Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo César, 1971-
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585067
Resumo: Orientador: Maria do Carmo Domite Mendonça
id UNICAMP-30_df85a2cee699d67137aaa683ca1f98f0
oai_identifier_str oai::118235
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociaisGeometria - Estudo e ensinoPsicologia socialPrática de ensinoAmbiente de sala de aulaOrientador: Maria do Carmo Domite MendonçaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem por objetivo a interpretação das representações sociais de uma professora no que se refere ao ensino de geometria. Neste sentido, elaboramos o seguinte problema: "quais são as possíveis relações identificáveis nas representações Sociais presentes no discurso e subjacentes a prática pedagógica em geometria?" Assumimos para nossa pesquisa o estudo de caso de modo a buscar na relação representação-ação os mecanismos cognitivos e afetivos das representações - o sujeito de investigação é uma professora de 88 série da rede pública de ensino. As vivências em sala de aula foram coletadas por meio do registro videográfico e o discurso da professora sobre sua prática, foi intermediado/captado por meio de uma entrevista. Da análise do material empírico, entre outros, destacamos que a forma como a professora, em seu discurso, concebe o ensino da geometria - naturalmente produzido por significações/representações sócio-historicamente construí das - apresenta elementos conflituosos quando comparados com o exercício da sua prática pedagógicaAbstract: This paper is aimed at a teacher' s interpretation of the social representation as far as the teaching of geometry is concemed. In this sense, we elaborated the following problem: "What are the possible relations that can be identified in the current social representation lecture and subjacent in the performance ofpedagogy in geometry?" We assume for our research of this case's study, to try to obtain the cognitive mechanism and affective of the representation in relation to representation-action - the subject of research is a 8th grade teacher of a public school. The experience of the classroom were gathered through a carncorder and the teacher' s lecture, about her/his practice, was intermediated/captured in a interview. Analyzing the empiric material, affiong other things, we outstand the way on which the teacher ideates the teaching of geometry in herlhis tecture - naturally it is produced by meanings/representations sociohistorically constructed - it shows conflicted principIes when they are compared to her/his pedagogic practicesMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Domite, Maria do Carmo Santos, 1948-Domite, Maria do Carmo Santos, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Paulo César, 1971-19971997-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf120 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585067OLIVEIRA, Paulo César. Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria: representações sociais. 1997. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585067. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/118235porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-24T11:14:30Zoai::118235Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-24T11:14:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais
title Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais
spellingShingle Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais
Oliveira, Paulo César, 1971-
Geometria - Estudo e ensino
Psicologia social
Prática de ensino
Ambiente de sala de aula
title_short Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais
title_full Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais
title_fullStr Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais
title_full_unstemmed Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais
title_sort Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria : representações sociais
author Oliveira, Paulo César, 1971-
author_facet Oliveira, Paulo César, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domite, Maria do Carmo Santos, 1948-
Domite, Maria do Carmo Santos, 1948-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paulo César, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria - Estudo e ensino
Psicologia social
Prática de ensino
Ambiente de sala de aula
topic Geometria - Estudo e ensino
Psicologia social
Prática de ensino
Ambiente de sala de aula
description Orientador: Maria do Carmo Domite Mendonça
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-08-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585067
OLIVEIRA, Paulo César. Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria: representações sociais. 1997. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585067. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585067
identifier_str_mv OLIVEIRA, Paulo César. Um estudo sobre o discurso e prática pedagógica em geometria: representações sociais. 1997. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585067. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/118235
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
120 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188801059225600