Simulação aerodinamica em tuneis de metro, tipo couraça
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1976 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576479 |
Resumo: | Orientador : Joaquim Severino de Paiva Netto |
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Simulação aerodinamica em tuneis de metro, tipo couraçaTuneis aerodinamicosMétodos de simulaçãoMetrôOrientador : Joaquim Severino de Paiva NettoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de CampinasResumo: Este trabalho visa. primordialmente. fornecer uma ferramenta operacional para a analise do arrasto aerodinâmico e do sistema de ventilação em túneis de metrô, tipo couraça. Para isto, necessitou-se combinar o efeito de pistão com a ventilação forçada. utilizando a curva real de velocidades do trem, a curva característica dos ventiladores, e uma simulação dos efeitos da saída de exaustão e poço de alívio. A velocidade e pressão do ar, nesta abordagem. são funções do tempo e da distancia ao longo do túnel, obtidas para um intervalo de tempo, que pode compreender a passagem de vários trens consecutivos com o mesmo espaçamento entre si. Como ferramenta básica, empregou-se o método das características, juntamente com correlações numéricas, para as perdas e carga na região próxima ao trem, contando-se para isto com relações e dados experimentais de trabalhos correlatos. O estudo em questão pode constituir-se na base de um caminho para otimização de tópicos, tais como: dimensionamento, faixa de operação estável e controle dos ventiladores de exaustão, principalmente em situações de falha ou emergência; configuração geométrica e posicionamento da saída de exaustão e poço de alivio; abertura e fechamento do poço de alívio; performance aerodinâmico do trem; etc. O programa numérico, para computador digital, é montado de forma a cobrir uma ampla faixa operacional, além de possibilitar um posterior acoplamento com sistemas de ventilação, em estações e túneis de dupla via. Para efeito de ilustração, o programa é aplicado em um dos trechos em couraça da linha Norte-Sul, do Metrô de são PauloAbstract: not informedMestradoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Paiva Netto, Joaquim Severino deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de CampinasPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBajay, Sérgio Valdir, 1950-1976info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf148 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576479BAJAY, Sérgio Valdir. Simulação aerodinamica em tuneis de metro, tipo couraça. 1976. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576479. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/44073porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:00:01Zoai::44073Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:00:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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