Interface entre saberes da tradição e saberes docentes : suas implicações no ensino de geociências em escolas ribeirinhas no Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640298
Resumo: Orientador: Roberto Greco
id UNICAMP-30_dd637e49c6bf8472f71c92ccfc4a837c
oai_identifier_str oai::1158122
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Interface entre saberes da tradição e saberes docentes : suas implicações no ensino de geociências em escolas ribeirinhas no AmazonasInterface between knowledge of tradition and teaching knowledge : it's implications in the teaching of geosciences in riverside schools in the AmazonCultura popularSaberes do docenteGeociênciasEscolasPopular cultureTeaching KnowledgeGeosciencesSchoolsOrientador: Roberto GrecoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: O trabalho intitulado "Interface entre saberes da tradição e saberes docentes: suas implicações no ensino de geociências em escolas ribeirinhas no Amazonas", e aqui apresentado, é resultado de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi compreender em que medida os saberes tradicionais amazônicos permeiam os saberes docentes e as práticas educativas dos professores, no que tange ao ensino de geociências realizado nas escolas ribeirinhas do município de Parintins (AM). A pesquisa justificou-se pelo desejo de se pensar na formação de professores e, um ensino que priorize a vivência e os saberes locais dos estudantes do contexto amazônico, em consonância com os saberes científicos, inerentes à educação escolar, contribuindo com a formação de pessoas capazes de compreender-se como sujeitos construtores de seu próprio conhecimento, dotando-os de possibilidades para intervir positivamente em seu meio de vivência. Os sujeitos partícipes da pesquisa são dez professores que ensinam geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como seus alunos. Os dados foram obtidos nos encontros com os professores no Grupo Focal (GF), e em atividades formativas realizadas no contexto onde os professores trabalham. Os resultados da pesquisa apresentados surgiram dos posicionamentos dos professores colaboradores, dialogando com aportes teóricos da complexidade, da transdisciplinaridade, dando origem a abordagens metodológicas voltadas para o ensino de conteúdos geográficos/geocientíficos, realizados nas escolas em estudo, os quais permitem defender a tese de que os saberes da tradição amazônica podem servir de instrumento incentivador para que o ensino e a aprendizagem se concretizem de forma eficaz. Mas, para que isso ocorra, é necessária uma formação inicial e continuada dos professores realizada de modo reflexivo e dialógico, o que poderá ampliar a construção de seus saberes docentes e a corporificação de metodologias e ações didáticas que possibilitem o desenvolvimento de práticas transdisciplinares, propícias a serem desenvolvidas em escolas que adotam um ensino multisseriado, a exemplo das escolas em estudoAbstract: The work entitled "Interface between knowledge of tradition and teaching knowledge: its implications in the teaching of geosciences in riverside schools in the Amazon", and presented here, is the result of a qualitative research, whose objective was to understand to what extent traditional Amazonian knowledge permeates the teaching knowledge and educational practices of teachers, with regard to the teaching of geosciences carried out in the riverside schools of the municipality of Parintins (AM). The research was justified by the desire to think about teacher education and, a teaching that prioritizes the experience and local knowledge of students in the Amazonian context, in line with the scientific knowledge inherent to school education, contributing to the formation of people capable of understanding themselves as subjects who construct their own knowledge, giving them possibilities to intervene positively in their means of experience. The subjects who participated in the research are ten teachers who teach geography in the final years of elementary school, as well as their students. The data were obtained in meetings with teachers in the Focal Group (GF), and in training activities carried out in the context where the teachers work. The results of the research presented arose from the positions of the collaborating teachers, dialoguing with theoretical contributions of complexity, of transdisciplinarity, giving rise to methodological approaches aimed at teaching geographical/geoscientific contents, carried out in the schools under study, which allow defending the thesis that the knowledge of the Amazonian tradition can serve as an encouraging tool for teaching and learning to be effectively realized. However, for this to occur, it is necessary an initial and continuous training of teachers performed in a reflexive and dialogical way, which may expand the construction of their teaching knowledge and the embodiment of teaching methodologies and actions that enable the development of transdisciplinary practices, conducive to be developed in schools that adopt a multiserial teaching, such as the schools under studyDoutoradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraDoutora em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Greco, Roberto, 1973-Monteiro, Marko Synésio AlvesStraforini, RafaelAzevedo Filho, João D'Anuzio Menezes deBaptista, Geilsa Costa SantosUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966-20202020-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (175 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640298JACAÚNA, Carmen Lourdes Freitas dos Santos. Interface entre saberes da tradição e saberes docentes: suas implicações no ensino de geociências em escolas ribeirinhas no Amazonas. 2020. 1 recurso online (175 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640298. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1158122Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-10T14:55:15Zoai::1158122Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-02-10T14:55:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interface entre saberes da tradição e saberes docentes : suas implicações no ensino de geociências em escolas ribeirinhas no Amazonas
Interface between knowledge of tradition and teaching knowledge : it's implications in the teaching of geosciences in riverside schools in the Amazon
title Interface entre saberes da tradição e saberes docentes : suas implicações no ensino de geociências em escolas ribeirinhas no Amazonas
spellingShingle Interface entre saberes da tradição e saberes docentes : suas implicações no ensino de geociências em escolas ribeirinhas no Amazonas
Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966-
Cultura popular
Saberes do docente
Geociências
Escolas
Popular culture
Teaching Knowledge
Geosciences
Schools
title_short Interface entre saberes da tradição e saberes docentes : suas implicações no ensino de geociências em escolas ribeirinhas no Amazonas
title_full Interface entre saberes da tradição e saberes docentes : suas implicações no ensino de geociências em escolas ribeirinhas no Amazonas
title_fullStr Interface entre saberes da tradição e saberes docentes : suas implicações no ensino de geociências em escolas ribeirinhas no Amazonas
title_full_unstemmed Interface entre saberes da tradição e saberes docentes : suas implicações no ensino de geociências em escolas ribeirinhas no Amazonas
title_sort Interface entre saberes da tradição e saberes docentes : suas implicações no ensino de geociências em escolas ribeirinhas no Amazonas
author Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966-
author_facet Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Greco, Roberto, 1973-
Monteiro, Marko Synésio Alves
Straforini, Rafael
Azevedo Filho, João D'Anuzio Menezes de
Baptista, Geilsa Costa Santos
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura popular
Saberes do docente
Geociências
Escolas
Popular culture
Teaching Knowledge
Geosciences
Schools
topic Cultura popular
Saberes do docente
Geociências
Escolas
Popular culture
Teaching Knowledge
Geosciences
Schools
description Orientador: Roberto Greco
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-10-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640298
JACAÚNA, Carmen Lourdes Freitas dos Santos. Interface entre saberes da tradição e saberes docentes: suas implicações no ensino de geociências em escolas ribeirinhas no Amazonas. 2020. 1 recurso online (175 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640298. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640298
identifier_str_mv JACAÚNA, Carmen Lourdes Freitas dos Santos. Interface entre saberes da tradição e saberes docentes: suas implicações no ensino de geociências em escolas ribeirinhas no Amazonas. 2020. 1 recurso online (175 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640298. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1158122
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (175 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138557266231296