Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590139 |
Resumo: | Orientador: Jose Mario Ortiz Ramos |
id |
UNICAMP-30_e665e304ddee7d38e0a5c8ea85ae98ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::207041 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vidaCorpo humanoEstilo de vidaMídia (Publicidade)ConsumoSociabilidadeIdentidadeNarcisismoHedonismoOrientador: Jose Mario Ortiz RamosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Este trabalho analisa o culto ao corpo como forte tendência de comportamento e uma das dimensões dos estilos de vida construídos, pelo consumo, nas sociedades contemporâneas. Procura-se, primeiramente, abordar a materialidade desta prática cultural, a partir da discussão de dados relativos ao mercado da beleza e da boa forma. Num segundo momento, duas publicações relativas ao tema -Boa Forma e Corpo a Corpo - são analisadas a fim de se perceber as mediações entre mídia e sociedade, entendendo-se que entre elas existe uma relação na qual os conteúdos da sociedade são absorvidos e reciclados pelos meios de comunicação de massa e vice-versa.Sem desconsiderar a coerção social exercida sobre os indivíduos, impelindo-os a preocuparem-se com a beleza de seus corpos, busca-se compreender as motivações para a prática regular de atividade física. Os cuidados dispendidos com a apresentação são vistos como forma de construção de identidade e estratégia de distinção no variado empório de estilos característico do mundo contemporâneo.Para tanto, realizou-se trabalho de campo em quatro academias de diferentes portes e regiões da cidade de São Paulo, onde investigamos seis modalidades de atividade física: capoeira, dança de salão, ginástica, ginástica para terceira idade, yoga e musculação, aplicando-se questionário, realizando-se entrevistas em profundidade e observação com registro em diário de campo.Classe social, gênero e geração despontam, na análise do material, como variáveis definidoras da escolha da modalidade de atividade física, que se configura uma das dimensões do estilo de vida e uma forma de sociabílídade dos indivíduosAbstract: The purpose of this work is to discuss the body cult as a behvior' s strong tendency, and one of the dimensions of constructed life stles, through consume, in contemporary societes. Firstly, it seeks to approach the material aspect of this cultural practice,from informationrelated to beauty andfitness market segment. Secondly, it analizes two publications related to the subkect - Boa Forma and Corpoa Corpo - inorder to perceive the existing mediations between media and society, understanding that between them theris a relation, in wich contents of society are assimilated and recycled by the mass communication means and conversely.It does not discredit the social coercionupon individual, leads wich them to worry about their bodies beauty, this study seeks to understand ali the cares with presentation as a way of construction of identity and a strategy of disitinction, in a wide range of styles market, a mark of the contemporary world.In order to achieve themain purpose of thisstudy,it was done a work at four fitness centers of different sizes and regions in the city of São Paulo, where it was searched six physical activities modalities: capoeira, yoga, gymnastics, third age gymnastics, ball-room dance and muscles exercises, wherea questionnaire was applied, deep interviews done, and observationfollowed by daily field recordo. Social class, gender and generation appear with thematerial analyses, as variable definition aspects when choosing a modality of physical activity, wich configure a dimension of life style and a way ofl sociability for the individuaisDoutoradoDoutor em Sociologia[s.n.]Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012Muller, Regina PoloMorelli, Rita de Cássia LahozMira, Maria CelesteSetton, Maria da Graça JacinthoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCastro, Ana Lucia de20012001-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf186p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590139CASTRO, Ana Lucia de. Culto ao corpo e sociedade: midia, cultura de consumo e estilos de vida. 2001. 186p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590139. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/207041porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:21:25Zoai::207041Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:21:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida |
title |
Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida |
spellingShingle |
Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida Castro, Ana Lucia de Corpo humano Estilo de vida Mídia (Publicidade) Consumo Sociabilidade Identidade Narcisismo Hedonismo |
title_short |
Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida |
title_full |
Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida |
title_fullStr |
Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida |
title_full_unstemmed |
Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida |
title_sort |
Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida |
author |
Castro, Ana Lucia de |
author_facet |
Castro, Ana Lucia de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012 Muller, Regina Polo Morelli, Rita de Cássia Lahoz Mira, Maria Celeste Setton, Maria da Graça Jacintho Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Ana Lucia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo humano Estilo de vida Mídia (Publicidade) Consumo Sociabilidade Identidade Narcisismo Hedonismo |
topic |
Corpo humano Estilo de vida Mídia (Publicidade) Consumo Sociabilidade Identidade Narcisismo Hedonismo |
description |
Orientador: Jose Mario Ortiz Ramos |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001-04-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590139 CASTRO, Ana Lucia de. Culto ao corpo e sociedade: midia, cultura de consumo e estilos de vida. 2001. 186p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590139. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CASTRO, Ana Lucia de. Culto ao corpo e sociedade: midia, cultura de consumo e estilos de vida. 2001. 186p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590139. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/207041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 186p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188849894555648 |