Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585067 |
Resumo: | Orientador: Maria do Carmo Domite Mendonça |
id |
UNICAMP-30_df85a2cee699d67137aaa683ca1f98f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::118235 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociaisGeometria - Estudo e ensinoPsicologia socialPrática de ensinoAmbiente de sala de aulaOrientador: Maria do Carmo Domite MendonçaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem por objetivo a interpretação das representações sociais de uma professora no que se refere ao ensino de geometria. Neste sentido, elaboramos o seguinte problema: "quais são as possíveis relações identificáveis nas representações Sociais presentes no discurso e subjacentes a prática pedagógica em geometria?" Assumimos para nossa pesquisa o estudo de caso de modo a buscar na relação representação-ação os mecanismos cognitivos e afetivos das representações - o sujeito de investigação é uma professora de 88 série da rede pública de ensino. As vivências em sala de aula foram coletadas por meio do registro videográfico e o discurso da professora sobre sua prática, foi intermediado/captado por meio de uma entrevista. Da análise do material empírico, entre outros, destacamos que a forma como a professora, em seu discurso, concebe o ensino da geometria - naturalmente produzido por significações/representações sócio-historicamente construí das - apresenta elementos conflituosos quando comparados com o exercício da sua prática pedagógicaAbstract: This paper is aimed at a teacher' s interpretation of the social representation as far as the teaching of geometry is concemed. In this sense, we elaborated the following problem: "What are the possible relations that can be identified in the current social representation lecture and subjacent in the performance ofpedagogy in geometry?" We assume for our research of this case's study, to try to obtain the cognitive mechanism and affective of the representation in relation to representation-action - the subject of research is a 8th grade teacher of a public school. The experience of the classroom were gathered through a carncorder and the teacher' s lecture, about her/his practice, was intermediated/captured in a interview. Analyzing the empiric material, affiong other things, we outstand the way on which the teacher ideates the teaching of geometry in herlhis tecture - naturally it is produced by meanings/representations sociohistorically constructed - it shows conflicted principIes when they are compared to her/his pedagogic practicesMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Domite, Maria do Carmo Santos, 1948-Domite, Maria do Carmo Santos, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Paulo César, 1971-19971997-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf120 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585067OLIVEIRA, Paulo César. Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria: representações sociais. 1997. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585067. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/118235porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-24T11:14:30Zoai::118235Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-24T11:14:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais |
title |
Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais |
spellingShingle |
Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais Oliveira, Paulo César, 1971- Geometria - Estudo e ensino Psicologia social Prática de ensino Ambiente de sala de aula |
title_short |
Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais |
title_full |
Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais |
title_fullStr |
Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais |
title_sort |
Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais |
author |
Oliveira, Paulo César, 1971- |
author_facet |
Oliveira, Paulo César, 1971- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Domite, Maria do Carmo Santos, 1948- Domite, Maria do Carmo Santos, 1948- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo César, 1971- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria - Estudo e ensino Psicologia social Prática de ensino Ambiente de sala de aula |
topic |
Geometria - Estudo e ensino Psicologia social Prática de ensino Ambiente de sala de aula |
description |
Orientador: Maria do Carmo Domite Mendonça |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997-08-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585067 OLIVEIRA, Paulo César. Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria: representações sociais. 1997. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585067. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585067 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Paulo César. Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria: representações sociais. 1997. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585067. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/118235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 120 f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188801059225600 |