A formação de professores da Ilha de Mare - Bahia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585001 |
Resumo: | Orientador: Eduardo Sebastiani Ferreira |
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A formação de professores da Ilha de Mare - BahiaProfessores - FormaçãoMatemática - Aspectos antropológicosEnsinoEducação - BahiaEducação matemáticaOrientador: Eduardo Sebastiani FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho desenvolveu-se junto à comunidade da Ilha de Maré-Bahia, com a finalidade de investigar os conhecimentos do "saber-fazer" dos moradores dessa localidade e teve por objetivo auxiliar o grupo de professoras da rede municipal da Ilha de Maré. A proposta era, pois, fornecer-Ihes métodos de pesquisa, para que elas se sentissem em condições de resgatar, nos elementos culturais do seu grupo, a etnomatemática existente no seu dia-a-dia e, de alguma forma, inseri-Ia no trabalho com a matemática escolar. Partindo da visão de que a matemática é uma criação humana, que não se desenvolve independente dos fatores sócio-culturais e que todas as culturas geram matemática, assim como geram mitos, rituais e crenças religiosas, pretendo mostrar nesta pesquisa como é possível resgatar e trabalhar o conhecimento elaborado por um determinado grupo, inserido num contexto sócio-cultural, e como este conhecimento poderá ser utilizado na sala de aula, no ensino da matemática institucional. Neste sentido, a matemática não é vista isolada das outras ciências. Ela está integrada e inter-relacionanada com as outras ciências, ou seja, ela é vista como um saber profundamente vinculado às demais áreas do conhecimento humano, concepção esta que permite uma compreensão mais ampla e global das experiências de vida das crianças. Para tanto, orientei-me por uma abordagem em Etnomatemática, como uma postura de trabalho ou uma filosofia de açãoAbstract: This work was developed along with the Maré-Bahia island community, inver tigating the knowledye of the "know-how" of the habitants with the aim to assist the teachers of municipal group of Maré island, providing them with research methodologies for them to fiel able to search, in the cultural elements of their group, the etnomatematics extant in their daily lifes, recovering this elements and in some way puting them in the work of school mathematics. ltarting from the view that mathematics is o human creation, which do not develop independent of the socio-cultural factors, and that ali cultures generote mathematics, as generote miths, rituaIs and religious beliefs, I will show in this research how it is possible to recover and work the knowledge elaborated boy a certain group, inserted in a socio-cultural context, and how this knowledge may be used in the classroom, in the teaching of institutional mathematics. Here mathematics is not seen isolated from the other sciences. It is integrated and interrelated with the other sciences, that is to say it is seen as a mathematics deeply linked with the ramaining areas of human knowledge, a conception which permits a wider and glIobal comprehension of the life experience ofthe children. For that I were oriented by an approoch in etnomathematcs, as working poosition or course of actionMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Ferreira, Eduardo Sebastiani, 1938-Mendonça, Maria do Carmo D.Nobre, Sergio RobertoCarvalho, Dione Lucchesi deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFreitas, Franceli Fernandes de1997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf122f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585001FREITAS, Franceli Fernandes de. A formação de professores da Ilha de Mare - Bahia. 1997. 122f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585001. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/117347porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:38:25Zoai::117347Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:38:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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