Política pública educacional de ação afirmativa : lei de cotas - o caso brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasquini, Juliana Tristão, 1982-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635683
Resumo: Orientador: Newton Antonio Paciulli Bryan
id UNICAMP-30_e472f8e5ee4c56e8a8b6125a3c23ef3e
oai_identifier_str oai::1081201
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Política pública educacional de ação afirmativa : lei de cotas - o caso brasileiroEducational public policy of affirmative action : law of quotas - the brazilian casePolítica e educaçãoProgramas de ação afirmativa na educaçãoEnsino superiorCidadaniaQuota system legislationEducational public policyAffirmative action programs in educationHigher educationCitizenshipOrientador: Newton Antonio Paciulli BryanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho de pesquisa buscou levantar as bases teóricas acionadas nos discursos produzidos sobre a Lei de Cotas (12.711/2012). Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica sobre as teorias da Sociologia do Conhecimento, da Sociologia da Educação, da Teoria do Capital Humano, da Teoria da Justiça, da Teoria da Educação em Direitos Humanos e de outros artigos sobre a temática da Lei de Cotas para identificar as bases teóricas acionadas pelos sujeitos que produziram ou ainda produzem discursos e análises a favor e contra a essa política de ação afirmativa. Com base na análise crítica de artigos sobre o tema produzidos internacionalmente, é elaborado um histórico da Lei de Cotas mapeando seu histórico no mundo e no Brasil, mapeando as bases teóricas dos Manifestos a favor e contra e analisando dados estatísticos produzidos por órgãos oficiais para poder observar as origens discursivas da política pública e dos seus impactos, do período de 1999 a 2015. O resultado deste trabalho permite observar que os argumentos contra se baseavam em duas principais teorias: da reprodução e do capital humano, enquanto que os argumentos a favor se centravam na teoria da Justiça e da educação para os Direitos Humanos. Por fim, notou-se que a Lei de Cotas é tema ainda bastante relevante e que traz à tona importantes discussões que vão além do meio escolar, como a formação da sociedade, necessidade de se combater o racismo e promover a cidadania, questões à despeito da qualidade da educação básica e superior, entre outrasAbstract: This research aimed to raise the theoretical bases triggered in the speeches produced on the Law of Quotas (12.711 / 2012). In orther to do this, it was used the bibliographic research about theories of Sociology of Knowledge, Sociology of Education, Human Capital Theory, Justice Theory, Human Rights Education Theory and other articles on the Quota Law theme were used to identify theoretical bases triggered by the subjects who produced or still produce speeches and analyzes for and against this affirmative action policy. The objective of this research was to discuss the theoretical aspects of speeches, debates and analyzes about the affirmative action policy of the Law of Quotas, tracing its history in the world and in Brazil, mapping the theoretical bases of the Manifestos for and against and analyzing statistical data produced by official agencies in order to observe the speech origins of public policy and its impacts, from 1999 to 2015. Thus, it can be seen that the arguments against were based on two main theories: reproduction and human capital, while the arguments in favor were centered on the theory of justice and education for human rights. Finally, it was noted that the Law of Quotas is still a very relevant topic and brings to the fore important discussions that go beyond the school environment, such as the formation of society, the need to combat racism and promote citizenship, despite the quality of basic and higher education, among othersMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Bryan, Newton Antonio Paciulli, 1947-Vedovato, Luís RenatoLeite, Sandra FernandesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPasquini, Juliana Tristão, 1982-20182018-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (124 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635683PASQUINI, Juliana Tristão. Política pública educacional de ação afirmativa: lei de cotas - o caso brasileiro. 2018. 1 recurso online (124 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635683. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1081201Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-29T12:26:11Zoai::1081201Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-03-29T12:26:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Política pública educacional de ação afirmativa : lei de cotas - o caso brasileiro
Educational public policy of affirmative action : law of quotas - the brazilian case
title Política pública educacional de ação afirmativa : lei de cotas - o caso brasileiro
spellingShingle Política pública educacional de ação afirmativa : lei de cotas - o caso brasileiro
Pasquini, Juliana Tristão, 1982-
Política e educação
Programas de ação afirmativa na educação
Ensino superior
Cidadania
Quota system legislation
Educational public policy
Affirmative action programs in education
Higher education
Citizenship
title_short Política pública educacional de ação afirmativa : lei de cotas - o caso brasileiro
title_full Política pública educacional de ação afirmativa : lei de cotas - o caso brasileiro
title_fullStr Política pública educacional de ação afirmativa : lei de cotas - o caso brasileiro
title_full_unstemmed Política pública educacional de ação afirmativa : lei de cotas - o caso brasileiro
title_sort Política pública educacional de ação afirmativa : lei de cotas - o caso brasileiro
author Pasquini, Juliana Tristão, 1982-
author_facet Pasquini, Juliana Tristão, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bryan, Newton Antonio Paciulli, 1947-
Vedovato, Luís Renato
Leite, Sandra Fernandes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasquini, Juliana Tristão, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Política e educação
Programas de ação afirmativa na educação
Ensino superior
Cidadania
Quota system legislation
Educational public policy
Affirmative action programs in education
Higher education
Citizenship
topic Política e educação
Programas de ação afirmativa na educação
Ensino superior
Cidadania
Quota system legislation
Educational public policy
Affirmative action programs in education
Higher education
Citizenship
description Orientador: Newton Antonio Paciulli Bryan
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-12-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635683
PASQUINI, Juliana Tristão. Política pública educacional de ação afirmativa: lei de cotas - o caso brasileiro. 2018. 1 recurso online (124 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635683. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635683
identifier_str_mv PASQUINI, Juliana Tristão. Política pública educacional de ação afirmativa: lei de cotas - o caso brasileiro. 2018. 1 recurso online (124 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635683. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1081201
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (124 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189139557384192