Dramaturgias de assalto : the Zoo Story e a "Geração de 1969"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Esther Marinho, 1987-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640481
Resumo: Orientador: Antonio Alcir Bernárdez Pécora
id UNICAMP-30_ddbe5472f78e38ce358d2bb299c74fdd
oai_identifier_str oai::1161248
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dramaturgias de assalto : the Zoo Story e a "Geração de 1969"Dramaturgies of assault and theft : the Zoo Story and the "1969 Generation"Albee, Edward, 1928-2016 - Crítica e interpretaçãoTeatro (Literatura) - História e críticaTeatro - Estados UnidosTeatro - BrasilAlbee, Edward - Criticism and interpretationDrama - History and criticismTheater - United StatesTheater - BrazilOrientador: Antonio Alcir Bernárdez PécoraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Desde a estreia de O assalto; Fala baixo, senão eu grito; e O cão siamês, em 1969, José Vicente, Leilah Assumpção e Antonio Bivar foram aproximados pela crítica teatral. Nomeados por Sábato Magaldi de "A Nova Dramaturgia Brasileira", e frequentemente também chamados de "Geração de 69", tais dramaturgos apresentariam diversas similaridades formais e temáticas, atribuídas a uma suposta influência de The Zoo Story, de Edward Albee. Estreada em 1960, em Nova York, a peça se tornou um ícone internacional do período, e, atualmente, é quase ignorada pela cena artística brasileira. Assim, em um primeiro polo, o estudo investiga a sua trajetória nos palcos de São Paulo e do Rio de Janeiro na década sessentista, resgatando as diversas montagens do título, bem como as suas respectivas fortunas críticas imediatas, para compreender o seu impacto no horizonte cultural local. Em um segundo polo, a tese adota como hipótese que as quatro obras podem ser colocadas lado a lado, iluminando-se mutuamente, a partir da ideia de uma "dramaturgia de assalto". Isto é, ancoradas nas três unidades clássicas, todas se limitam a um mesmo espaço, tempo e ação, com apenas duas personagens nitidamente antagônicas, imersas em interações forçadas, claustrofóbicas e violentas, que terminam irradiadas para as plateias. No microcosmo diegético, nota-se um sujeito insubmisso, que agride outro, conformista, através da consciência criativa de um dramaturgo (ABEL, 1963). Como efeito da dinâmica metateatral, também os espectadores são, por conseguinte, rendidos e atacados. Concluídas de modo tão abrupto quanto destrutivo, tais peças foram consideradas manifestações cínicas e pessimistas, e até mesmo alinhados ao Teatro do Absurdo (ESSLIN, 2004). Em via distinta, por meio de leituras mais ou menos cerradas de O assalto; Fala baixo, senão eu grito; e O cão siamês / Alzira Power, e, então, pelo cotejo dos três textos com The Zoo Story, a análise propõe que as suas destrutividades são chamados para uma decisão vivificante, afirmados por teatralidades consonantes com as noções de Antonin Artaud (1964)Abstract: Theatre criticism has identified consonances in O assalto; Fala baixo, senão eu grito; and O cão siamês ever since their first performances, in 1969. Labelled by Sábato Magaldi as "The New Brazilian Dramaturgy", and often referred to as "The 69 Generation", José Vicente, Leilah Assumpção, and Antonio Bivar arguably share several thematic and formal similarities, which have been interpreted as a possible influence of Edward Albee¿s The Zoo Story. First presented in 1960, in New York City, Albee¿s play instantly became an international icon of that period. Nowadays, it is almost ignored by the Brazilian artistic scene. My doctoral dissertation has two objectives. The first one is the investigation of The Zoo Story¿s history in São Paulo and Rio de Janeiro stages throughout the 1960s. By collecting its different productions, as well as their immediate criticism, I examine their impact on the local cultural horizon. The second objective is the comparative study of these four plays, through the hypothesis of a "dramaturgy of assault and theft". Limited to the three classic unities, and with only two characters with antagonistic traits, they present imposed, claustrophobic, violent interactions, which radiate to the audiences. In the diegetic microcosm, one outcast character attacks a conformist one by using a playwright¿s dramatic consciousness (ABEL, 1963). As a result of the metatheatrical dynamics, spectators also end up trapped and attacked. Faced with their endings, as abrupt as destructive, critics deemed these works pessimistic, cynic expressions, while also aligning them with the Theatre of the Absurd (ESSLIN, 2004). In close readings of O assalto; Fala baixo, senão eu grito; and O cão siamês / Alzira Power, followed by their analytical comparison to The Zoo Story, I question these interpretations. I propose that these plays¿ destructiveness is, in fact, the call for a vivifying decision in tune with Antonin Artaud¿s (1964) notionsDoutoradoTeoria e Crítica LiteráriaDoutora em Teoria e História LiteráriaCNPQ140361/2016-2[s.n.]Pécora, Alcir, 1954-Levin, Orna MesserIlari, Mayumi Denise SenoiRibeiro, Martha de MelloAndrade, WelingtonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantana, Esther Marinho, 1987-20202020-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 295 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640481SANTANA, Esther Marinho. Dramaturgias de assalto : the Zoo Story e a "Geração de 1969" . 2020. 1 recurso online ( 295 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640481. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161248Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-25T14:19:43Zoai::1161248Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-02-25T14:19:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dramaturgias de assalto : the Zoo Story e a "Geração de 1969"
Dramaturgies of assault and theft : the Zoo Story and the "1969 Generation"
title Dramaturgias de assalto : the Zoo Story e a "Geração de 1969"
spellingShingle Dramaturgias de assalto : the Zoo Story e a "Geração de 1969"
Santana, Esther Marinho, 1987-
Albee, Edward, 1928-2016 - Crítica e interpretação
Teatro (Literatura) - História e crítica
Teatro - Estados Unidos
Teatro - Brasil
Albee, Edward - Criticism and interpretation
Drama - History and criticism
Theater - United States
Theater - Brazil
title_short Dramaturgias de assalto : the Zoo Story e a "Geração de 1969"
title_full Dramaturgias de assalto : the Zoo Story e a "Geração de 1969"
title_fullStr Dramaturgias de assalto : the Zoo Story e a "Geração de 1969"
title_full_unstemmed Dramaturgias de assalto : the Zoo Story e a "Geração de 1969"
title_sort Dramaturgias de assalto : the Zoo Story e a "Geração de 1969"
author Santana, Esther Marinho, 1987-
author_facet Santana, Esther Marinho, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pécora, Alcir, 1954-
Levin, Orna Messer
Ilari, Mayumi Denise Senoi
Ribeiro, Martha de Mello
Andrade, Welington
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Esther Marinho, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Albee, Edward, 1928-2016 - Crítica e interpretação
Teatro (Literatura) - História e crítica
Teatro - Estados Unidos
Teatro - Brasil
Albee, Edward - Criticism and interpretation
Drama - History and criticism
Theater - United States
Theater - Brazil
topic Albee, Edward, 1928-2016 - Crítica e interpretação
Teatro (Literatura) - História e crítica
Teatro - Estados Unidos
Teatro - Brasil
Albee, Edward - Criticism and interpretation
Drama - History and criticism
Theater - United States
Theater - Brazil
description Orientador: Antonio Alcir Bernárdez Pécora
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640481
SANTANA, Esther Marinho. Dramaturgias de assalto : the Zoo Story e a "Geração de 1969" . 2020. 1 recurso online ( 295 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640481. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640481
identifier_str_mv SANTANA, Esther Marinho. Dramaturgias de assalto : the Zoo Story e a "Geração de 1969" . 2020. 1 recurso online ( 295 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640481. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161248
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 295 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189169329602560