Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ana Lucia de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590139
Resumo: Orientador: Jose Mario Ortiz Ramos
id UNICAMP-30_e665e304ddee7d38e0a5c8ea85ae98ba
oai_identifier_str oai::207041
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vidaCorpo humanoEstilo de vidaMídia (Publicidade)ConsumoSociabilidadeIdentidadeNarcisismoHedonismoOrientador: Jose Mario Ortiz RamosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Este trabalho analisa o culto ao corpo como forte tendência de comportamento e uma das dimensões dos estilos de vida construídos, pelo consumo, nas sociedades contemporâneas. Procura-se, primeiramente, abordar a materialidade desta prática cultural, a partir da discussão de dados relativos ao mercado da beleza e da boa forma. Num segundo momento, duas publicações relativas ao tema -Boa Forma e Corpo a Corpo - são analisadas a fim de se perceber as mediações entre mídia e sociedade, entendendo-se que entre elas existe uma relação na qual os conteúdos da sociedade são absorvidos e reciclados pelos meios de comunicação de massa e vice-versa.Sem desconsiderar a coerção social exercida sobre os indivíduos, impelindo-os a preocuparem-se com a beleza de seus corpos, busca-se compreender as motivações para a prática regular de atividade física. Os cuidados dispendidos com a apresentação são vistos como forma de construção de identidade e estratégia de distinção no variado empório de estilos característico do mundo contemporâneo.Para tanto, realizou-se trabalho de campo em quatro academias de diferentes portes e regiões da cidade de São Paulo, onde investigamos seis modalidades de atividade física: capoeira, dança de salão, ginástica, ginástica para terceira idade, yoga e musculação, aplicando-se questionário, realizando-se entrevistas em profundidade e observação com registro em diário de campo.Classe social, gênero e geração despontam, na análise do material, como variáveis definidoras da escolha da modalidade de atividade física, que se configura uma das dimensões do estilo de vida e uma forma de sociabílídade dos indivíduosAbstract: The purpose of this work is to discuss the body cult as a behvior' s strong tendency, and one of the dimensions of constructed life stles, through consume, in contemporary societes. Firstly, it seeks to approach the material aspect of this cultural practice,from informationrelated to beauty andfitness market segment. Secondly, it analizes two publications related to the subkect - Boa Forma and Corpoa Corpo - inorder to perceive the existing mediations between media and society, understanding that between them theris a relation, in wich contents of society are assimilated and recycled by the mass communication means and conversely.It does not discredit the social coercionupon individual, leads wich them to worry about their bodies beauty, this study seeks to understand ali the cares with presentation as a way of construction of identity and a strategy of disitinction, in a wide range of styles market, a mark of the contemporary world.In order to achieve themain purpose of thisstudy,it was done a work at four fitness centers of different sizes and regions in the city of São Paulo, where it was searched six physical activities modalities: capoeira, yoga, gymnastics, third age gymnastics, ball-room dance and muscles exercises, wherea questionnaire was applied, deep interviews done, and observationfollowed by daily field recordo. Social class, gender and generation appear with thematerial analyses, as variable definition aspects when choosing a modality of physical activity, wich configure a dimension of life style and a way ofl sociability for the individuaisDoutoradoDoutor em Sociologia[s.n.]Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012Muller, Regina PoloMorelli, Rita de Cássia LahozMira, Maria CelesteSetton, Maria da Graça JacinthoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCastro, Ana Lucia de20012001-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf186p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590139CASTRO, Ana Lucia de. Culto ao corpo e sociedade: midia, cultura de consumo e estilos de vida. 2001. 186p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590139. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/207041porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:21:25Zoai::207041Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:21:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida
title Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida
spellingShingle Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida
Castro, Ana Lucia de
Corpo humano
Estilo de vida
Mídia (Publicidade)
Consumo
Sociabilidade
Identidade
Narcisismo
Hedonismo
title_short Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida
title_full Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida
title_fullStr Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida
title_full_unstemmed Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida
title_sort Culto ao corpo e sociedade : midia, cultura de consumo e estilos de vida
author Castro, Ana Lucia de
author_facet Castro, Ana Lucia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012
Muller, Regina Polo
Morelli, Rita de Cássia Lahoz
Mira, Maria Celeste
Setton, Maria da Graça Jacintho
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Ana Lucia de
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo humano
Estilo de vida
Mídia (Publicidade)
Consumo
Sociabilidade
Identidade
Narcisismo
Hedonismo
topic Corpo humano
Estilo de vida
Mídia (Publicidade)
Consumo
Sociabilidade
Identidade
Narcisismo
Hedonismo
description Orientador: Jose Mario Ortiz Ramos
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-04-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590139
CASTRO, Ana Lucia de. Culto ao corpo e sociedade: midia, cultura de consumo e estilos de vida. 2001. 186p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590139. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CASTRO, Ana Lucia de. Culto ao corpo e sociedade: midia, cultura de consumo e estilos de vida. 2001. 186p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590139. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/207041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
186p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188849894555648