O papel do lexico na compreensão em leitura em lingua estrangeira : foco no produto e no processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582129
Resumo: Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
id UNICAMP-30_dd4b95839ddd757840b1d4adf2a811f9
oai_identifier_str oai::84262
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O papel do lexico na compreensão em leitura em lingua estrangeira : foco no produto e no processoLíngua inglesa - Estudo e ensinoLingua inglesa - LexicologiaLeituraOrientador: Marilda do Couto CavalcantiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho visa investigar, na perspectiva de um modelo de leitura interativo, o papel do vocabulário na compreensão em leitura em um contexto de língua estrangeira (LE doravante). Mais especificamente seu objetivo é avaliar a competência lexical em inglês de alguns brasileiros em uma universidade estadual paulista e tentar relacionar essa competência à sua habilidade de leitura de textos gerais em inglês. Embora a literatura saliente a importância dessa contribuição, não há dados conclusivos referentes à natureza dessa relação, principalmente em L.E. A evidência de um possível nivel limiar de competência lexical é investigada, assim como as implicações desse limiar para o processo e o produto da compreensão. Considerando-se a complexidade do processo de leitura, ou seja, um processo em que há a interação de vários componentes, este estudo não poderia deixar de incluir dados sobre outros aspectos, tais como conhecimento prévio ou conceitual, proficiência em leitura em língua materna (LM doravante) e concepções do leitor sobre o processo de leitura. O problema é investigado sob dois focos diferentes, ou seja, de produto e de processo, envolvendo análises de ênfase quantitativa e qualitativa, que se complementam. Os dados de ênfàse quantitativa, com foco na compreensão enquanto produto, considera 49 sujeitos e foram coletados através de questionários, testes de vocabulário, de leitura e de conhecimento conceitual. Os testes de vocabulário foram elaborados a partir de wn conceito rico de vocabulário (Richards 1976). Esse conceito considera o vocabulário em sua extensão e profundidade, euvolvendo vários componentes, que podem ser lingüísticos, psicolingilísticos e sociolinguísticos, incluindo também uma dimensão de uso. Os resultados desse estudo mostram uma relação forte entre competência lexical e compreensão em leitura, que pode ser observada através de correções e comprovada através da análise fatorial. Os dados de ênfase qualitativa com foco no processo da compreensão foram obtidos através de protocolos de leitura de três sujeitos, Com diferentes graus de proficiência em leitura, selecionados a partir do estudo de produto. Esses dados mostram que as pausas no processo de construção de sentido do texto dos três leitores são. detonadas por problemas que, na superficie, podem ser considerados lexicais, ou de acesso a significados de palavras, mas que uma análise mais profunda mostram estarem relacionados também à dificuldades nos níveis sintático, morfol8gico, fonológico, semântico e pragmático-discursivo. A competência lexical mais desenvolvida do leitor intermediário avançado deste estudo lhe permite utilizar dos vários recursos (definidos como a interação entre fontes/níveis de conhecimento e as restrições do texto ou pistas) para o estabelecimento do contexto do texto e do contexto geral, na maior parte das vezes de forma automática, o que lhe possibilita construir o contexto de forma controlada, quando necessário, não apenas para a inferência de palavras, mas, principalmente, para a construção de um sentido para o texto, ou para processamentos de nível mais alto. A competência lexical menos desenvolvida dos outros dois leitores, por outro lado, caracterizada por dificuldades nos vários níveis acima identificados, leva-os a depender da construção de um contexto de forma controlada para o acesso às palavras. Como estas são muito numerosas, toda sua capacidade de processamento acaba sendo consumida nesse processo, e seu foco, na leitura, acaba sendo a inferencia ou decodificação dessas palavras, e não a construção de um sentido para o texto. Os dados dos dois estudos mostram que o conhecimento conceitual, a leitura em LM assim como diferentes concepções de leitura, embora importantes, não parecem compensar, sem maiores problemas, lacunas na competência lexical, evidenciando, portanto, um nível limiar de competência lexical que é relativo, uma vez que parece variar de acordo com o texto e propósitos de leitura. Entretanto, embora uma competência lexical bem desenvolvida seja uma condição necessária para uma interpretação pragmática, ou para a negociação de sentidos que caracteriza uma leitura crítica, ela do é suficiente. Nesse sentido, fatores pragmáticos, relacionados à situação de leitura são fundamentais. Este estudo oferece: contribuições téoricas, relacionadas ao conceito de competência lexica; contribuições metodológicas, que dizem respeito principalmente ao seu desenho de pesquisa inovador e abraogente; e, finalmente contribuições práticas, vistas enquanto um conjunto de subsídios para o ensino e avaliação da leitura e do vocabulário em uma situação de LEAbstract: Not informed.DoutoradoDoutor em Linguística[s.n.]Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-Koch, Ingedore Grunfeld VillaçaSchmitz, John RobertMoita Lopes, Luiz Paulo daLeffa, Vilson JoseUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASScaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-19951995-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf345 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582129SCARAMUCCI, Matilde Virginia Ricardi. O papel do lexico na compreensão em leitura em lingua estrangeira: foco no produto e no processo. 1995. 345 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582129. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/84262porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:18:14Zoai::84262Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:18:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do lexico na compreensão em leitura em lingua estrangeira : foco no produto e no processo
title O papel do lexico na compreensão em leitura em lingua estrangeira : foco no produto e no processo
spellingShingle O papel do lexico na compreensão em leitura em lingua estrangeira : foco no produto e no processo
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Lexicologia
Leitura
title_short O papel do lexico na compreensão em leitura em lingua estrangeira : foco no produto e no processo
title_full O papel do lexico na compreensão em leitura em lingua estrangeira : foco no produto e no processo
title_fullStr O papel do lexico na compreensão em leitura em lingua estrangeira : foco no produto e no processo
title_full_unstemmed O papel do lexico na compreensão em leitura em lingua estrangeira : foco no produto e no processo
title_sort O papel do lexico na compreensão em leitura em lingua estrangeira : foco no produto e no processo
author Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
author_facet Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Koch, Ingedore Grunfeld Villaça
Schmitz, John Robert
Moita Lopes, Luiz Paulo da
Leffa, Vilson Jose
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Lexicologia
Leitura
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Lexicologia
Leitura
description Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-03-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582129
SCARAMUCCI, Matilde Virginia Ricardi. O papel do lexico na compreensão em leitura em lingua estrangeira: foco no produto e no processo. 1995. 345 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582129. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SCARAMUCCI, Matilde Virginia Ricardi. O papel do lexico na compreensão em leitura em lingua estrangeira: foco no produto e no processo. 1995. 345 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582129. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/84262
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
345 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188772186685440