A educação a distância em arquivo virtual: dizeres sobre a EAD a partir da análise do discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Roberta Kerr dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10128
Resumo: A presente pesquisa busca analisar discursos sobre a Educação a Distância (EAD) presentes em publicações digitais a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso, em especial aos conceitos propostos por Michel Pêcheux e desenvolvidos no Brasil por Eni Orlandi. Para isso, toma-se o discurso enquanto “efeito de sentidos” entre interlocutores (PÊCHEUX, 2010c), como objeto sócio-histórico atravessado pelo “já-dito”, pelos dizeres em circulação que compõem a memória discursiva. Na composição do corpus, foram constituídas sequências discursivas de textos com circulação na mídia publicados virtualmente no período de 2005 a 2010, na seção Clipping do site da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), importante instituição de pesquisa e divulgação da EAD no Brasil. No corpus discursivo, analisam-se as regularidades desses dizeres dispostos na rede eletrônica, bem como os seus deslizamentos de sentidos com foco nos efeitos de sentidos que se constituem para a Educação a Distância no cenário nacional na atualidade. O interesse pelo discurso sobre a EAD no Brasl deve-se, principalmente, ao crescimento que essa modalidade de ensino vem alcançando, agregando cada vez um maior número de instituições públicas e privadas nos mais diferentes níveis de ensino. Segundo a ABED, o número de alunos não presenciais no Brasil em 2012 era de aproximadamente dois milhões, crescendo cerca de 40% ao ano. Por isso, através das materialidades linguísticas das publicações virtuais, compostas por reportagens, entrevistas e notícias em versão digital, busca-se perceber como se constroem esses sentidos que se inscrevem em outros dizeres em curso. Nesse percurso, de uma memória em movimento, indagações se instauram para entender o jogo interpretativo que se constitui nos diferentes domínios do interdiscurso: O que pode e o que deve ser dito sobre a EAD no Brasil na atualidade? De que modo os discursos “mercadológicos” e “educacionais” – de democratização do ensino – contribuem para deslizamentos de sentidos outros? Em tal busca, considera-se, nas sequências discursivas analisadas, a ocorrência de apagamentos e contradições na rede de sentidos, observadas à luz da Análise de Discurso e a partir da historicidade da Educação a Distância. Afinal, conforme preceituava Pêcheux: “todo discurso é o índice potencial de uma agitação das filiações sócio-históricas de identificação” (p. 56, 2012).
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Na composição do corpus, foram constituídas sequências discursivas de textos com circulação na mídia publicados virtualmente no período de 2005 a 2010, na seção Clipping do site da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), importante instituição de pesquisa e divulgação da EAD no Brasil. No corpus discursivo, analisam-se as regularidades desses dizeres dispostos na rede eletrônica, bem como os seus deslizamentos de sentidos com foco nos efeitos de sentidos que se constituem para a Educação a Distância no cenário nacional na atualidade. O interesse pelo discurso sobre a EAD no Brasl deve-se, principalmente, ao crescimento que essa modalidade de ensino vem alcançando, agregando cada vez um maior número de instituições públicas e privadas nos mais diferentes níveis de ensino. Segundo a ABED, o número de alunos não presenciais no Brasil em 2012 era de aproximadamente dois milhões, crescendo cerca de 40% ao ano. Por isso, através das materialidades linguísticas das publicações virtuais, compostas por reportagens, entrevistas e notícias em versão digital, busca-se perceber como se constroem esses sentidos que se inscrevem em outros dizeres em curso. Nesse percurso, de uma memória em movimento, indagações se instauram para entender o jogo interpretativo que se constitui nos diferentes domínios do interdiscurso: O que pode e o que deve ser dito sobre a EAD no Brasil na atualidade? De que modo os discursos “mercadológicos” e “educacionais” – de democratização do ensino – contribuem para deslizamentos de sentidos outros? Em tal busca, considera-se, nas sequências discursivas analisadas, a ocorrência de apagamentos e contradições na rede de sentidos, observadas à luz da Análise de Discurso e a partir da historicidade da Educação a Distância. Afinal, conforme preceituava Pêcheux: “todo discurso é o índice potencial de uma agitação das filiações sócio-históricas de identificação” (p. 56, 2012).This research aims at analyzing discourses about Distance Education (Educação a Distância – EAD) available in digital publications, according to theoretical and methodological assumptions of Discourse Analysis, specifically those proposed by Michel Pêcheux, and developed in Brazil by Eni Orlandi. For that purpose, the discourse will be taken as an “effect of meanings” between interlocutors (PÊCHEUX, 2010c), as it is a social-historical object traversed by “the already said” and by the circulating utterances that make up the discursive memory. The corpus was made up of a collection of discursive sequences découpé from virtually published texts that circulated in the media between 2005 and 2010 in the section named Clipping at the homepage of the “Associação Brasileira de Educação a Distância” (ABED) – The Brazilian Association for Distance Education, which is an important institution oriented towards research and promotion of EAD in Brazil. Within the discursive corpus, the regularities of those online utterances were analyzed, as well as the slips in their meanings. The focus was on the effects of meanings that are currently engendered about EAD in the Brazilian scenario. The interest in EAD in Brazil is mainly due to the expansion of this modality across a large number of private and public institutions at several teaching levels. According to the ABED, there were nearly two million distance-learning students in Brazil in 2012, and this number has been increasing about 40% annually. Therefore, through the language-inherent materialities of the virtual publications, made up of articles, interviews and online news, an attempt was made to understand how the building up of those meanings take place in their inscriptions in other ongoing utterances. During that process of a transient memory, questions have emerged so as to figure out the interpretative issue game that pops up in-between different domains of the inter-discourse: What can and must be stated about EAD in Brazil nowadays? How can the market- oriented and education-oriented democratizing discourses – contribute to other slips of meanings? Pursuing that issue throughout the analysis of the discursive sequences, the occurrence of erasure and contradictions in the net of meanings were regarded in the light of Discourse Analysis and the historicity of Distance Education. After all, according to Pêcheux’s assumption: “every discourse is the potential index of an agitation of a social-historic affiliation of identification” (p. 56, 2012b).103fSilva, Silmara Cristina Dela daSouza, Tânia Conceição Clemente daMello, Giovana Cordeiro Campos deBaalbaki, Ângela Correa FerreiraDias, Juciele PereiraSantos, Roberta Kerr dos2019-06-26T13:05:51Z2019-06-26T13:05:51Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10128http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-08T21:58:02Zoai:app.uff.br:1/10128Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-08T21:58:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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