Forma lírica e campos temporais : fundamentos das multiplicidades de performance em Klaviestuck XI de Karlheinz Stockhausen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alexandre Zamith, 1972-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614121
Resumo: Orientador: Mauricy Matos Martin
id UNICAMP-30_ea36ecbe6f319dbb48ea46ec0bcb062e
oai_identifier_str oai::783833
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Forma lírica e campos temporais : fundamentos das multiplicidades de performance em Klaviestuck XI de Karlheinz StockhausenLyric form and time fields : multiplicities of performance in Karlheinz Stockausen's Klavierstuck XIStockhausen, Karlheinz, 1928-2007Klavierstücke XIDesempenhoMúsica - InterpretaçãoKlavierstücke XIPerformanceMusic - InterpretationOrientador: Mauricy Matos MartinTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta tese trata das multiplicidades inerentes à manifestação musical, decorrentes de seus fatores de performance. Após a observação das aberturas enquanto ambiguidades presentes em toda mensagem artística e da performance enquanto momento integralizador da obra musical, este trabalho acata Klavierstück XI de Karlheinz Stockhausen como objeto de estudo, por ser representativa da estética da obra aberta e potencializar as variáveis e imprevisibilidades de performance. A obra é investigada a partir de seu projeto composicional, por meio da consideração do pensamento musical de Stockhausen que determinou aspectos que caracterizam a sua multiplicidade, com ênfase nos interesses do compositor por novas concepções de forma e de tempo musical. A partir desta investigação, Klavierstück XI é observada no contexto das práticas interpretativas, com o intuito de reconhecer que tipo de estímulo oferece a estas práticas. A tese apresenta ainda estratégias de estudo técnico-instrumental da obra, com vistas a proporcionar uma postura interpretativa mais condizente com o complexo jogo de itinerários e conexões proposto pela partitura. Por fim, busca-se conclusões sobre se obras tais como Klavierstück XI inauguram novas multiplicidades interpretativas ou se reconhecem, exploram e potencializam aspectos há muito tempo latentes na manifestação musical ocidentalAbstract: This thesis addresses the multiplicity inherent in the musical manifestation and result of their performance factors. After the observation of the openings as ambiguities inherent in any artistic message and the performance as the defining moment of a musical work, Klavierstück XI by Karlheinz Stockhausen has been chosen as the object of study, because it is a representative work of the aesthetics of open work, with emphasis in the variables and unpredictability of performance. The work was investigated from its compositional design taking in consideration the musical thought of Stockhausen which determined features of the multiplicity of performance related to the interests of the composer in new conceptions of form and musical time. From this research, Klavierstück XI is observed in the context of performance practices. The thesis also presents strategies for a technicalinstrumental work, with a view to providing an interpretative approach more in line with the complex set of routes and connections proposed by the score. Finally, we seek to conclusions about whether such works as Klavierstück XI inaugurate new interpretive multiplicities or explore and enhance features that are implicit in the music for a long timeDoutoradoDoutor em Música[s.n.]Martin, Mauricy Matos, 1955-Manzolli, JônatasMannis, José AugustoGubernikoff, CaroleMarun Filho, NahimUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Alexandre Zamith, 1972-20102010-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf164 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614121ALMEIDA, Alexandre Zamith. Forma lírica e campos temporais: fundamentos das multiplicidades de performance em Klaviestuck XI de Karlheinz Stockhausen. 2010. 164 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614121. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/783833porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:08:41Zoai::783833Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:08:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Forma lírica e campos temporais : fundamentos das multiplicidades de performance em Klaviestuck XI de Karlheinz Stockhausen
Lyric form and time fields : multiplicities of performance in Karlheinz Stockausen's Klavierstuck XI
title Forma lírica e campos temporais : fundamentos das multiplicidades de performance em Klaviestuck XI de Karlheinz Stockhausen
spellingShingle Forma lírica e campos temporais : fundamentos das multiplicidades de performance em Klaviestuck XI de Karlheinz Stockhausen
Almeida, Alexandre Zamith, 1972-
Stockhausen, Karlheinz, 1928-2007
Klavierstücke XI
Desempenho
Música - Interpretação
Klavierstücke XI
Performance
Music - Interpretation
title_short Forma lírica e campos temporais : fundamentos das multiplicidades de performance em Klaviestuck XI de Karlheinz Stockhausen
title_full Forma lírica e campos temporais : fundamentos das multiplicidades de performance em Klaviestuck XI de Karlheinz Stockhausen
title_fullStr Forma lírica e campos temporais : fundamentos das multiplicidades de performance em Klaviestuck XI de Karlheinz Stockhausen
title_full_unstemmed Forma lírica e campos temporais : fundamentos das multiplicidades de performance em Klaviestuck XI de Karlheinz Stockhausen
title_sort Forma lírica e campos temporais : fundamentos das multiplicidades de performance em Klaviestuck XI de Karlheinz Stockhausen
author Almeida, Alexandre Zamith, 1972-
author_facet Almeida, Alexandre Zamith, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martin, Mauricy Matos, 1955-
Manzolli, Jônatas
Mannis, José Augusto
Gubernikoff, Carole
Marun Filho, Nahim
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Alexandre Zamith, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Stockhausen, Karlheinz, 1928-2007
Klavierstücke XI
Desempenho
Música - Interpretação
Klavierstücke XI
Performance
Music - Interpretation
topic Stockhausen, Karlheinz, 1928-2007
Klavierstücke XI
Desempenho
Música - Interpretação
Klavierstücke XI
Performance
Music - Interpretation
description Orientador: Mauricy Matos Martin
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-03-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614121
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Forma lírica e campos temporais: fundamentos das multiplicidades de performance em Klaviestuck XI de Karlheinz Stockhausen. 2010. 164 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614121. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614121
identifier_str_mv ALMEIDA, Alexandre Zamith. Forma lírica e campos temporais: fundamentos das multiplicidades de performance em Klaviestuck XI de Karlheinz Stockhausen. 2010. 164 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614121. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/783833
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
164 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189046644113408