A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scandiuzzi, Pedro Paulo
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585425
Resumo: Orientador: João Frederico C. A. Meyer
id UNICAMP-30_df4515775bbe4cccc4584092e7f92865
oai_identifier_str oai::121167
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematicaEducação matemáticaMatemática - Aspectos antropológicosMatemática - HistóriaIndígenas - EducaçãoProfessores - FormaçãoOrientador: João Frederico C. A. MeyerDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo visa a avaliação qualitativa dos resultados dentro do programa de etnomatemática, com base na teoria de Paulo Freire e na etnografia como método de pesquisa. Minhas observações analisaram transformações ocorridas com os índios da tribo Kuikuro, chamados de Lahatua Otomo, em mais de um século de contato com a sociedade nacional com ênfase no processo de contagem e seu ensino. O trabalho de campo foi realizado no decorrer dos cursos de formação de professores indígenas, tanto nos postos indígenas Diauarum e Pavuru, localizados no Parque Nacional do Xingu, Mato Grosso, quanto em visitas à aldeia Kuikuro. Da experiência no interior dos grupos indígenas e dos dados observados, eu concluo que é de suma importância por parte dos caraíbas (não-índios), desenvolver uma pedagogia específica, diferente daquela da cultura hegemônica e respeitando a alteridade do grupo. Naturalmente, os resultados do trabalho sugerem mudanças significativas nos livros de História da Matemática e por outro lado exigem inclusões da História da Matemática dos povos indígenas no espaço da escola formal. É importante e valiosa a continuidade da pesquisa, tanto na análise dos processos de contagem adotados por povos indígenas, como nos desenhos de artesanatos e pinturas corporais de cada etnia moradora da sociedade nacional brasileiraMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Meyer, João Frederico da Costa Azevedo, 1947-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASScandiuzzi, Pedro Paulo19971997-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf133f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585425SCANDIUZZI, Pedro Paulo. A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais: uma pesquisa em etnomatematica. 1997. 133f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585425. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/121167porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:41:20Zoai::121167Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:41:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica
title A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica
spellingShingle A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica
Scandiuzzi, Pedro Paulo
Educação matemática
Matemática - Aspectos antropológicos
Matemática - História
Indígenas - Educação
Professores - Formação
title_short A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica
title_full A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica
title_fullStr A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica
title_full_unstemmed A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica
title_sort A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica
author Scandiuzzi, Pedro Paulo
author_facet Scandiuzzi, Pedro Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meyer, João Frederico da Costa Azevedo, 1947-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Scandiuzzi, Pedro Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Matemática - Aspectos antropológicos
Matemática - História
Indígenas - Educação
Professores - Formação
topic Educação matemática
Matemática - Aspectos antropológicos
Matemática - História
Indígenas - Educação
Professores - Formação
description Orientador: João Frederico C. A. Meyer
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-10-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585425
SCANDIUZZI, Pedro Paulo. A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais: uma pesquisa em etnomatematica. 1997. 133f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585425. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585425
identifier_str_mv SCANDIUZZI, Pedro Paulo. A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais: uma pesquisa em etnomatematica. 1997. 133f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585425. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/121167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
133f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188804056055808