Implantação da metodologia QFD em uma agencia bancaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marcelo Martins Melgaço
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587481
Resumo: Orientador: Ettore Bresciani Filho
id UNICAMP-30_dc3c1044dedaf5fd3638e4beb9c866fc
oai_identifier_str oai::175601
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Implantação da metodologia QFD em uma agencia bancariaGestão da qualidade totalDesdobramento de função da qualidadeSatisfação dos consumidoresOrientador: Ettore Bresciani FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo de implantação da metodologia QFD em uma empresa do setor de serviços, visando a melhoria de seu desempenho no atendimento aos clientes. Detalham-se, inicialmente, os principais aspectos constituintes da "Voz do Cliente". Discorre-se sobre a importância da obtenção de informações dos clientes relativas ao desempenho da organização, e de que maneira essas informações podem se integrar ao seu sistema de gestão para permitir análises e decisões bem fundamentadas. Em seguida, apresenta-se a metodologia QFD (Quality Function Deployment), sua origem, conceituação e a forma como se integra ao enfoque sistêmico da qualidade. Faz-se considerações acerca da metodologia QFD como ferramenta de um novo paradigma de qualidade, apresentando-se um modelo para priorização de processos para análise. Demonstra-se a aplicabilidade desse modelo na priorização de processos por meio de sua implantação em uma agência bancária. Detalham-se as etapas que o constituem, partindo da determinação das necessidades dos clientes até a obtenção dos resultados que possibilitam a análise dos processos que compõem a estrutura geradora dos produtos e serviços da agência. As conclusões finais do trabalho comprovam a eficácia do emprego da metodologia QFD na análise dos processos e das necessidades dos clientes, permitindo determinar as relações entre o desempenho dos processos e a satisfação dos clientes de uma organizaçãoAbstract: This work has the goal to present an implementation model of the quality function deployment (QFD) methodology in a service company, which aims the improvement of its efficiency in the customer service area. Initially, the main aspects that make part of the "Voice of the Customer" are detailed. Then, there is a discussion about the importance to obtain customer information related to the organization performance, and how this information can be integrated to the management system to allow the development of well based analysis and decisions. Following, this research presents the QFD methodology, its origin, concepts, and the way it is integrated to the systematic approach of quality. It makes some considerations about the QFD methodology as a tool of a new paradigm of quality, showing this methodology as a model for prioritization of process analysis. This work presents the application of this model in the prioritization of process through its implementation in a bank agency. It details the phases that constitute it, starting from the determination of customers' needs up to getting the results which allow the analysis of the process that constitute the structure that generate the products and agency services. The final conclusions prove the efficiency of the applicability of the QFD methodology in the analysis of process and customers' needs, allowing the determination of the relation between process performance and satisfaction of an organization's customersMestradoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Bresciani Filho, Ettore, 1938-Batocchio, AntonioRabelo, Flavio MarcilioUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Marcelo Martins Melgaço19991999-08-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf87 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587481COSTA, Marcelo Martins Melgaço. Implantação da metodologia QFD em uma agencia bancaria. 1999. 87 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587481. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175601porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:56:27Zoai::175601Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:56:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação da metodologia QFD em uma agencia bancaria
title Implantação da metodologia QFD em uma agencia bancaria
spellingShingle Implantação da metodologia QFD em uma agencia bancaria
Costa, Marcelo Martins Melgaço
Gestão da qualidade total
Desdobramento de função da qualidade
Satisfação dos consumidores
title_short Implantação da metodologia QFD em uma agencia bancaria
title_full Implantação da metodologia QFD em uma agencia bancaria
title_fullStr Implantação da metodologia QFD em uma agencia bancaria
title_full_unstemmed Implantação da metodologia QFD em uma agencia bancaria
title_sort Implantação da metodologia QFD em uma agencia bancaria
author Costa, Marcelo Martins Melgaço
author_facet Costa, Marcelo Martins Melgaço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bresciani Filho, Ettore, 1938-
Batocchio, Antonio
Rabelo, Flavio Marcilio
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marcelo Martins Melgaço
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da qualidade total
Desdobramento de função da qualidade
Satisfação dos consumidores
topic Gestão da qualidade total
Desdobramento de função da qualidade
Satisfação dos consumidores
description Orientador: Ettore Bresciani Filho
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-08-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587481
COSTA, Marcelo Martins Melgaço. Implantação da metodologia QFD em uma agencia bancaria. 1999. 87 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587481. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587481
identifier_str_mv COSTA, Marcelo Martins Melgaço. Implantação da metodologia QFD em uma agencia bancaria. 1999. 87 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587481. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175601
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
87 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138341053005824