A metodologia de pesquisa cientifica como pratica de ensino e aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julio, Cristina Aparecida
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611461
Resumo: Orientador: Afira Vianna Ripper
id UNICAMP-30_ea3ef48070b54f0c3818e65439f61abb
oai_identifier_str oai::477895
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A metodologia de pesquisa cientifica como pratica de ensino e aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamentalThe methodology of scientific research as pratical of education and learning in the initial series of elementary schoolProjeto Ciência na EscolaPesquisa-açãoEducaçãoProject Science in the SchoolResearch actionElementary schoolOrientador: Afira Vianna RipperDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo tem por objeto a implantação do Projeto Ciência na Escola - Primeiros Passos nas classes em que lecionei na EMEF Elvira Muraro entre 2002 e 2006 como professora-pesquisadora. A concepção de aprendizagem do Projeto situa-se como ponto de partida na problematização da realidade tendo como suporte a metodologia de pesquisa científica. Ao acompanhar e orientar o aluno a pesquisar investiguei se esta prática pedagógica possibilitaria o aprendizado do aluno com mais significado. Esta investigação teve como subsidio os pressupostos da pesquisa-ação, os quais me permitiram articular a relação entre prática e teoria que esteve presente nas ações de planejar, agir, observar e avaliar o desenvolvimento do projeto de pesquisa pela classe com a finalidade de reorientar meu próprio trabalho pedagógico e, ao mesmo tempo, produzir conhecimento sobre ele. As evidencias apontam que ocorreu uma aprendizagem com mais significado além do desenvolvimento da autonomia dos alunos.Abstract: The objective of this study was the implementation of "Ciência na Escola - Primeiros Passos" (Science in the School - First Steps) at the school where I gave classes between 2002 - 2006 as a teacher researcher. The learning conception of the project was based on researching real world problems with the support of scientific research methodology. To accompany and orient the student, the researcher investigated to see if this pedagogic practice allowed the student to work in the learning process with more significance. This investigation was assisted with the pre-suppositions of research action which allowed me to articulate theory and practice. Both theory and practice were present in planning, acting, observing and evaluating the project development in the classroom with the objective of re-orienting my own pedagogical work and, at the same time, to produce knowledge about it. The evidence showed that a learning process of greater significance did occur, besides autonomous development of the students.MestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Ripper, Afira Vianna, 1936-Luders, ValeriaGarcia, Maria de FátimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJulio, Cristina Aparecida2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf128 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611461JULIO, Cristina Aparecida. A metodologia de pesquisa cientifica como pratica de ensino e aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental. 2009. 128 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611461. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/477895porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:48:00Zoai::477895Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia de pesquisa cientifica como pratica de ensino e aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental
The methodology of scientific research as pratical of education and learning in the initial series of elementary school
title A metodologia de pesquisa cientifica como pratica de ensino e aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A metodologia de pesquisa cientifica como pratica de ensino e aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental
Julio, Cristina Aparecida
Projeto Ciência na Escola
Pesquisa-ação
Educação
Project Science in the School
Research action
Elementary school
title_short A metodologia de pesquisa cientifica como pratica de ensino e aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental
title_full A metodologia de pesquisa cientifica como pratica de ensino e aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A metodologia de pesquisa cientifica como pratica de ensino e aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A metodologia de pesquisa cientifica como pratica de ensino e aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental
title_sort A metodologia de pesquisa cientifica como pratica de ensino e aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental
author Julio, Cristina Aparecida
author_facet Julio, Cristina Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ripper, Afira Vianna, 1936-
Luders, Valeria
Garcia, Maria de Fátima
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Julio, Cristina Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Ciência na Escola
Pesquisa-ação
Educação
Project Science in the School
Research action
Elementary school
topic Projeto Ciência na Escola
Pesquisa-ação
Educação
Project Science in the School
Research action
Elementary school
description Orientador: Afira Vianna Ripper
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611461
JULIO, Cristina Aparecida. A metodologia de pesquisa cientifica como pratica de ensino e aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental. 2009. 128 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611461. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611461
identifier_str_mv JULIO, Cristina Aparecida. A metodologia de pesquisa cientifica como pratica de ensino e aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental. 2009. 128 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611461. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/477895
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
128 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189025596047360