O insucesso escolar : um estudo sobre as condições e concepções existentes nas instituições familia/escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582553 |
Resumo: | Orientador: Ana Luiza B. Smolka |
id |
UNICAMP-30_e9bf7151ace22894922e6ff63bd62155 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::89997 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O insucesso escolar : um estudo sobre as condições e concepções existentes nas instituições familia/escolaFracasso escolarFamíliaEscolasOrientador: Ana Luiza B. SmolkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho consiste em um estudo sobre as formas de existência material que as concepções, transmitidas pela escola e sociedade, assumem para os pais de crianças que vêm sendo apontadas como portadoras de dificuldades na aprendizagem e, também, sobre como estes pais, enquanto sujeitos, experimentam, reproduzem, conhecem e transformam estas concepções. O trabalho consta de uma introdução e quatro capítulos. Na introdução abordo como a Psicologia vem enfocando as questões relativas ao fracasso escolar e as circunstâncias que motivaram a escolha da problemática de estudo. N o capítulo 1, delineio o ponto de partida teórico no qual o estudo se baseia: as idéias de Agnes Heller no que tange as questões relativas a estrutura da vida cotidiana e aos preconceitos e esteriótipos que a permeiam e Maria Helena Patto no que tange as questões relativas ao fracasso escolar. No capítulo 2, focalizo a metodologia utilizada buscando explicitar como procedi à escolha dos sujeitos, à definição das entrevistas e o procedimento na análise, procuro ,ainda, situar os atores e cenário onde a pesquIsa se desenvolve. No capítulo 3, busco expor o trabalho realizado nos bairros com as famílias, as crianças e s escolas procurando situar os diferentes desdobramentos que ocorreramMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Nilce Altenfelder Silva de Arruda19951995-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf145f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582553CAMPOS, Nilce Altenfelder Silva de Arruda. O insucesso escolar: um estudo sobre as condições e concepções existentes nas instituições familia/escola. 1995. 145f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582553. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/89997porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T05:00:59Zoai::89997Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T05:00:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O insucesso escolar : um estudo sobre as condições e concepções existentes nas instituições familia/escola |
title |
O insucesso escolar : um estudo sobre as condições e concepções existentes nas instituições familia/escola |
spellingShingle |
O insucesso escolar : um estudo sobre as condições e concepções existentes nas instituições familia/escola Campos, Nilce Altenfelder Silva de Arruda Fracasso escolar Família Escolas |
title_short |
O insucesso escolar : um estudo sobre as condições e concepções existentes nas instituições familia/escola |
title_full |
O insucesso escolar : um estudo sobre as condições e concepções existentes nas instituições familia/escola |
title_fullStr |
O insucesso escolar : um estudo sobre as condições e concepções existentes nas instituições familia/escola |
title_full_unstemmed |
O insucesso escolar : um estudo sobre as condições e concepções existentes nas instituições familia/escola |
title_sort |
O insucesso escolar : um estudo sobre as condições e concepções existentes nas instituições familia/escola |
author |
Campos, Nilce Altenfelder Silva de Arruda |
author_facet |
Campos, Nilce Altenfelder Silva de Arruda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Nilce Altenfelder Silva de Arruda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fracasso escolar Família Escolas |
topic |
Fracasso escolar Família Escolas |
description |
Orientador: Ana Luiza B. Smolka |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 1995-07-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582553 CAMPOS, Nilce Altenfelder Silva de Arruda. O insucesso escolar: um estudo sobre as condições e concepções existentes nas instituições familia/escola. 1995. 145f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582553. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582553 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Nilce Altenfelder Silva de Arruda. O insucesso escolar: um estudo sobre as condições e concepções existentes nas instituições familia/escola. 1995. 145f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582553. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/89997 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 145f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188776956657664 |