A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14209 |
Resumo: | Orientador: Nima Imaculada Spigolon |
id |
UNICAMP-30_dfdee44fe227577af13218de29dd15f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1371183 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamentalYouth and adult education and right to basic education : interfaces with cycles of learning in the final years of education fundamentalEducação de jovens e adultosPolíticas públicasYouth and adult educationPublic policyOrientador: Nima Imaculada SpigolonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa situa-se nos quadros do Mestrado Profissional em Educação Escolar com ênfase no direito à educação e à formulação e implementação de políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede pública municipal de Campinas/SP. Sua caracterização se dá em salas de aula dos anos finais do ensino fundamental na EMEF/EJA Padre Leão Vallerie, localizada na região do Campo Grande, vinculada ao NAEDNOROESTE. Dentre seus objetivos, destacam-se o mapeamento das experiências do "Projeto de Agrupamentos por saberes", a partir dos ciclos de estudos na EJA, que se contrapõem ao modelo de seriação, proposto nas bases documentais. O caráter reflexivo, afetivo e crítico que orienta as abordagens teórico metodológicas do trabalho político-pedagógico na EJA da EMEF/EJA Pe. Leão Vallerie para o desenvolvimento do "Projeto de Agrupamento por saberes" cria uma ambiência acolhedora para professores e para a permanência dos estudantes na modalidade. A pesquisa aponta também, como resultado das reflexões e análise do trabalho feito pela escola, proposta de política pública que dialogue e assegure o direito à educação básica aos jovens, adultos e idosos. As evidências, até aqui, apontam para os impactos dessas experiências nos processos de ensino-aprendizagem entre professores e estudantes, considerando o fato de que os sujeitos trazem seus percursos de vida escolar interrompidosAbstract: This research is within the framework of the Professional Master's Degree in School Education with an emphasis on the right to education and the formulation and implementation of public policies on Youth and Adult Education (EJA), in the municipal public network of Campinas/SP. Its characterization takes place in classrooms in the final years of elementary school at EMEF/EJA Padre Leão Vallerie, located in the Campo Grande region, linked to NAEDNOROESTE. Among its objectives, we highlight the mapping of the experiences of the "Groupings for Knowledge Project", based on the study cycles at EJA, which oppose the serialization model, proposed in the documentary bases. The reflective, affective and critical character that guides the theoretical and methodological approaches of the political-pedagogical work in the EJA of EMEF/EJA Pe. Leão Vallerie for the development of the "Knowledge Grouping Project" creates a welcoming environment for teachers and for the permanence of students in the modality. The research also points out, as a result of reflections and analysis of the work done by the school, a public policy proposal that dialogues and ensures the right to basic education for young people, adults and the elderly. The evidence, so far, points to the impacts of these experiences on the teaching-learning processes between teachers and students, considering the fact that the subjects have their school life paths interruptedMestradoEducação EscolarMestre em Educação Escolar[s.n.]Spigolon, Nima Imaculada, 1971-Teixeira, Rosiley AparecidaNogueira, AdrianoFernandes, Renata SieiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoura, Marcos de Araújo, 1981-20232023-08-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (106 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/14209MOURA, Marcos de Araújo. A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica: interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 1 recurso online (106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14209. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1371183Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-04T15:13:19Zoai::1371183Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-12-04T15:13:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental Youth and adult education and right to basic education : interfaces with cycles of learning in the final years of education fundamental |
title |
A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental Moura, Marcos de Araújo, 1981- Educação de jovens e adultos Políticas públicas Youth and adult education Public policy |
title_short |
A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental |
author |
Moura, Marcos de Araújo, 1981- |
author_facet |
Moura, Marcos de Araújo, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Spigolon, Nima Imaculada, 1971- Teixeira, Rosiley Aparecida Nogueira, Adriano Fernandes, Renata Sieiro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Marcos de Araújo, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Políticas públicas Youth and adult education Public policy |
topic |
Educação de jovens e adultos Políticas públicas Youth and adult education Public policy |
description |
Orientador: Nima Imaculada Spigolon |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-08-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14209 MOURA, Marcos de Araújo. A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica: interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 1 recurso online (106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14209. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14209 |
identifier_str_mv |
MOURA, Marcos de Araújo. A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica: interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 1 recurso online (106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14209. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1371183 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (106 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189193412247552 |