A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakashima, Rosaria Helena Ruiz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607589
Resumo: Orientador: Sergio Ferreira do Amaral
id UNICAMP-30_e953723bba4b59bb4fa846b87bbb9d96
oai_identifier_str oai::430088
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagemThe interactive whiteboard digital language and the learning styles theoryEducaçãoTecnologiaLinguagem digital interativaLousa digitalEstilo de aprendizagemEducationTechnologyDigital interactive languageInteractive whiteboardLearning styleOrientador: Sergio Ferreira do AmaralDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho teve como objetivo sistematizar indicadores didáticopedagógicos que auxiliassem na utilização da linguagem interativa presente na lousa digital. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que, por meio da análise de conteúdo foram selecionados publicações de pesquisadores que investigavam os seguintes temas: tecnologia da informação e da comunicação; educação e tecnologias; recursos multimídia; interatividade; e lousa digital. Assim, foram sistematizados cinco indicadores didático-pedagógicos da linguagem digital interativa: interatividade; flexibilidade/multilinearidade; conectividade; qualidade das informações e dos conteúdos; e convergência de linguagens. A pesquisa envolveu duas turmas de formação inicial do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp em que foi proposta a utilização dos indicadores para planejar uma atividade com a lousa digital, que desenvolvesse e/ou fortalecesse um dos Estilos de Aprendizagem (ativo, reflexivo, teórico ou pragmático). Após a utilização dos indicadores em uma atividade prática, os participantes da pesquisa responderam um questionário para avaliar a clareza; coerência; consistência; relevância; e efetividade dos mesmos. Ao realizar a análise quantitativa dos resultados, concluiu-se que houve uma grande aceitação dos indicadores da linguagem digital interativa para a elaboração das práticas pedagógicas com a lousa digitalAbstract: The purpose of this work is to systematize pedagogical indicators in order to help students and teachers in the use of the interactive language present in the digital board. To accomplish this goal, we first conducted a bibliographic research studying papers in the following subjects: information and communication technology; education and technologies; multimedia resources; interactivity; and digital board. We systematize five pedagogical indicators of the digital interactive language: interactivity; flexibility/multilinearity; connectivity; quality of the information and content; and the convergence of languages. The research included two groups of students from the Pedagogy Course of the Education Faculty of Unicamp in which we proposed the use of those indicators in order to plan na activity to the students using the digital board to consolidate one of the four Learning Styles (active, reflexive, theoretical or pragmatic). The students used the indicators in a practical activity, and after that they answered a questionnaire to evaluate its clarity; coherence; consistency; relevance; and effectiveness. We analyzed the results quantitatively and concluded that the students showed great acceptance of the indicators of the interactive digital language in the elaboration of pedagogical practices using the digital boardMestradoEducação, Ciência e TecnologiaMestre em Educação[s.n.]Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-Maher, James PatrickAmiel, TelSilva, Dirceu daBianchini, DavidUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNakashima, Rosaria Helena Ruiz20082008-08-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf160 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607589NAKASHIMA, Rosaria Helena Ruiz. A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem. 2008. 160 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607589. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/430088porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:16:06Zoai::430088Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:16:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem
The interactive whiteboard digital language and the learning styles theory
title A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem
spellingShingle A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem
Nakashima, Rosaria Helena Ruiz
Educação
Tecnologia
Linguagem digital interativa
Lousa digital
Estilo de aprendizagem
Education
Technology
Digital interactive language
Interactive whiteboard
Learning style
title_short A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem
title_full A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem
title_fullStr A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem
title_full_unstemmed A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem
title_sort A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem
author Nakashima, Rosaria Helena Ruiz
author_facet Nakashima, Rosaria Helena Ruiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
Maher, James Patrick
Amiel, Tel
Silva, Dirceu da
Bianchini, David
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakashima, Rosaria Helena Ruiz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologia
Linguagem digital interativa
Lousa digital
Estilo de aprendizagem
Education
Technology
Digital interactive language
Interactive whiteboard
Learning style
topic Educação
Tecnologia
Linguagem digital interativa
Lousa digital
Estilo de aprendizagem
Education
Technology
Digital interactive language
Interactive whiteboard
Learning style
description Orientador: Sergio Ferreira do Amaral
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-08-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607589
NAKASHIMA, Rosaria Helena Ruiz. A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem. 2008. 160 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607589. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
NAKASHIMA, Rosaria Helena Ruiz. A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem. 2008. 160 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607589. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/430088
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
160 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138442548871168