Educação com as mãos no chão : um princípio formativo a partir das memórias de mulheres mestras de capoeira no Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mayris de Paula, 1985-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11628
Resumo: Orientador: Norma Silvia Trindade de Lima
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spelling Educação com as mãos no chão : um princípio formativo a partir das memórias de mulheres mestras de capoeira no Estado de São PauloHands on the ground's education : a formative principle based on the memories of capoeira's female masters in the State of São PauloMulheresCapoeiraEducaçãoNarrativasColonialidadeWomenCapoeiraEducationNarrativesColonialityOrientador: Norma Silvia Trindade de LimaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo discute as mulheres na Capoeira tendo como recorte o Estado de São Paulo. Buscou-se ouvir, conhecer e registrar as experiências de mestras de Capoeira a partir de suas narrativas orais de cunho autobiográfico. A Capoeira, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil (IPHAN, 2008) e da Humanidade (UNESCO, 2014), é uma manifestação cultural afrodiaspórica, historicamente constituída como um espaço de sociabilidade predominantemente masculino desde o período colonial-escravista. A Capoeira constitui-se como acervo ancestral de matrizes africanas reconfiguradas em territórios de resistência ao colonialismo e à colonialidade por salvaguardar ancestralidades e saberes atravessados, por sua vez, por processos formativos com potencial de descolonização das pessoas que a praticam, numa perspectiva inclusiva. Os processos formativos e descolonizadores apresentados em nossa tese abarcam o potencial de uma educação outra, de modo a questionar o modelo imposto como universal pela modernidade estendida aos processos educacionais vigentes na atualidade. A participação e o protagonismo de mulheres vêm se ampliando, assim como movimentos de reivindicação desta presença neste universo. Nesse sentido, toma-se como referenciais de estudo a pesquisa narrativa autobiográfica, a fim de compreender os percursos formativos de mulheres mestras capoeiristas a partir de suas histórias, memórias e formações expressadas nos relatos. Realizou-se entrevistasconversas em que as memórias foram produzidas e narradas acerca de suas experiências como capoeiristas. As narrativas trazidas à luz nos contam experiências que dialogam com conceitos e teorias que discutem a presença/ausência e a invisibilidade feminina na pequena e grande roda. Assim, este é um trabalho narrativo possibilitado pelo encontro das memórias da pesquisadora-narradora e das autoras-mestras de Capoeira. As conclusões nos possibilitam pensar que tais narrativas aglutinam memórias compostas por diversas e relevantes experiências destas mestras em seus processos formativos dentro e fora das rodas. Portanto, mostra-se fundamental ampliar os espaços de escuta de mulheres que constituem a presença feminina nestes locais problematizando, por conseguinte, a lógica sexista, patriarcal e colonial presente nesta manifestação cultural inserida no bojo dos conflitos do conjunto de valores e crenças da sociedade brasileira contemporânea. Quando narradas, as experiências destas mulheres nas rodas conformam processos de (re)existência ao contarem vivências dentro e fora da Capoeira, fazendo um exercício de reflexão em conjunto com suas memórias por meio de entrevistasconversas registradas em encontros narrativos. Ao longo do processo, e com a conclusão deste trabalho, as experiências ora registradas são nomeadas e tornam-se, enfim, visíveis, encantadas como "Educação com as Mãos no Chão" e "Atravessamentos Formativos", processos de encantamento possibilitados pela pesquisa em Educação. Palavras-chave: Mulheres, Capoeira, Educação, Narrativas e ColonialidadeAbstract: This study discusses women in Capoeira, focusing on the state of São Paulo. The purpose was to listen to, learn about, and record the experiences of Capoeira’s female masters (mestras de capoeira), based on their autobiographical oral narratives. Recognized as a Brazilian Intangible Cultural Heritage (IPHAN, 2008) and also Humanity Intangible Cultural Heritage (UNESCO, 2014), Capoeira is an Afrodiasporic cultural manifestation that, since the colonial-slavery period, has historically been a predominantly male space of socializing. Capoeira is an ancestral collection of African roots reconfigured into territories of resistance to colonialism and coloniality because it’s safeguards ancestry and knowledge. Through which, in turn, training processes have the potential to decolonize those who practice it, from an inclusive perspective. The formative and decolonizing processes presented in our thesis embrace the potential of an education other, in order to question the model imposed as universal by modernity that extends to the educational processes in force today. The participation and the protagonism of women have been increasing, as well as movements demanding their presence in this universe. In this sense, the study is based on autobiographical narrative research, in order to understand the formative paths of capoeira’s female masters (mestras de capoeira) through their stories, memories, and formation expressed in their reports. We carried out interview-conversations in which memories were produced and narrated about their experiences as capoeiristas. The narratives brought to light tell us about experiences that dialogue with concepts and theories that discuss the feminine presence/absence and invisibility in the small and big circle. Thus, this is a narrative work made possible by the meeting between the memories of researcher-narrator and the Capoeira masters-authors. Our conclusions allow us to think that these narratives bring together memories comprised of diverse and relevant experiences of these mestras in their formative processes inside and outside the circle. Therefore, it is essential to expand the spaces for listening to women who represent the feminine presence in these places, thus problematizing the sexist-patriarchal and colonial logic present in this cultural manifestation. Which is part of the conflict-ridden set of values and beliefs in contemporary Brazilian society. When told, the experiences of these women in the circles constitutes a (re)existence process as they recount their experiences inside and outside of Capoeira, reflecting on their memories through interview conversations recorded in narrative encounters. Throughout the process and with the conclusion of this work, the experiences now recorded are named and become, at last, visible, enchanted as a "Hands on the Ground’s Education" and "Formative Crossings" enchantment processes made possible by research in education. Keywords: Women, Capoeira, Education, Narratives and ColonialityDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES001[s.n.]Lima, Norma Silvia Trindade de, 1960-Bragança, Inês Ferreira de SouzaMendonça, Viviane Melo deMwewa, Christian MulekaFernandes, Renata SieiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Mayris de Paula, 1985-20232023-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (283 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11628SILVA, Mayris de Paula. Educação com as mãos no chão: um princípio formativo a partir das memórias de mulheres mestras de capoeira no Estado de São Paulo. 2023. 1 recurso online (283 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11628. 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