A questão da licenciatura em Educação Fisica : a transição a pratica profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Marcia Zendron de
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587872
Resumo: Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo
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spelling A questão da licenciatura em Educação Fisica : a transição a pratica profissionalProfessores - FormaçãoPraxis (Filosofia)Orientador: Jorge Sergio Perez GallardoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Entendendo que o curso de Licenciatura em Educação Física deve possibilitar ao aluno a construção do conhecimento sobre e para a sua atuação profissional, destacou-se neste estudo, a necessidade de se privilegiar o processo de ação-reflexão-ação, a partir da realização do estágio supervisionado, o qual favorecerá a aproximação da realidade de atuação a ser discutida em aulas na disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Privilegiando este movimento dialético de ação-reflexão sobre a realidade de atuação, já no curso de graduação, a fim de viabilizar a consciência critica do aluno sobre a prática de ensino, espera-se que o aluno possa utilizá-lo no decorrer de sua atuação profissional, num processo de formação contínua. Procurou-se identificar o panorama da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em cinco (5) Instituições de Ensino Superior diante do curso de Licenciatura em Educação Física averiguando, especificamente, se o processo de ação-reflexão-ação vem sendo privilegiado. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de campo utilizando-se de entrevistas com os docentes da disciplina e questionário com os discentes, procedendo ainda a uma pesquisa documental onde analisou-se os programas de ensino. A análise dos dados surgiu do confronto entre conteúdo dos programas, manifestações dos docentes e dos discentes. Dentre os cinco cursos pesquisados, apenas em um, verificou-se que a disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado está mais próxima de alcançar a reflexão e conscientização do aluno sobre a prática de ensino priorizando o processo de ação reflexão. Os outros quatro, estão bem longe deste ideal de reflexão sobre a prática de ensino diante do estágio, que chega a ser defendido pelos professores mas, não acontece. Nota-se que há uma acentuada ênfase à instrumentalização do processo de ensino aprendizagem destacando o como fazer, em detrimento do porque e, em função de quem este fazer é definido. A característica de síntese dos conteúdos da disciplina não é satisfatoriamente alcançada já que não se prioriza as mediações entre os conhecimentos do curso com a realidade de atuação encontrada no estágio. Conseqüência deste panorama: a unidade teoria-prática não acontece, em função de ainda se enfatizar na disciplina uma dicotomia onde, um pólo aparece em detrimento do outro, a teoria é prescritiva de uma prática e onde, muitas vezes, o realizar estágio sem reflexão da realidade encontrada nesta experiência, indica a realização de uma prática utilitarista, destituída de embasamento ou comprometimento com a teoria. Se não há reflexão sobre a prática de ensino na realidade de atuação profissional, não há como falar em unidade teoria-prática no curso de formação e conseqüentemente não se vê como alcançar uma transição à prática profissional que seja significativa para o aluno enquanto egressoAbstract: Understanding that the course of Licentiateship in Physical Education should facilitate the student the construction of knowledge on and for its professional perfonnance, he/she stood out in tlús study, the need to privilege the action-reflectionaction process, starting ITomthe accomplishment of the supervised apprenticeslúp, which will favor the approach of the reality of perfonnance to be discussed in classes in the Practical discipline of Teaching and Supervised Apprenticeship. Privileging this dialectid movement action-reflection about the reality of perfonnance, already in the graduation course, in order to make possible the student's critical conscience on teaching practice, it is waited that the student can use it in elapsing of its professional performance, in a process of continuous formation. We tried to identify the panorama of the Practical discipline of Teaching and Supervised Apprenticeship in five (5) Higher Education Institutions before the course of Licentiateship in Physical Education checking, specifically,if the action-reflection process comes being privileged. For so much, a field research was accomplished being used interviews with the professors of the discipline and questionnaire with the students, still proceeding to a documental research where it was analyzed the teaching programs. The analysis of the data appeared of the I confront among content of the programs, professors and students manifestations. Among these five researched courses, just in one, it was verified that the Practical discipline of Teaching and Supervised Apprenticeship is closer of reaching the reflection and the student's understanding on the teaching practice prioritizing the action-reflection processo The other ones are very far away ITom this reflection ideal on the teaching practice before the apprenticeship, that arrives to be defended by teachers but, it doesn't happen. lt is noticed that there is an accentuated emphasis to the instrumentation of the process of teaching learning distinguishinghow to do in detriment of the reason and, in function of who this to do is defined. The characteristic of synthesis of the contents of the discipline is not reached satisfactorily since it is not prioritized the mediations among the knowledge ofthe course with the reality ofperformance found in the apprenticeship. Consequence ofthis panorama: the unit theory-practice doesn't happen, in function of still to emphasizein the discipline a dichotomy where, a pole appears in detriment of the other, the theory is prescritive of a practice and where, a lot of times, accomplishing apprenticeship without reflection of the reality found in this experience, it indicates the accomplishment of an utilitarian practical deprived of basement or compromising with the theory. If there is no reflection about teaching practice on professional performance, it' s hard to speak in unit theory-practice in the formation course and consequently it's difficult to see how to reach a transition to the professional practice that is significant for the student while egressed.MestradoMestre em Educação Física[s.n.]Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-Soares, Carmem LuciaSouza, Elizabeth Paoliello Machado deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Marcia Zendron de19991999-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1v. [não paginado].(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587872CAMPOS, Marcia Zendron de. A questão da licenciatura em Educação Fisica: a transição a pratica profissional. 1999. 1v. [não paginado] Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587872. 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