O oceano Shakespeare : uma (auto)biografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615418 |
Resumo: | Orientador: Ernesto Giovanni Boccara |
id |
UNICAMP-30_dd9fd9e59a44c61d561bfb2112d8bca8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::795861 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O oceano Shakespeare : uma (auto)biografiaOcean Shakespeare : an (auto)biographyShakespeare, William, 1564-1616TeatroArteTeatros - Cenografia e cenáriosTheatreArtTheatre - Set design and scenariosGlobeOrientador: Ernesto Giovanni BoccaraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa tem por finalidade avaliar a possibilidade de que as peças de William Shakespeare tenham sido compostas em estreita relação com o desenvolvimento e prática dos atores da companhia da qual ele era sócio e para a qual escreveu a maioria de suas peças, a saber, a Companhia Chamberlain's Men que após a morte da Rainha Elizabeth I passou a ser denominada King's Men. A origem de Shakespeare, diversa dos autores populares da época, formados nas universidades e conhecidos como os "university wits" fez com que ele fosse um autor muito mais próximo dos atores, do que se costumava ver, o que lhe permitiu um aproveitamento muito mais amplo das características destes artistas para fazer com que seus personagens alcançassem um nível de realidade e verdade comportamental, raramente vista antes dele. Consequentemente, em função de sua origem, defendemos também que a obra dramática de Shakespeare só atinge sua plenitude quando efetivamente encenada e colocada no palco através da energia viva e presente do ator. Sendo que, se nos limitarmos apenas a sua leitura, apesar de experimentarmos algum deleite, sem os efeitos da ação dramática, a obra fica diminuída, sendo menos eficiente no que tange ao envolvimento profundo e completo dos sentidos. Por último, este trabalho defende também, que por estarem tão fundamentalmente envolvidos em todo o processo relativo a sua obra, são os atores, os verdadeiros e naturais herdeiros de Shakespeare, devendo-se recorrer a eles - à sua arte e seu talento - sempre que a necessária decodificação da obra se apresente, pois trata-se em última análise, como toda a ação dramática, da "fisicalidade" do ator e não de divagações filosóficasAbstract: The purpose of this research was to evaluate the possibility that William Shakespeare's plays were composed in close relation with the development and practice of the players of the company where he was a partner and for which he wrote most of his plays, namely The Chamberlain's Men that after Queen Elizabeth's death became The King's Men. The origin of Shakespeare, unlike the popular authors of his time who graduated from universities and were known as the "university wits", made him an author much closer to the actors than were these other authors, allowing him to make more profound use of the characteristics of these artists, reaching a level of reality and a behavioral truth rarely seen before. Consequently, because of its origin, we also argue that Shakespeare's dramatic work reaches its fullness only when staged and placed on stage through the living energy of the actor. If we are limited only to the reading, despite experiencing some delight, without the effects of the dramatic action the work becomes diminished, being less efficient regarding the deep and full involvement of the senses. Finally, it is also argued that, because they are so fundamentally involved in the process regarding his work, the actors are Shakespeare's true and natural heirs, and one must resort to them - their art and talent - whenever decoding his work. Ultimately it is, as with every dramatic action, the "physicality" of the actor and all the human essence that matters more than the philosophical ramblingsDoutoradoArtes VisuaisDoutor em Artes[s.n.]Boccara, Ernesto Giovanni, 1948-Zimmermann, Elisabeth BauchPfutzenreuter, Edson do PradoPires, Beatriz Helena Fonseca FerreiraBorges, Fernanda CarlosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarin, Ronaldo2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf183 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615418MARIN, Ronaldo. O oceano Shakespeare: uma (auto)biografia. 2011. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615418. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/795861porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:16:36Zoai::795861Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:16:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O oceano Shakespeare : uma (auto)biografia Ocean Shakespeare : an (auto)biography |
title |
O oceano Shakespeare : uma (auto)biografia |
spellingShingle |
O oceano Shakespeare : uma (auto)biografia Marin, Ronaldo Shakespeare, William, 1564-1616 Teatro Arte Teatros - Cenografia e cenários Theatre Art Theatre - Set design and scenarios Globe |
title_short |
O oceano Shakespeare : uma (auto)biografia |
title_full |
O oceano Shakespeare : uma (auto)biografia |
title_fullStr |
O oceano Shakespeare : uma (auto)biografia |
title_full_unstemmed |
O oceano Shakespeare : uma (auto)biografia |
title_sort |
O oceano Shakespeare : uma (auto)biografia |
author |
Marin, Ronaldo |
author_facet |
Marin, Ronaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Boccara, Ernesto Giovanni, 1948- Zimmermann, Elisabeth Bauch Pfutzenreuter, Edson do Prado Pires, Beatriz Helena Fonseca Ferreira Borges, Fernanda Carlos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Artes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marin, Ronaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Shakespeare, William, 1564-1616 Teatro Arte Teatros - Cenografia e cenários Theatre Art Theatre - Set design and scenarios Globe |
topic |
Shakespeare, William, 1564-1616 Teatro Arte Teatros - Cenografia e cenários Theatre Art Theatre - Set design and scenarios Globe |
description |
Orientador: Ernesto Giovanni Boccara |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615418 MARIN, Ronaldo. O oceano Shakespeare: uma (auto)biografia. 2011. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615418. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615418 |
identifier_str_mv |
MARIN, Ronaldo. O oceano Shakespeare: uma (auto)biografia. 2011. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615418. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/795861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 183 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189054239997952 |