Discursos sobre a Educação a Distância (EaD) : reprodução, confrontos, deslocamentos de sentidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1626365 |
Resumo: | Orientador: Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi |
id |
UNICAMP-30_e1f457ea4e95873cca31f2d3a555b71c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::955038 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos sobre a Educação a Distância (EaD) : reprodução, confrontos, deslocamentos de sentidosDiscourses about Distance Education (EaD) : (re)production, confrontations, movement of the meaningsEnsino a distânciaAnálise do discursoIdeologiaSujeito (Analise do discurso)Distance educationDiscourse analysisIdeologySubject (Discourse analysis)SubjectivitySubjetividadeOrientador: Eni de Lourdes Puccinelli OrlandiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta Tese de Doutorado, sob suporte teórico analítico da Análise de Discurso, tem como objetivo geral analisar textos que dizem acerca da Educação a Distância, constituída como "modalidade de ensino". O que se propõe analisar é de que modo a discursividade sobre a Educação a Distância tem construído um campo de saber sobre educação e tecnologia, significando a modalidade como necessidade da contemporaneidade. Apontamos a política de EaD como uma prática discursiva regida por uma formação discursiva dominante constituída por Organismos Internacionais (UNESCO e Banco Mundial), que sob ideologias da globalização, do neoliberalismo e das tecnologias da informação e comunicação vem conquistando o reconhecimento político-social como forma de promoção da democratização do ensino, contribuindo para a institucionalização da EaD, no Brasil. Problematizar essas instâncias discursivas nos levará à compreensão do funcionamento dos processos discursivos: (re)produção, confrontos e deslocamentos de sentidos. Desse modo, teremos a possibilidade de perceber, na relação dos sujeitos envolvidos nessa trama discursiva, os processos de subjetivação do sujeito contemporâneoAbstract: This Doctoral Thesis, under analytical theoretical support of Discourse Analysis, has as main objective to analyze texts that say about the Distance Education (EaD), constituted as a "education modality". What is proposed to analyze is, how the discourse on the EaD has built a field of knowledge about education and technology, meaning the modality as necessity of contemporaneity. We point the distance education politics as a discursive practice guided by a dominant discursive formation constituted by International Organizations (UNESCO and the World Bank), which under ideologies of globalization, neoliberalism and information and communication technologies has conquered the political and social recognition as a means of promoting the democratization of education, contributing to the institutionalization of distance education in Brazil. Problematize these discursive instances will lead us to understanding the functioning of discursive processes: (re)production, confrontations and movement of the meanings. Thus so, we will have the possibility to perceive, in the relation of the subjects involved in this discursive plot, the subjectivation processes of the contemporaneous subjectDoutoradoLingüísticaDoutora em Linguística[s.n.]Orlandi, Eni de Lourdes Puccinelli, 1942-Zoppi-Fontana, MónicaBarbai, Marcos AurelioCosta, Greciely Cristina daChiaretti, PaulaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Aureci de Fátima, 1969-20152015-08-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf139 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1626365COSTA, Aureci de Fátima. Discursos sobre a Educação a Distância (EaD): reprodução, confrontos, deslocamentos de sentidos. 2015. 139 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1626365. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/955038porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:47:26Zoai::955038Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:47:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos sobre a Educação a Distância (EaD) : reprodução, confrontos, deslocamentos de sentidos Discourses about Distance Education (EaD) : (re)production, confrontations, movement of the meanings |
title |
Discursos sobre a Educação a Distância (EaD) : reprodução, confrontos, deslocamentos de sentidos |
spellingShingle |
Discursos sobre a Educação a Distância (EaD) : reprodução, confrontos, deslocamentos de sentidos Costa, Aureci de Fátima, 1969- Ensino a distância Análise do discurso Ideologia Sujeito (Analise do discurso) Distance education Discourse analysis Ideology Subject (Discourse analysis) Subjectivity Subjetividade |
title_short |
Discursos sobre a Educação a Distância (EaD) : reprodução, confrontos, deslocamentos de sentidos |
title_full |
Discursos sobre a Educação a Distância (EaD) : reprodução, confrontos, deslocamentos de sentidos |
title_fullStr |
Discursos sobre a Educação a Distância (EaD) : reprodução, confrontos, deslocamentos de sentidos |
title_full_unstemmed |
Discursos sobre a Educação a Distância (EaD) : reprodução, confrontos, deslocamentos de sentidos |
title_sort |
Discursos sobre a Educação a Distância (EaD) : reprodução, confrontos, deslocamentos de sentidos |
author |
Costa, Aureci de Fátima, 1969- |
author_facet |
Costa, Aureci de Fátima, 1969- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orlandi, Eni de Lourdes Puccinelli, 1942- Zoppi-Fontana, Mónica Barbai, Marcos Aurelio Costa, Greciely Cristina da Chiaretti, Paula Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Aureci de Fátima, 1969- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Análise do discurso Ideologia Sujeito (Analise do discurso) Distance education Discourse analysis Ideology Subject (Discourse analysis) Subjectivity Subjetividade |
topic |
Ensino a distância Análise do discurso Ideologia Sujeito (Analise do discurso) Distance education Discourse analysis Ideology Subject (Discourse analysis) Subjectivity Subjetividade |
description |
Orientador: Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-08-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1626365 COSTA, Aureci de Fátima. Discursos sobre a Educação a Distância (EaD): reprodução, confrontos, deslocamentos de sentidos. 2015. 139 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1626365. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1626365 |
identifier_str_mv |
COSTA, Aureci de Fátima. Discursos sobre a Educação a Distância (EaD): reprodução, confrontos, deslocamentos de sentidos. 2015. 139 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1626365. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/955038 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 139 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138519890788352 |