A prática pedagógica docente e a educação inclusiva: as diferenças e a interação entre pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ullair Maria da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1827
Resumo: Prática Pedagógica Docente, interação entre pares e inclusão são temas que vêm sendo evidenciados a cada dia. É no ambiente escolar, que o(a) estudante passa uma boa parte do seu dia. Na sala de aula, o(a) docente passa por diversas experiências, muitas situações são resolvidas e devem ser bem resolvidas no momento que acontecem. O papel docente é importante para a aprendizagem, desenvolvimento dos(as) estudantes, interação e inclusão. A interação do(a) estudante dentro e fora de sala de aula influência em seu desenvolvimento cognitivo e emocional, assim se faz pertinente estudar essa temática. Quanto à inclusão, vivemos em um mundo cercado de “diferenças” e é na escola que começamos conhecer e conviver com culturas, identidades, religiões diferentes da nossa. Por isso, chegamos ao estudo acerca dessa temática, cujo objetivo geral é analisar a prática pedagógica docente e suas influências nos processos de inclusão entre pares em sala de aula. Para alcançar esse objetivo geral, tomamos como respaldo, teóricos que descrevem sobre prática pedagógica docente, inclusão e interação entre pares. Destacamos Martins(2012) por retratar questões acerca da Educação Inclusiva, trazemos Mantoan(2003) que também discorre sobre Educação inclusiva e suas implicações, utilizamos Morales(2001) para contribuir acerca do papel docente, e outros(as) autores(as) que são importantes para o nosso trabalho. A pesquisa de campo foi realizada em uma turma de 4º Ano de uma Escola Municipal da Cidade do Recife, tendo como sujeitos interlocutores, a docente e os(as) estudantes, em destaque um estudante que é diagnosticado com autismo e uma estudante que é excluída pelos(as) amigos(as). Utilizamos como base, a abordagem qualitativa e tomamos como técnicas de coleta de dados: observação participante, entrevista semiestruturada e roda de discussão. A partir das técnicas utilizadas e da fundamentação teórica, pudemos observar a prática pedagógica docente em prol à inclusão e à interação dos(as) estudantes.
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Por isso, chegamos ao estudo acerca dessa temática, cujo objetivo geral é analisar a prática pedagógica docente e suas influências nos processos de inclusão entre pares em sala de aula. Para alcançar esse objetivo geral, tomamos como respaldo, teóricos que descrevem sobre prática pedagógica docente, inclusão e interação entre pares. Destacamos Martins(2012) por retratar questões acerca da Educação Inclusiva, trazemos Mantoan(2003) que também discorre sobre Educação inclusiva e suas implicações, utilizamos Morales(2001) para contribuir acerca do papel docente, e outros(as) autores(as) que são importantes para o nosso trabalho. A pesquisa de campo foi realizada em uma turma de 4º Ano de uma Escola Municipal da Cidade do Recife, tendo como sujeitos interlocutores, a docente e os(as) estudantes, em destaque um estudante que é diagnosticado com autismo e uma estudante que é excluída pelos(as) amigos(as). Utilizamos como base, a abordagem qualitativa e tomamos como técnicas de coleta de dados: observação participante, entrevista semiestruturada e roda de discussão. A partir das técnicas utilizadas e da fundamentação teórica, pudemos observar a prática pedagógica docente em prol à inclusão e à interação dos(as) estudantes.Teaching pedagogical practice, interaction between peers and inclusion are themes that are being highlighted every day. It is in the school environment that the(a) student spends a good part of his day. In the classroom, the (a) teacher goes through several experiences, many situations are resolved and should be well resolved at the time they happen. The teaching role is important for the learning, development of(s) students, interaction and inclusion. The interaction of the(a) student in and out of the classroom influences his cognitive and emotional development, so it is pertinent to study this theme. As for inclusion, we live in a world surrounded by “differences” and it is at school that we get to know and live with cultures, identities, religions different from ours. Therefore, we come to the study about this theme, whose general objective is to analyze the teaching pedagogical practice and its influences in the processes of peer inclusion in the classroom. To achieve this general objective, we take as a support, theorists who describe teaching pedagogical practice, inclusion and interaction between peers. We highlight Martins(2012) for portraying questions about inclusive Education, we bring Mantoan(2003) who also discusses inclusive Education and its implications, using Morales(2001) to contribute about the teaching role, and others(as) authors(s) that are important for our work. The field research was conducted in a class of 4th Year of a Municipal School of the City of Recife, having as subjects interlocutors, teachers and(as) students, in particular a student who is diagnosed with autism and a student who is excluded by(a) friends(as). We use as a basis the qualitative approach and we take as techniques of data collection: participant observation, semi-structured interview and discussion wheel. From the techniques used and the theoretical basis, we could observe the teaching pedagogical practice in favor of the inclusion and interaction of/the students.BrasilFerreira, Hugo Monteirohttp://lattes.cnpq.br/8211246095655132http://lattes.cnpq.br/9846855940173584Silva, Ullair Maria da2020-01-27T14:17:10Z2020-01-27T14:17:10Z2019-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfSILVA, Ullair Maria da. A prática pedagógica docente e a educação inclusiva: as diferenças e a interação entre pares. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1827porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-AS 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2020-01-27T14:17:11Zoai:dspace:123456789/1827Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122020-01-27T14:17:11Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
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