Implantação de práticas pedagógicas ativas e democráticas em uma escola pública estadual : erros, acertos, reflexões e sugestões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilhena, Daniela Salles, 1986-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638014
Resumo: Orientador: Marcelo Menossi Teixeira
id UNICAMP-30_e99a418c65799d97d7189ab97fe0778e
oai_identifier_str oai::1102579
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Implantação de práticas pedagógicas ativas e democráticas em uma escola pública estadual : erros, acertos, reflexões e sugestõesImplementation of active and democratic pedagogic practices in a public state school : mistakes, succeeds, reflections and suggestionsAprendizagem por atividadesProjeto pedagógicoAprendizagemActive learningPedagogic projectLearningOrientador: Marcelo Menossi TeixeiraDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: A internet mudou nossa relação com a informação, celulares, redes sociais e sua volatilidade trouxeram novos desafios para educação. Facilmente nos tornamos alvos e propagadores da tão frequente "fake news". Essa tendência parece ter relação com a construção do conhecimento e como lidamos com a informação que recebemos. É importante estudar propostas pedagógicas que preencham essas lacunas, por isso o desenvolvimento do presente estudo de caso na Escola Estadual Euclides Bueno Miragaia, situada na cidade de São José dos campos ¿ SP. Que medra desde 2014 um projeto que transita entre quatro vertentes importantes de metodologias ativas: Problematização, Aprendizagem Baseada em Projetos, Método Científico e Ensino Investigativo. Ao longo deste estudo verificaram-se semelhanças, diferenças e aplicações dessas metodologias. Foram realizadas três linhas de coleta de dados: a primeira relativa ao projeto pedagógico da escola e suas alterações; a segunda relativa ao desempenho no Saresp e IDESP, e a terceira que, através de entrevistas com funcionários que participaram direta ou indiretamente da implantação do projeto, buscando informações quanto à sua formação escolar e percepções sobre o projeto da escola estudada. O cruzamento desses dados revelou uma evolução importante no IDESP, atingindo metas e níveis avançados pela primeira vez em quatro anos. Entretanto, a comunidade parece não relacionar esta melhora ao projeto da escola. A pesquisa trouxe alguns pontos de atenção que podem justificar esse desencontro: a) Falta de apropriação da proposta da escola pela comunidade escolar; b) Falta de transposição didática da prática escolar para plataforma da secretaria digital e c) O projeto como algo positivo, mas que segundo a comunidade, não prepara para o Enem. Isso revela que a Escola precisa olhar para dentro, dedicar tempo, inteligência e estratégia para construir caminhos democráticos e participativos que sejam realmente significativos para sua comunidade, caso contrário ainda que haja melhora nos resultados, isso não será reconhecido como consequência de seu projeto pedagógico. Este processo direciona nosso olhar para as metodologias ativas, que precisam considerar os pontos de atenção levantados anteriormente, sem perder o foco no currículo estruturante, na pesquisa e no desenvolvimento de competências socioemocionais que podem atingir os resultados em relação aprendizagem, disciplina e senso crítico tão esperadosAbstract: The internet changed the way we related with information, smartphones, social media, and its volatility brought new challenges for. We easily came to be target and disseminators of incoherence and fake news. This trend seems to be related with the construction of knowledge and how we deal with the information that we recieve. The study of pedagogic proposals that fill these gaps became important, and prompted us to develop the present case study in the Euclides Bueno Miragaia State School, located in São Jose dos Campos ¿ SP, Brazil. Since 2014, this school has been develoing a project that transits in between four important lines of active methodology: Problematization, Project-Based Learning, Science Method and Investigative Teaching. Over the study, we uncovered the resemblance, differences and applications of these methodologies. Three data sets have been collected: the first one is related to the pedagogical political project and its changes along the way; the second is related to the performance in the Saresp (System of School Performance Assessment of the State of São Paulo), and the Educational Performance Index of São Paulo State (Idesp), and the third one that is based in semi-structured interviews with people that directly or indirectly participated in the implementation of the project in the school, pursuing the characteristics of their school graduation, and their evaluation of the project. Crossing these data we observed an evolution in both Idesp and Saresp results, having achieved and surpassed the state goals for the first time in four years. But there is no collective consciousness that these results are related with the project. The interviews have brought some key points: a) The need of appropriation of the project by the school community; b) The difficulty to transpose the pedagogical process and evaluation into the State structure, and c) The research and work presented by the students as a positive sign, but needing further improvement. This reveals that the school needs to look inside itself, dedicate more time, intelligence and strategies to construct democratic, participative and meaningful pathways. This process leads us to active methodologies,that need to consider the attention, as mentioned before, without losing the focus on structured curriculum, research and the development in socioemotional competences that can finally reach the results in what comes to self-responsibility, discipline, critical sense so longed forMestradoEnsino de BiologiaMestra em Ensino de BiologiaCAPES[s.n.]Menossi, Marcelo, 1968-Arnt, Ana de MedeirosMoraes, Silvia Elizabeth MirandaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVilhena, Daniela Salles, 1986-20192019-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (51 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638014VILHENA, Daniela Salles. Implantação de práticas pedagógicas ativas e democráticas em uma escola pública estadual: erros, acertos, reflexões e sugestões . 2019. 1 recurso online (51 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638014. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1102579Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-22T12:45:04Zoai::1102579Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-07-22T12:45:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação de práticas pedagógicas ativas e democráticas em uma escola pública estadual : erros, acertos, reflexões e sugestões
Implementation of active and democratic pedagogic practices in a public state school : mistakes, succeeds, reflections and suggestions
title Implantação de práticas pedagógicas ativas e democráticas em uma escola pública estadual : erros, acertos, reflexões e sugestões
spellingShingle Implantação de práticas pedagógicas ativas e democráticas em uma escola pública estadual : erros, acertos, reflexões e sugestões
Vilhena, Daniela Salles, 1986-
Aprendizagem por atividades
Projeto pedagógico
Aprendizagem
Active learning
Pedagogic project
Learning
title_short Implantação de práticas pedagógicas ativas e democráticas em uma escola pública estadual : erros, acertos, reflexões e sugestões
title_full Implantação de práticas pedagógicas ativas e democráticas em uma escola pública estadual : erros, acertos, reflexões e sugestões
title_fullStr Implantação de práticas pedagógicas ativas e democráticas em uma escola pública estadual : erros, acertos, reflexões e sugestões
title_full_unstemmed Implantação de práticas pedagógicas ativas e democráticas em uma escola pública estadual : erros, acertos, reflexões e sugestões
title_sort Implantação de práticas pedagógicas ativas e democráticas em uma escola pública estadual : erros, acertos, reflexões e sugestões
author Vilhena, Daniela Salles, 1986-
author_facet Vilhena, Daniela Salles, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menossi, Marcelo, 1968-
Arnt, Ana de Medeiros
Moraes, Silvia Elizabeth Miranda
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilhena, Daniela Salles, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem por atividades
Projeto pedagógico
Aprendizagem
Active learning
Pedagogic project
Learning
topic Aprendizagem por atividades
Projeto pedagógico
Aprendizagem
Active learning
Pedagogic project
Learning
description Orientador: Marcelo Menossi Teixeira
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-07-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638014
VILHENA, Daniela Salles. Implantação de práticas pedagógicas ativas e democráticas em uma escola pública estadual: erros, acertos, reflexões e sugestões . 2019. 1 recurso online (51 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638014. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638014
identifier_str_mv VILHENA, Daniela Salles. Implantação de práticas pedagógicas ativas e democráticas em uma escola pública estadual: erros, acertos, reflexões e sugestões . 2019. 1 recurso online (51 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638014. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1102579
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (51 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189155189555200