No caminho das pedras brancas : Alex Steinweiss e o processo de fundamentação de um paradigma para o projeto de capas de discos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, André Novaes de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617778
Resumo: Orientadores: Edson do Prado Pfützenreuter, Anna Paula Silva Gouveia
id UNICAMP-30_e67e26666f9c3ad42096447905d7ab0c
oai_identifier_str oai::858692
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling No caminho das pedras brancas : Alex Steinweiss e o processo de fundamentação de um paradigma para o projeto de capas de discosOn the white stones path : Alex Steinweiss and the creation of a paradigm for album cover designSteinweiss, Alexander, 1917-2011Artes gráficasArte - HistóriaImprovisação (Música)Registros sonoros - CapasGraphic artsArt - HistoryImprovisation (Music)Sound recordings - Album coversOrientadores: Edson do Prado Pfützenreuter, Anna Paula Silva GouveiaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: No fim do século XIX, o diálogo entre as artes visuais e a música abriu precedentes para que as artes aplicadas, ou comerciais, incentivassem o consumo do espetáculo musical. Paralelamente, com o desenvolvimento tecnológico da indústria fonográfica, a música passou a ser gravada e comercializada. A comercialização da música gravada, por sua vez, também foi beneficiada por um interesse de explorar-se uma conexão visual com o conteúdo da gravação. Em 1940, este interesse foi diretamente manifestado pelo designer gráfico norte-americano Alex Steinweiss, quando começou a projetar capas de álbuns de discos de 78rpm para a gravadora Columbia Records. Steinweiss não foi o primeiro artista comercial ou designer gráfico a projetar uma capa ilustrada para álbuns de discos de 78rpm mas, ao projetar capas, foi pioneiro na intenção de exercer uma correspondência semântica com o conteúdo musical dos discos. Esta tese tem como grande objetivo o resgate das principais condições históricas e culturais que ajudaram a caracterizar o trabalho de Steinweiss e que possibilitaram fosse ele incorporado com sucesso pela indústria fonográfica. Por meio do levantamento de tais condições e também do próprio método de projeto de Steinweiss, observou-se que seu sucesso proporcionou o estabelecimento de um paradigma, na medida em que as soluções propostas por ele foram, posteriormente, tomadas como modelo e substituíram as regras vigentes para o projeto gráfico das capas dos álbuns de discosAbstract: By the end of the nineteenth century, the dialog between visual arts and music was a great influence on the applied arts, or commercial arts, in its own task of promoting the music spectacle. Meanwhile, with the technological development of the music industry, music started to be recorded and commercialized. The recorded music business, moved by its own interests, also explored a visual connection with the recorded musical content of their product. In 1940, the early work of the American graphic designer Alex Steinweiss was a consequence of this interest, as he started to design album covers for 78rpm records while working at Columbia Records. Steinweiss was not the first commercial artist or graphic designer to design illustrated album covers for 78rpm records, but he was the first one who expected to achieve semantic correspondence with the musical content of the record. The main goal of this thesis is to retrieve key historical and cultural conditions that influenced Steinweiss' work and allowed him to succeed as a graphic designer inside the recorded music business. By doing so, and by setting up aspects of Steinweiss' design methods, we have come to the conclusion that his success characterized a paradigm. The solutions he offered were taken as models and replaced the rules that determined how an album cover should be designedDoutoradoArtes VisuaisDoutor em Artes[s.n.]Pfutzenreuter, Edson do Prado, 1957-Gouveia, Anna Paula Silva, 1964-Farias, Priscila LenaFuregatti, Sylvia HelenaMontore, MarcelloVermeersch, Paula FerreiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRezende, André Novaes de2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf226 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617778REZENDE, André Novaes de. No caminho das pedras brancas: Alex Steinweiss e o processo de fundamentação de um paradigma para o projeto de capas de discos. 2012. 226 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617778. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/858692porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:37:37Zoai::858692Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:37:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv No caminho das pedras brancas : Alex Steinweiss e o processo de fundamentação de um paradigma para o projeto de capas de discos
On the white stones path : Alex Steinweiss and the creation of a paradigm for album cover design
title No caminho das pedras brancas : Alex Steinweiss e o processo de fundamentação de um paradigma para o projeto de capas de discos
spellingShingle No caminho das pedras brancas : Alex Steinweiss e o processo de fundamentação de um paradigma para o projeto de capas de discos
Rezende, André Novaes de
Steinweiss, Alexander, 1917-2011
Artes gráficas
Arte - História
Improvisação (Música)
Registros sonoros - Capas
Graphic arts
Art - History
Improvisation (Music)
Sound recordings - Album covers
title_short No caminho das pedras brancas : Alex Steinweiss e o processo de fundamentação de um paradigma para o projeto de capas de discos
title_full No caminho das pedras brancas : Alex Steinweiss e o processo de fundamentação de um paradigma para o projeto de capas de discos
title_fullStr No caminho das pedras brancas : Alex Steinweiss e o processo de fundamentação de um paradigma para o projeto de capas de discos
title_full_unstemmed No caminho das pedras brancas : Alex Steinweiss e o processo de fundamentação de um paradigma para o projeto de capas de discos
title_sort No caminho das pedras brancas : Alex Steinweiss e o processo de fundamentação de um paradigma para o projeto de capas de discos
author Rezende, André Novaes de
author_facet Rezende, André Novaes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pfutzenreuter, Edson do Prado, 1957-
Gouveia, Anna Paula Silva, 1964-
Farias, Priscila Lena
Furegatti, Sylvia Helena
Montore, Marcello
Vermeersch, Paula Ferreira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, André Novaes de
dc.subject.por.fl_str_mv Steinweiss, Alexander, 1917-2011
Artes gráficas
Arte - História
Improvisação (Música)
Registros sonoros - Capas
Graphic arts
Art - History
Improvisation (Music)
Sound recordings - Album covers
topic Steinweiss, Alexander, 1917-2011
Artes gráficas
Arte - História
Improvisação (Música)
Registros sonoros - Capas
Graphic arts
Art - History
Improvisation (Music)
Sound recordings - Album covers
description Orientadores: Edson do Prado Pfützenreuter, Anna Paula Silva Gouveia
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617778
REZENDE, André Novaes de. No caminho das pedras brancas: Alex Steinweiss e o processo de fundamentação de um paradigma para o projeto de capas de discos. 2012. 226 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617778. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617778
identifier_str_mv REZENDE, André Novaes de. No caminho das pedras brancas: Alex Steinweiss e o processo de fundamentação de um paradigma para o projeto de capas de discos. 2012. 226 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617778. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/858692
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
226 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189076662747136