadas à luz de seus ideários docentes e dos modos pelos quais lidaram com condições contextuais que atravessaram a implementação da disciplina no contexto da prática de seus cursos de ADSAbstract: This doctoral research consists of an interpretative case study that aims to characterize the Discrete Mathematics (DM) discipline curriculum production trajectory that ranges from its initial formulation as a Computer Science undergraduate course to the implementation of its prescribed curriculum in the molding made by six professors at a technological course in System Analysis and Development (SAD) of a brazilian Technological College (BTC). Oriented by the investigative question: what paths were traveled by the DM curriculum production in its trajectory by the contexts of influence, text production and practice in an technological course in SAD? This doctoral research has as reference contributions derived from Curriculum Theory (GIMENO SACRISTÁN), from History of Disciplines (GOODSON) and from the Policy Cycle approach (BALL et al.) in their conceptualizations provided about the DM curriculum as a process resulting from the crossing of diverse influences in which the discipline was submitted from its constitution to its implementation in SAD. As of its methodological procedures, this is a qualitative study that explores the MD curriculum production in a bibliographical research that focus on the last forty years of its university existence and the field research with the interview of six professors teaching at BTC campuses whose production was submitted to a Narrative Analysis. For that, the characterization of the named production happened in the steps of disciplinary constitution, curricular prescription and DM implementation that integrate the trajectory in correspondence of the context of influence, text production and practice, respectively. The results of this research in the study done in the first two steps points out that the constitution and the prescription of the DM discipline in the Computer Science undergraduate curriculum and in the SAD undergraduate technology curriculum are not only articulated to each other in terms of curriculum production, but they also happened in a contested territory around positions, purposes and speeches various originated from disputes and deals between groups of interest involved in defining what is this discipline and what means to be educated by it in front of the demands of a job market in constant expansion and a computational industry in expressive technological development. As of the third step, the results obtained point out that in the classroom there are DM curriculum production evidencing that the role of transforming intellectual exercised by the six interviewed professors, whose diversity of particular versions produced of the discipline demonstrates that its classroom production does not happen in a simple and direct relation between prescription and implementation, but it is conflited by intentions of acceptance and resistance, continuity and rupture with the proposal that is presented to them according to aspects related to its own prescribed curriculum, the professional knowledge and development, the relationship with the course coordination and colleagues, the students profile and the curricular goals valorized by them due to their teaching ideary and the ways by which they dealt with the contextual conditions that passed through the discipline implementation at the practice context of their SAD coursesDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Barolli, Elisabeth, 1953-Fiorentini, DarioRibeiro, Carlos Miguel da SilvaMainardes, JeffersonVillani, AlbertoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBiajone, Jefferson, 1975-20172017-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf296 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1630876BIAJONE, Jefferson. A trajetória de produção de currículo da disciplina de Matemática Discreta em um curso superior de tecnologia. 2017. 296 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1630876. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/982325Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T10:14:18Zoai::982325Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-04-29T10:14:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A trajetória de produção de currículo da disciplina de Matemática Discreta em um curso superior de tecnologia
The curriculum production trajectory of the Discrete Mathematics discipline in an undergraduate technology course
title A trajetória de produção de currículo da disciplina de Matemática Discreta em um curso superior de tecnologia
spellingShingle A trajetória de produção de currículo da disciplina de Matemática Discreta em um curso superior de tecnologia
Biajone, Jefferson, 1975-
Ciência da computação - Matemática
Ensino superior
Currículos - Planejamento
Educação e Estado - Formação de políticas
Análise de sistemas
Computer science - Mathematics
Curriculum planning
Higher education
Education and state - Policy sciences
System analysis
title_short A trajetória de produção de currículo da disciplina de Matemática Discreta em um curso superior de tecnologia
title_full A trajetória de produção de currículo da disciplina de Matemática Discreta em um curso superior de tecnologia
title_fullStr A trajetória de produção de currículo da disciplina de Matemática Discreta em um curso superior de tecnologia
title_full_unstemmed A trajetória de produção de currículo da disciplina de Matemática Discreta em um curso superior de tecnologia
title_sort A trajetória de produção de currículo da disciplina de Matemática Discreta em um curso superior de tecnologia
author Biajone, Jefferson, 1975-
author_facet Biajone, Jefferson, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barolli, Elisabeth, 1953-
Fiorentini, Dario
Ribeiro, Carlos Miguel da Silva
Mainardes, Jefferson
Villani, Alberto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Biajone, Jefferson, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação - Matemática
Ensino superior
Currículos - Planejamento
Educação e Estado - Formação de políticas
Análise de sistemas
Computer science - Mathematics
Curriculum planning
Higher education
Education and state - Policy sciences
System analysis
topic Ciência da computação - Matemática
Ensino superior
Currículos - Planejamento
Educação e Estado - Formação de políticas
Análise de sistemas
Computer science - Mathematics
Curriculum planning
Higher education
Education and state - Policy sciences
System analysis
description Orientador: Elisabeth Barolli
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-02-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1630876
BIAJONE, Jefferson. A trajetória de produção de currículo da disciplina de Matemática Discreta em um curso superior de tecnologia. 2017. 296 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1630876. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1630876
identifier_str_mv BIAJONE, Jefferson. A trajetória de produção de currículo da disciplina de Matemática Discreta em um curso superior de tecnologia. 2017. 296 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1630876. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/982325
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
296 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189116120662016