A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Marcos de Araújo, 1981-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14209
Resumo: Orientador: Nima Imaculada Spigolon
id UNICAMP-30_dfdee44fe227577af13218de29dd15f1
oai_identifier_str oai::1371183
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamentalYouth and adult education and right to basic education : interfaces with cycles of learning in the final years of education fundamentalEducação de jovens e adultosPolíticas públicasYouth and adult educationPublic policyOrientador: Nima Imaculada SpigolonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa situa-se nos quadros do Mestrado Profissional em Educação Escolar com ênfase no direito à educação e à formulação e implementação de políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede pública municipal de Campinas/SP. Sua caracterização se dá em salas de aula dos anos finais do ensino fundamental na EMEF/EJA Padre Leão Vallerie, localizada na região do Campo Grande, vinculada ao NAEDNOROESTE. Dentre seus objetivos, destacam-se o mapeamento das experiências do "Projeto de Agrupamentos por saberes", a partir dos ciclos de estudos na EJA, que se contrapõem ao modelo de seriação, proposto nas bases documentais. O caráter reflexivo, afetivo e crítico que orienta as abordagens teórico metodológicas do trabalho político-pedagógico na EJA da EMEF/EJA Pe. Leão Vallerie para o desenvolvimento do "Projeto de Agrupamento por saberes" cria uma ambiência acolhedora para professores e para a permanência dos estudantes na modalidade. A pesquisa aponta também, como resultado das reflexões e análise do trabalho feito pela escola, proposta de política pública que dialogue e assegure o direito à educação básica aos jovens, adultos e idosos. As evidências, até aqui, apontam para os impactos dessas experiências nos processos de ensino-aprendizagem entre professores e estudantes, considerando o fato de que os sujeitos trazem seus percursos de vida escolar interrompidosAbstract: This research is within the framework of the Professional Master's Degree in School Education with an emphasis on the right to education and the formulation and implementation of public policies on Youth and Adult Education (EJA), in the municipal public network of Campinas/SP. Its characterization takes place in classrooms in the final years of elementary school at EMEF/EJA Padre Leão Vallerie, located in the Campo Grande region, linked to NAEDNOROESTE. Among its objectives, we highlight the mapping of the experiences of the "Groupings for Knowledge Project", based on the study cycles at EJA, which oppose the serialization model, proposed in the documentary bases. The reflective, affective and critical character that guides the theoretical and methodological approaches of the political-pedagogical work in the EJA of EMEF/EJA Pe. Leão Vallerie for the development of the "Knowledge Grouping Project" creates a welcoming environment for teachers and for the permanence of students in the modality. The research also points out, as a result of reflections and analysis of the work done by the school, a public policy proposal that dialogues and ensures the right to basic education for young people, adults and the elderly. The evidence, so far, points to the impacts of these experiences on the teaching-learning processes between teachers and students, considering the fact that the subjects have their school life paths interruptedMestradoEducação EscolarMestre em Educação Escolar[s.n.]Spigolon, Nima Imaculada, 1971-Teixeira, Rosiley AparecidaNogueira, AdrianoFernandes, Renata SieiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoura, Marcos de Araújo, 1981-20232023-08-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (106 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/14209MOURA, Marcos de Araújo. A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica: interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 1 recurso online (106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14209. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1371183Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-04T15:13:19Zoai::1371183Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-12-04T15:13:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental
Youth and adult education and right to basic education : interfaces with cycles of learning in the final years of education fundamental
title A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental
Moura, Marcos de Araújo, 1981-
Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
Youth and adult education
Public policy
title_short A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental
title_full A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental
title_sort A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica : interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental
author Moura, Marcos de Araújo, 1981-
author_facet Moura, Marcos de Araújo, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spigolon, Nima Imaculada, 1971-
Teixeira, Rosiley Aparecida
Nogueira, Adriano
Fernandes, Renata Sieiro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Marcos de Araújo, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
Youth and adult education
Public policy
topic Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
Youth and adult education
Public policy
description Orientador: Nima Imaculada Spigolon
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-08-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14209
MOURA, Marcos de Araújo. A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica: interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 1 recurso online (106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14209. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14209
identifier_str_mv MOURA, Marcos de Araújo. A educação de jovens e adultos e o direito à educação básica: interfaces com os ciclos de aprendizagens nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 1 recurso online (106 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14209. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1371183
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (106 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189193412247552