Avaliação da escrita em jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caliatto, Susana Gakyia, 1972-
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601610
Resumo: Orientador: Selma de Cassia Martinelli
id UNICAMP-30_ddee83564587b7c4e763d14bf0370328
oai_identifier_str oai::360396
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Avaliação da escrita em jovens e adultosAvaliaçãoEducação de adultosEscritaLíngua portuguesa - OrtografiaEducation of adultsWritingOrthographyOrientador: Selma de Cassia MartinelliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste trabalho foi o de analisar a ortografia, de jovens e adultos que retornam a escola para completar a alfabetização, por não ter realizado os estudos na idade habitual. Os participantes da pesquisa foram alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal da cidade de Amparo/SP. A amostra foi composta por 57 participantes, no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, sendo que 27 (47,37%) cursavam a terceira série e 30 (52,63%) cursavam a quarta série. A coleta de dados foi realizada em três diferentes situações; um Ditado, o Reconhecimento de palavras e a Reescrita. O ditado utilizado foi o texto do Instrumento de Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem na Escrita (ADAPE), padronizado para esse fim. O reconhecimento de palavras foi realizado a partir de um instrumento de múltipla escolha e a reescrita foi feita baseando-se numa lenda conhecida do folclore nacional. A análise dos resultados foi possível a partir de uma categorização dos erros em cada instrumento e da análise comparativa dos mesmos. Os resultados indicaram que as principais dificuldades se relacionam ao apoio na oralidade, mais especificamente quando se trata de palavras que empregam sílabas compostas, dígrafos e letras que representam vários sons. Na escrita de frases e textos deve-se destacar a dificuldade de segmentá-las, seja no ditado ou na escrita espontânea. O fato de que os erros mais freqüentes se mantiveram iguais nas três atividades de escritas propostas ofereceram maior convicção das reais dificuldades do grupo de participantes e acredita-se que os instrumentos utilizados em conjunto são uma alternativa confiável para se obter informações mais precisas sobre as dificuldades dos alunos, bem como podem ser utilizados como recursos didáticos na aprendizagem da escrita, desde que devidamente explorados com tal finalidadeAbstract: The objective of this study was to analyze the spelling in the young¿s and adult¿s writings who did not finish primary school at the proper age and after a time away from school decide to complete their studies in order to get their literacy. The participants of this research were students from ¿Education for Young and Adults¿ from public schools in the city of Amparo ¿ São Paulo ¿ Brazil. The sample consisted of 57 participants attending primary school, being 27 (47,37%) from the third grade and 30 (52,63%) from the fourth grade. The data were collected from three different situations ¿dictation, the word recognition and rewriting. The dictation used was the test of evaluation instrument of learning difficulties in writing down (ADAPE), which was patterned for this purpose. The word recognition was opened from an instrument of multiple choice and the rewriting followed a model based on a known legend of the Brazilian folklore. The analysis of the results was possible from a categorization of mistakes in each instrument as well as comparing such mistakes. The results showed that the main difficulties were related to the support on speech, particularly concerning the use of composed syllable words, digraphs and letters that represent several sounds. The difficulty of word separation either in dictation or in free writing must be pointed out. The fact that the most frequent mistakes were the same in the three done writing activities suggested strong conviction of the real difficulties of the group of participants. Thus being used together, one believes that the instruments are a reliable alternative to obtain more accurate information on the students¿ difficulties as well as being used as educational resources in the writing learning as long as they are exploited with such purposesMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Martinelli, Selma de Cássia, 1964-Brenelli, Rosely PalermoSisto, Fermino FernandesBoruchovitch, EvelyTortella, Jussara Cristina BarbozaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCaliatto, Susana Gakyia, 1972-20052005-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf135 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601610CALIATTO, Susana Gakyia. Avaliação da escrita em jovens e adultos. 2005. 135 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601610. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/360396porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:22:55Zoai::360396Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:22:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da escrita em jovens e adultos
title Avaliação da escrita em jovens e adultos
spellingShingle Avaliação da escrita em jovens e adultos
Caliatto, Susana Gakyia, 1972-
Avaliação
Educação de adultos
Escrita
Língua portuguesa - Ortografia
Education of adults
Writing
Orthography
title_short Avaliação da escrita em jovens e adultos
title_full Avaliação da escrita em jovens e adultos
title_fullStr Avaliação da escrita em jovens e adultos
title_full_unstemmed Avaliação da escrita em jovens e adultos
title_sort Avaliação da escrita em jovens e adultos
author Caliatto, Susana Gakyia, 1972-
author_facet Caliatto, Susana Gakyia, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
Brenelli, Rosely Palermo
Sisto, Fermino Fernandes
Boruchovitch, Evely
Tortella, Jussara Cristina Barboza
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Caliatto, Susana Gakyia, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Educação de adultos
Escrita
Língua portuguesa - Ortografia
Education of adults
Writing
Orthography
topic Avaliação
Educação de adultos
Escrita
Língua portuguesa - Ortografia
Education of adults
Writing
Orthography
description Orientador: Selma de Cassia Martinelli
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-03-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601610
CALIATTO, Susana Gakyia. Avaliação da escrita em jovens e adultos. 2005. 135 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601610. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601610
identifier_str_mv CALIATTO, Susana Gakyia. Avaliação da escrita em jovens e adultos. 2005. 135 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601610. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/360396
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
135 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188935464648704