Avaliação eletrofisiológica com sons verbais e não-verbais em crianças com histórico de otite média

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanfins, Milaine Dominici, 1977-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632638
Resumo: Orientador: Maria Francisca Colella-Santos
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Métodos: Os indivíduos foram divididos em três grupos: grupo controle (GC) - formado por 40 crianças sem antecedentes de otite média; grupo estudo bilateral (GEB) - constituído por 50 crianças com histórico documentado de otite média e que foram submetidas à cirurgia para inserção bilateral de tubos de ventilação e; grupo estudo unilateral (GEU) ¿ formado por crianças com histórico documentado de otite média e que foram submetidas à cirurgia para inserção unilateral de tubos de ventilação. Todas as crianças realizaram avaliação audiológica completa (audiometria, logoaudiometria e imitanciometria), avaliação eletrofisiológica (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico com estímulo do tipo clique - PEATE, FFR, Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência com estímulo tone burst - PEALLTB e Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência com estímulo de fala - PEALLF). Resultados: Ambos os grupos estudo (GEB e GEU) apresentaram desempenho estatisticamente inferior (p<0,005) quando comparado ao GC para todos os testes eletrofisiológicos com o prolongamento dos valores de latência e diminuição dos valores de amplitude. PEATE (GEB: latência - ondas I, III e V, amplitude - ondas III e V/GEU: latência e amplitude ¿ onda III), FFR (GEB: latência ¿ V, A, C, D, E, F e O, amplitude ¿ V e A (feminino)/GEU: latência ¿ V,A,C,E e O, amplitude: V e A (feminino), PEALLTB (GE: latência ¿ P2 e N2 (feminino)/GEU: latência ¿ sem alteração, amplitude: P2 (feminino), PEALLF (GEB: latência ¿ N1, P2, N2 (feminino) e P300, amplitude ¿ N1 e P2/GEU: latência ¿ P2 e P300, amplitude: N1 e P2). Conclusão: Os dados encontrados nesse estudo demonstraram os efeitos negativos da OMS no período da infância na maturação das vias auditivas. As alterações ocasionadas pelo histórico de OMS puderam ser observadas em toda a trajetória da via auditiva por intermédio dos PEA (PEATE, FFR e PEALL com estímulos verbais e não verbais)Abstract: Introduction: Otitis media (OM) has been considered a major cause of central auditory processing disorder and may have a negative effect on the whole auditory pathway as well as on the central auditory areas. Objectives: To evaluate the auditory evoked potentials responses (EAP) with verbal and nonverbal sounds in children with a history of otitis media in the first six years of life. Methods: Subjects were divided into three groups: control group (CG) - formed by 40 children with no history of otitis media; bilateral study group (BSG) - constituted by 50 children with documented history of otitis media who undergone surgery for bilateral insertion of ventilation tubes and unilateral study group (USG) - formed children with a documented history of otitis media who were submitted surgery for unilateral insertion of ventilation tubes. All children undergone complete audiological evaluation (audiometry, logoaudiometry and immitance measurement), electrophysiological evaluation (Brainstem Auditory Evoked Potential with click stimulus - ABR, FFR, Long Latency Auditory Evoked Potential with tone burst stimulus ¿ LLAEP-TB and Long Latency Auditory Evoked Potential with speech stimulus ¿ LLAEP - S). Results: Both study groups (BSG and USG) presented a statistically lower performance (p <0.005) when compared to the CG for all the electrophysiological tests with the prolongation of the latency values and decrease of the amplitude values. ABR (BSG: latencies - waves I, III e V, amplitude - waves III e V/ USG: latencies and amplitude ¿ wave III), FFR (BSG: latencies ¿ V, A, C, D, E, F e O, amplitude ¿ V e A (feminine)/USG: latencies ¿ V,A,C,E e O, amplitude: V e A (feminine), LLAEP - TB (BSG: latencies ¿ P2 e N2 (feminine), amplitude ¿ P2 (feminine)/USG: latencies ¿ no modifications, amplitude: P2 (feminine),LLAEP -S (BSG: latencies ¿ N1, P2, N2 (feminine) e P300, amplitude ¿ N1 e P2/ USG: latencies ¿ P2 e P300, amplitude: N1 e P2). Conclusion: The data found in this study demonstrated the negative effects of the otitis media with effusion in the period of childhood on maturation of the auditory pathways. The changes caused by the otitis media with effusion history could be observed throughout the auditory pathway through the AEP (ABR, FFR and LLAEP with verbal and nonverbal stimuli)DoutoradoSaúde da Criança e do AdolescenteDoutora em CiênciasCAPES01-P-4346/2015[s.n.]Colella-Santos, Maria Francisca, 1963-Couto, Christiane Marques doGil, DanielaMarba, Sérgio Tadeu MartinsMatas, Carla GentileUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSanfins, Milaine Dominici, 1977-20172017-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (114 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632638SANFINS, Milaine Dominici. Avaliação eletrofisiológica com sons verbais e não-verbais em crianças com histórico de otite média. 2017. 1 recurso online (114 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632638. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/990352Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-01T11:41:27Zoai::990352Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-02-01T11:41:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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