O discurso do Escola sem Partido : polêmica e interdição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/4409 |
Resumo: | Orientador: Sírio Possenti |
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O discurso do Escola sem Partido : polêmica e interdiçãoThe discourse of the Non-Partisan School : polemic and interdictionMovimento Escola Sem Partido (Brasil)Fórmula discursivaExpressão de gêneroPolêmicaNon-Partisan School (Brazil)Discursive formulaGender expressionPolemicsOrientador: Sírio PossentiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa tem como foco a análise do discurso do Movimento Escola sem Partido, de suas interdições e da polêmica que se formou em seu entorno entre duas formações discursivas rivais: a progressista e a reacionária. Para isso, foram de especial importância os trabalhos de Amossy (2017) e Maingueneau (2005) sobre o funcionamento das polêmicas no espaço público – mobilizando conceitos como o de dissenso, o de interincompreensão e o das funções da polêmica – bem como o de Maingueneau (2008) sobre Formação Discursiva, que revisita os trabalhos anteriores de Foucault (1970) e Pêcheux (1971 e 1979) e formula sua hipótese para tal conceito. O corpus foi organizado a partir da noção de arquivo em Foucault (2008), de interdiscurso em Maingueneau (2005), do conceito de Sequência Discursiva de Referência em Courtine (2009) e da noção de "fórmula" em Krieg-Planque (2010). Foram analisados excertos de textos de vários campos e gêneros com destaque para aqueles publicados no site oficial do Movimento Escola Sem Partido, em duas matérias jornalísticas (uma da revista Nova Escola e outra do jornal Diário do Centro do Mundo) com depoimentos de professores e aqueles selecionados a partir de mecanismos de pesquisa (sugeridos por Oliveira, 2022) com foco nos usos e na dispersão de fórmulas no espaço público, nesse caso, mais especificamente da fórmula "ideologia de gênero", que provou que é uma das mais importantes bandeiras do Escola sem PartidoAbstract: This research focuses on the analysis of the discourse of the Non-partisan School, its interdictions and the polemics that formed in its surroundings between two rival discursive formations: the progressive and the reactionary. For this, the works of Amossy (2017) and Maingueneau (2005) on the functioning of polemics in the public space – mobilizing concepts such as dissent, interincomprehension and the functions of polemics – as well as the concept of Maingueneau (2008) on Discursive Formation, which revisits the previous works of Foucault (1970) and Pêcheux (1971 and 1979) and formulates his hypothesis for this concept were of special importance. The corpus was organized from the notion of the archive in Foucault (2008), interdiscourse in Maingueneau (2005), the concept of Discursive Sequence of Reference in Courtine (2009) and of the notion of "formula" in Krieg-Planque (2010) . Excerpts of texts from various fields and genres were analyzed, with emphasis on those published on the official website of the Non-Partisan School Movement, in two journalistic articles (one in the Nova Escola magazine and the other in the Diário do Centro do Mundo newspaper) with testimonies from teachers and those selected from research mechanisms (suggested by Oliveira, 2022) focused on the uses and dispersion of formulas in the public space, in this case, more specifically on the formula "gender ideology", which proved to be one of the most important banner of the Non-Partisan SchoolMestradoLingüísticaMestre em Linguística[s.n.]Possenti, Sírio, 1947-Gatti, Márcio AntônioVilela-Ardenghi, Ana Carolina Nunes da CunhaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAvelino Neto, Diogo Caetano, 1976-20222022-03-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (131 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4409AVELINO NETO, Diogo Caetano. O discurso do Escola sem Partido: polêmica e interdição. 2022. 1 recurso online (131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4409. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1243099Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T14:11:56Zoai::1243099Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-07T14:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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