Comissionamento e avaliação de metodologias para determinação de curvas pev para mistura de combustíveis : Comissioning and evaluation of methodologies for determining tbp curves for blended fuels

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Mateus Brentan, 1993-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640693
Resumo: Orientadores: Maria Regina Wolf Maciel, Leonardo Vasconcelos Fregolente
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Pesquisadores de todo o mundo vêm estudando fatores, que vão desde a qualidade do óleo a ser refinado até o destino do resíduo orgânico pesado, para assegurar a qualidade oferecida e, ao mesmo tempo, diminuir ao máximo o impacto ambiental gerado. Um dos problemas encontrados é a eventual mistura (blends) de variados tipos de petróleos diferentes nos tanques de carga das refinarias, o que altera a composição e as propriedades antes mesmo de se iniciar o refino, cujas condições operacionais dependem destas propriedades. O preço e qualidade do petróleo estão diretamente ligados com sua densidade relativa, propriedades e porcentagem de cada uma das espécies orgânicas que o compõem. Por este motivo, este trabalho tem como objetivo desenvolver um procedimento confiável e aplicável à indústria de forma a confirmar as propriedades destes blends. Utilizando equipamentos de destilação atmosférica e a vácuo, baseados nas normas ASTM D2892 e ASTM D5236, respectivamente, além de um cromatógrafo gasoso para destilação simulada (SimDis-HT), será possível obter curvas de ponto de ebulição verdadeiro, densidade, valores de °API e outras propriedades de diesel, querosene e seus blendsAbstract: Considering the increase on demand of fossil fuels for the oil industry in the last years, the search for new methods to upgrade the current process is essential. All around the world, researchers have studied topics from the quality of oils before the refinery up to how to properly dispose the heavy residue created during the distillation process. In this way, it is possible to maximize the oil¿s worth and reduce the environmental problems that could be caused. One problem currently found in oil refineries is the unavoidable mixture (or blends) of several different brands of oil during the storage process on tanks, varying their composition and properties, which can alter the accuracy of the operational inputs that control the refining process. Additionally, the price of oil is directly related to its properties such as specific gravity and the percentage of each organic compound in its composition. Therefore, this dissertation offers a reliable methodology to determine the properties of fuels and its blends. Utilizing distillation equipment with and without reduced pressure, based on the standards ASTM D2892 and ASTM D5236, respectively, as well as a gas chromatographer that simulate distillations at high temperatures (SimDis-HT), we will be capable of obtaining true boiling point curves, density, API grade values, and other properties of diesel, kerosene and their blendsMestradoEngenharia QuímicaMestre em Engenharia QuímicaCAPES88887.372049/2019-00CNPQ170393/2018-6[s.n.]Maciel, Maria Regina Wolf, 1955-Fregolente, Leonardo Vasconcelos, 1980-Batistella, César BeneditoWinter, AlessandraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia QuímicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia QuímicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonçalves, Mateus Brentan, 1993-20202020-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (109 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640693GONÇALVES, Mateus Brentan. Comissionamento e avaliação de metodologias para determinação de curvas pev para mistura de combustíveis: Comissioning and evaluation of methodologies for determining tbp curves for blended fuels. 2020. 1 recurso online (109 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640693. 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