Licenciaturas em Pedagogia Bilíngue (Libras/Português) : aspectos políticos, linguísticos e pedagógicos e as apropriações das bases teórico-conceituais da pedagogia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636708 |
Resumo: | Orientadores: Regina Maria de Souza, Ione Ribeiro Valle |
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Licenciaturas em Pedagogia Bilíngue (Libras/Português) : aspectos políticos, linguísticos e pedagógicos e as apropriações das bases teórico-conceituais da pedagogiaDegree courses in bilingual pedagogy (Libras/Portuguese) : political, linguistics and pedagogial aspects and de appropriations of the theoretical-conceptual bases of pedagogyCurso de PedagogiaEducação bilíngueLíngua brasileira de sinaisCampo (Bordieu)Pedagogy courseBilingual educationBrazilian sign languageField (Bourdieu)Orientadores: Regina Maria de Souza, Ione Ribeiro ValleTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente tese tem como objetivo central analisar de que forma as propostas de curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue em vigor no país articulam-se aos aspectos políticos, linguísticos e pedagógicos do subcampo da Educação Bilíngue e às bases teórico-conceituais da Pedagogia, como curso e como área de conhecimento. Para isso, realizamos uma pesquisa documental e bibliográfica tomando como fontes empíricas primárias três Projetos Pedagógicos de Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue (PPCs) implementados a partir do ano de 2015: o primeiro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), campus Aparecida de Goiânia; o segundo, implementado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), campus Palhoça Bilíngue; o terceiro, por sua vez, implementado na modalidade de Educação a Distância pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Tomamos como base teórico-metodológica noções conceituais de Pierre Bourdieu, em conjunto com diferentes autores da área da Pedagogia (LIBÂNEO, 2006; PIMENTA, 2006; SAVIANI, 2007, 2009) e da educação bilíngue (SILVA, 2010; MACHADO, 2008; SOUZA, 1998; MARSCHARK; HAUSER, 2008, 2012). Utilizamos a noção de campo de Bourdieu como operador analítico para compreender a emergência, a organização e as disputas no interior do subcampo da Educação Bilíngue, organizado, de acordo com essa perspectiva, em torno de três eixos ¿ o político, o pedagógico e o linguístico. Este último eixo, alicerçado nas bases da linguística formalista, exerce hegemonia no subcampo. Tal hegemonia está marcada também nos PPCs analisados, especialmente na forma de organização das atividades de desenvolvimento linguístico no âmbito do curso e nas concepções de língua e linguagem que atravessam as propostas pedagógicas. O estudo permitiu observar fragilidades nos PPCs, no que se refere ao atendimento às orientações normativas para os cursos de Pedagogia, especialmente no que diz respeito à organização de cargas horárias de atividades formativas e organização da matriz curricular, de modo a atender os núcleos de formação previstos legalmente. Observou-se, ainda, que o conjunto dos PPCs adota uma noção de docência restrita, limitando a oferta de conhecimentos vinculados à Pedagogia como ciência. Foi possível concluir, portanto, que as licenciaturas em Pedagogia Bilíngue enfrentam desafios interdependentes: fortalecer-se como área de formação específica no subcampo da Educação Bilíngue, dialogando com a ciência pedagógica e, ao mesmo tempo, possibilitando o aprimoramento de processos educativos da educação bilíngueAbstract: The main objective of this thesis is to analyze how the proposals of degree courses in Bilingual Pedagogy, currently offered in the country, are articulated to the political, linguistic and peda-gogical aspects of the Bilingual Education subfield and to the theoretical-conceptual bases of Pedagogy, as a degree course and as an area of knowledge. In order to pursue this aim, we conducted a documentary and bibliographical research, taking as primary sources three Ped-agogical Projects of Degree Courses in Bilingual Pedagogy implemented from 2015 on: the first, from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás (Aparecida de Goiânia campus), the second, implemented by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina (Palhoça Bilingual campus), and the third, implemented in the form of Distance Education by the National Institute of Deaf Education. The theoretical-methodological basis of this work is supported by conceptual notions of Pierre Bourdieu, along with different authors of the Pedagogy area (LIBÂNEO, 2006, PIMENTA, 2006, SAVIANI, 2007, 2009) and bilingual education (SILVA, 2010; MACHADO, 2008; SOUZA, 1998; MAR-SCHARK; HAUSER, 2008, 2012). We use Bourdieu's notion of field as an analytical operator to understand the arise, organization and disputes within the subfield of Bilingual Education, organized, according to this perspective, around three axes ¿ political, pedagogical and lin-guistic. This last axis, supported by formalism linguistics, exerts hegemony in the subfield. Such hegemony is also marked in the Pedagogical Projects analyzed, especially in the way linguistic development activities are organized within the course and in the language conception that support the pedagogical proposals. The research rose awareness of weaknesses in the Peda-gogical Projects, in terms of meeting Pedagogy courses normative guidelines, especially re-garding the organization of formative activities schedules and curriculum organization, in or-der to attend formative cores demanded by law. It was also observed that all the Pedagogical Projects adopt a restricted teaching notion, limiting the knowledge offered related to Pedagogy as a science. It was possible to conclude, therefore, that the licentiate courses in Bilingual Edu-cation face interdependent challenges: to be strengthened as a specific educational formation area in the subfield of Bilingual Education, in connection with pedagogical science and, at the same time, enabling the educational processes improvement in bilingual educationDoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES[s.n.]Souza, Regina Maria de, 1957-Valle, Ione RibeiroSilva, VilmarLacerda, Cristina Boglia Feitosa deSilva, Simone Gonçalves de Lima daLins, Heloísa Andreia de MatosUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBär, Eliana Cristina, 1983-20192019-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (343 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636708BÄR, Eliana Cristina. Licenciaturas em Pedagogia Bilíngue (Libras/Português): aspectos políticos, linguísticos e pedagógicos e as apropriações das bases teórico-conceituais da pedagogia. 2019. 1 recurso online (343 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636708. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1090935Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-07T11:30:58Zoai::1090935Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-08-07T11:30:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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