A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585425 |
Resumo: | Orientador: João Frederico C. A. Meyer |
id |
UNICAMP-30_df4515775bbe4cccc4584092e7f92865 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::121167 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematicaEducação matemáticaMatemática - Aspectos antropológicosMatemática - HistóriaIndígenas - EducaçãoProfessores - FormaçãoOrientador: João Frederico C. A. MeyerDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo visa a avaliação qualitativa dos resultados dentro do programa de etnomatemática, com base na teoria de Paulo Freire e na etnografia como método de pesquisa. Minhas observações analisaram transformações ocorridas com os índios da tribo Kuikuro, chamados de Lahatua Otomo, em mais de um século de contato com a sociedade nacional com ênfase no processo de contagem e seu ensino. O trabalho de campo foi realizado no decorrer dos cursos de formação de professores indígenas, tanto nos postos indígenas Diauarum e Pavuru, localizados no Parque Nacional do Xingu, Mato Grosso, quanto em visitas à aldeia Kuikuro. Da experiência no interior dos grupos indígenas e dos dados observados, eu concluo que é de suma importância por parte dos caraíbas (não-índios), desenvolver uma pedagogia específica, diferente daquela da cultura hegemônica e respeitando a alteridade do grupo. Naturalmente, os resultados do trabalho sugerem mudanças significativas nos livros de História da Matemática e por outro lado exigem inclusões da História da Matemática dos povos indígenas no espaço da escola formal. É importante e valiosa a continuidade da pesquisa, tanto na análise dos processos de contagem adotados por povos indígenas, como nos desenhos de artesanatos e pinturas corporais de cada etnia moradora da sociedade nacional brasileiraMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Meyer, João Frederico da Costa Azevedo, 1947-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASScandiuzzi, Pedro Paulo19971997-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf133f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585425SCANDIUZZI, Pedro Paulo. A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais: uma pesquisa em etnomatematica. 1997. 133f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585425. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/121167porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:41:20Zoai::121167Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:41:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica |
title |
A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica |
spellingShingle |
A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica Scandiuzzi, Pedro Paulo Educação matemática Matemática - Aspectos antropológicos Matemática - História Indígenas - Educação Professores - Formação |
title_short |
A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica |
title_full |
A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica |
title_fullStr |
A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica |
title_full_unstemmed |
A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica |
title_sort |
A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais : uma pesquisa em etnomatematica |
author |
Scandiuzzi, Pedro Paulo |
author_facet |
Scandiuzzi, Pedro Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meyer, João Frederico da Costa Azevedo, 1947- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scandiuzzi, Pedro Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Matemática - Aspectos antropológicos Matemática - História Indígenas - Educação Professores - Formação |
topic |
Educação matemática Matemática - Aspectos antropológicos Matemática - História Indígenas - Educação Professores - Formação |
description |
Orientador: João Frederico C. A. Meyer |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997-10-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585425 SCANDIUZZI, Pedro Paulo. A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais: uma pesquisa em etnomatematica. 1997. 133f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585425. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585425 |
identifier_str_mv |
SCANDIUZZI, Pedro Paulo. A dinamica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais: uma pesquisa em etnomatematica. 1997. 133f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585425. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/121167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 133f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188804056055808 |