Planejamento participativo como instrumento de aprendizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Valeria Vieira de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602588
Resumo: Orientador: Newton Antonio Paciulli Bryan
id UNICAMP-30_e4115fc14b36a24f959bd8d9265c3c42
oai_identifier_str oai::367411
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Planejamento participativo como instrumento de aprendizadoPlanejamento participativoAdministração - Participação dos empregadosPolíticas públicasGestão em saúdeGestão educacionalParticipatory planningParticipatory managementPublic policyManagement capacityEducacional managementOrientador: Newton Antonio Paciulli BryanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Tendo como pano de fundo a visão de que cabe ao Estado atuar sobre a ordem econômica e social a fim de superar o contexto de desigualdade e injustiça social histórico em nosso país, e como premissa a noção de que a elevação da capacidade de governo das equipes governamentais é elemento fundamental para o cumprimento eficaz desse objetivo, este trabalho examina o planejamento participativo, em particular utilizando o Método ZOPP, enquanto instrumento capaz de promover um tipo de aprendizado que eleve esta capacidade. O marco teórico para o exame tem origem, no que diz respeito à planejamento, na obra de John Friedmann, que oferece uma classificação das tradições do pensamento em planejamento e a proposição de um método, o Planejamento Transformador, que articula as concepções da tradição do Aprendizado Social, fundamental para dar conta dos desafios da realidade atual quanto ao planejamento na área pública, e de Carlos Matus, cuja produção teórica discute especificamente a elevação da capacidade de governo na América Latina ; no que diz respeito ao aprendizado, a Teoria da Atividade fornece os fundamentos para a proposição, formulada por Yrjö Engeström, do Aprendizado Expansivo, um tipo emergente de atividade humana, de caráter deliberado e coletivo, que se desenvolve no interior de outras atividades, e cujo objeto é a transformação destas outras atividades, através da superação de suas contradições internas, visando alcançar formas socialmente novasAbstract: Considering the fundamental role the State must play on the economic and social order to overcome the context of historical inequality and social injustice in our country, and considering as a tenet that good State governance is a basic element for the efficient achievement of this objective, this work examines participatory planning, in particular using ZOPP Method, as an instrument to promote a special kind of learning which can promote governance improvement. The theoretical framework on which the examination is based has its origin, in what concerns planning thought, in the work of John Friedmann, who offers a classification of the traditions of thought in planning and who also proposes a method, the Radical Planning, that articulates the conceptions of the tradition of Social Learning, which can meet the challenges facing planning practice in the public domain nowadays, and also the work of Carlos Matus, whose theoretical production specifically addresses governance improvement in Latin America; in respect to learning, the Activity Theory offers the tenets for the proposal, formulated for Yrjö Engeström, of Expansive Learning, a reflexive, deliberate and collective type of human activity, which emerges within other activities, and whose object is the transformation of these other activities, through the overcoming of its internal contradictions, seeking socially new forms of the central activityMestradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosMestre em Educação[s.n.]Bryan, Newton Antonio Paciulli, 1947-Aguilar, Luis EnriqueMendonça, Erasto FortesRodrigues, CleytonRus Perez, José RobertoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoraes, Valeria Vieira de20062006-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602588MORAES, Valeria Vieira de. Planejamento participativo como instrumento de aprendizado. 2006. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602588. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/367411porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:31:14Zoai::367411Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:31:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento participativo como instrumento de aprendizado
title Planejamento participativo como instrumento de aprendizado
spellingShingle Planejamento participativo como instrumento de aprendizado
Moraes, Valeria Vieira de
Planejamento participativo
Administração - Participação dos empregados
Políticas públicas
Gestão em saúde
Gestão educacional
Participatory planning
Participatory management
Public policy
Management capacity
Educacional management
title_short Planejamento participativo como instrumento de aprendizado
title_full Planejamento participativo como instrumento de aprendizado
title_fullStr Planejamento participativo como instrumento de aprendizado
title_full_unstemmed Planejamento participativo como instrumento de aprendizado
title_sort Planejamento participativo como instrumento de aprendizado
author Moraes, Valeria Vieira de
author_facet Moraes, Valeria Vieira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bryan, Newton Antonio Paciulli, 1947-
Aguilar, Luis Enrique
Mendonça, Erasto Fortes
Rodrigues, Cleyton
Rus Perez, José Roberto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Valeria Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento participativo
Administração - Participação dos empregados
Políticas públicas
Gestão em saúde
Gestão educacional
Participatory planning
Participatory management
Public policy
Management capacity
Educacional management
topic Planejamento participativo
Administração - Participação dos empregados
Políticas públicas
Gestão em saúde
Gestão educacional
Participatory planning
Participatory management
Public policy
Management capacity
Educacional management
description Orientador: Newton Antonio Paciulli Bryan
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602588
MORAES, Valeria Vieira de. Planejamento participativo como instrumento de aprendizado. 2006. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602588. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MORAES, Valeria Vieira de. Planejamento participativo como instrumento de aprendizado. 2006. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602588. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/367411
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
113 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188943786147840