Desenvolvimento de software para atividades educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burd, Leo, 1971-
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588432
Resumo: Orientadores: Jose Armando Valente, Beatriz Mascia Daltrini
id UNICAMP-30_e1a47c4cb3468cfb87e457fb1c930ad6
oai_identifier_str oai::185885
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de software para atividades educacionaisSoftware - DesenvolvimentoAnálise de sistemasProjeto de sistemasEnsino auxiliado por computadorLOGO (Linguagem de programação de computador)Tecnologia educacionalOrientadores: Jose Armando Valente, Beatriz Mascia DaltriniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de ComputaçãoResumo: Este trabalho parte da idéia de que não existe software que, por si só, seja capaz de educar uma pessoa. Se acreditarmos que a educação é resultado de um conjunto de atividades que propiciam situações favoráveis para o ensino-aprendizado, então os sistemas computacionais só poderão ser considerados mais ou menos "educativos" dependendo do maior ou menor suporte que oferecerem a estas atividades. Em outras palavras, os programas dito educativos não devem ser analisados ou desenvolvidos fora da atividade educacional para a qual são dirigidos. Umeditor de textos usado por uma equipe de alunos na produção do jornal da escola provavelmente teria um papel educativo diferente do obtido pelos mesmos alunos caso utilizassem o mesmo editor para copiar trechos de livros. O desafio é conseguir descrever as atividades educacionais de modo que, de um lado, os engenheiros de software possam se orientar e, de outro, que os educadores tenham suas idéias e necessidades contempladas. Este é o principal objetivo do presente trabalho. Para tratar deste problema, propõe-se uma abordagem para o desenvolvimento de software baseada na Teoria da Atividade, um corpo teórico que estuda, dentre outras coisas, como a cultura, as relações sociais, as ferramentas e outros elementos influenciam as atividades humanas. A Teoria da Atividade vem, nos últimos anos, ganhando cada vez mais espaço na Engenharia de Software, principalmente nas áreas onde a consideração de fatores humanos é mais importante. Como domínio de aplicação e elemento de referência para a abordagem proposta, buscou-se suporte no Construcionismo, uma teoria que estuda o uso da tecnologia na criação de ambientes educacionais. O resultado pragmático mais conhecido do Construcionismo é a linguagem de programação Logo que, nos últimos 20 anos, tem sido utilizada por milhões de estudantes como um solo fértil principalmente para o desenvolvimento do raciocínio crítico e da construção de conceitos matemáticos. A partir de uma análise da educação construcionista, discute-se, detalhadamente, o desenvolvimento de uma atividade utilizando o software Cocoa. Os resultados indicam que a abordagem proposta modela características relevantes do contexto educacional e possibilita a identificação de vários aspectos a serem considerados no desenvolvimento de novos aplicativos para a educaçãoAbstract: This work is centered on the idea that no given software ar technology, by itself, is able to educate a person. If we believe that education is the result of a set activities that create favorable conditions for learning and teaching, then computational systems will be more or less "educational" depending on the kind of support that they offer to these activities. In other words, educational software should not be analyzed or developed without considering the educational activity where it is going to be used. A text editor used by a group of students in the creation of the school newsletter will.probably have a different educational result from the one achieved by the same students when they use the same editor to copy parts of books. The challenge is how to describe educational activities in such a way that, on the one hand, would allow software engineers to understand what has to be done and, on the other hand, would consider the ideas and needs of educators. This is the major goal of the present work. To deal with this problem, an approach to software development is proposed based on Activity Theory, a theory that studies how culture, social interactions, tools and other elements affect the development of human activities. Recently, Activity Theory has gained broader attention in the field of Software Engineering, mainly in the consideration of human factors. As a domain of application and reference for the proposed approach, we focused on Constructionism, a theory that studies the use of technology in the creation of educational environments. The most well known pragmatic result of Constructionism is the Logo -programming language which, for the past 20 years, has been used by millions of students as a fertile soil for the development of critical reasoning and the construction of mathematical concepts. Based on the analysis of constructionist education, the development of an activity using the Cocoa software is discussed in full detail. Results indicate that the proposed approach models relevant characteristics of the educational context and allows the identification of several aspects to be considered in the analysis and development of new software for educationMestradoMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Valente, José Armando, 1948-Daltrini, Beatriz Mascia, 1947-Ricarte, Ivan Luiz MarquesRipper, Afira ViannaRocha, Heloisa Vieira daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBurd, Leo, 1971-1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf225p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588432BURD, Leo. Desenvolvimento de software para atividades educacionais. 1999. 225p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588432. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/185885porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:05:29Zoai::185885Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:05:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de software para atividades educacionais
title Desenvolvimento de software para atividades educacionais
spellingShingle Desenvolvimento de software para atividades educacionais
Burd, Leo, 1971-
Software - Desenvolvimento
Análise de sistemas
Projeto de sistemas
Ensino auxiliado por computador
LOGO (Linguagem de programação de computador)
Tecnologia educacional
title_short Desenvolvimento de software para atividades educacionais
title_full Desenvolvimento de software para atividades educacionais
title_fullStr Desenvolvimento de software para atividades educacionais
title_full_unstemmed Desenvolvimento de software para atividades educacionais
title_sort Desenvolvimento de software para atividades educacionais
author Burd, Leo, 1971-
author_facet Burd, Leo, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, José Armando, 1948-
Daltrini, Beatriz Mascia, 1947-
Ricarte, Ivan Luiz Marques
Ripper, Afira Vianna
Rocha, Heloisa Vieira da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Burd, Leo, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Software - Desenvolvimento
Análise de sistemas
Projeto de sistemas
Ensino auxiliado por computador
LOGO (Linguagem de programação de computador)
Tecnologia educacional
topic Software - Desenvolvimento
Análise de sistemas
Projeto de sistemas
Ensino auxiliado por computador
LOGO (Linguagem de programação de computador)
Tecnologia educacional
description Orientadores: Jose Armando Valente, Beatriz Mascia Daltrini
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588432
BURD, Leo. Desenvolvimento de software para atividades educacionais. 1999. 225p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588432. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588432
identifier_str_mv BURD, Leo. Desenvolvimento de software para atividades educacionais. 1999. 225p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588432. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/185885
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
225p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188832889798656